Oficina inédita no MAM com Goya Lopes une arte, ancestralidade e acesso gratuito
Iniciativa integra um esforço de resgate das tradicionais oficinas promovidas pelo MAM ao longo de seus 45 anos de história, agora revisitadas por perspectivas contemporâneas

O Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) receberá, neste mês de julho, a primeira atividade do projeto “Cutucar o MAM – 45 anos de Oficinas Criativas”, com a realização da Oficina de Processos Criativos comandada pela artista visual Goya Lopes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, até esta quarta-feira (2), por meio dos perfis do museu (@bahiamam) e do projeto (@cutucaromam) no Instagram.
Arte e cultura
A oficina acontecerá nos próximos três sábados (dias 5, 12 e 19), das 13h30 às 17h30, no Galpão das Oficinas, no Solar do Unhão, sede do MAM. São 30 vagas disponíveis, com prioridade para pessoas que já atuam com xilogravura, linguagem em que Goya é uma das maiores referências nacionais, especialmente pelas estampas impressas em tecido inspiradas nas culturas africana e afro-brasileira.
A iniciativa integra um esforço de resgate das tradicionais oficinas promovidas pelo MAM ao longo de seus 45 anos de história, agora revisitadas por perspectivas contemporâneas. O projeto é realizado pela VIA Press Comunicação, em parceria com o museu, com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da SecultBA, através dos editais da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), direcionada pelo Ministério da Cultura.
Durante os encontros, os participantes serão convidados a mergulhar na trajetória artística de Goya Lopes, explorando conceitos como ancestralidade, memória cultural, criação de padrões, expressão gráfica e impressão manual. As atividades contarão com interpretação em Libras, garantindo acessibilidade para o público surdo.
Roda de conversa será aberta ao público
Além da oficina, está prevista uma roda de conversa aberta ao público, com a presença de Goya, na quinta-feira (4), das 15h às 17h, na Galeria 3 do museu. O encontro será mais um momento para o público dialogar com a artista, reconhecida por seu trabalho que une arte, identidade e resistência cultural.
Como desdobramento prático da oficina, as xilogravuras criadas pelos participantes serão impressas e costuradas em um painel coletivo entre os dias 21 e 26 de julho. Esse painel será incorporado à exposição “Okòtò: Espiral da Evolução”, atualmente em cartaz no MAM, com entrada gratuita.
Ao longo do próximo ano, outras atividades devem compor o cronograma do projeto “Cutucar o MAM”, que se propõe a revisitar oficinas históricas do museu com novos olhares e propostas formativas.
Artista versátil
Artista plástica, designer têxtil e empresária, Goya Lopes é considerada uma das pioneiras no design de superfície inspirado nas matrizes culturais afro-brasileiras. Formada em Belas Artes pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a artista também possui especialização em Expressão e Comunicação Visual pela Universitá Internazionale Dell’Arte di Firenze, na Itália, onde estudou com bolsa concedida pelo governo italiano.
Goya já realizou oficinas e exposições em cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, além de exibir seu trabalho em países como Itália, Espanha, Portugal e Estados Unidos. Suas criações, marcadas por cores vibrantes e linguagem própria, retratam temas ligados à cultura popular brasileira, à diáspora africana, à resistência dos povos negros e à trajetória de luta do povo nordestino.
Mais Lidas
Cultura
Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Flow Festival: final do mundial, shows de FBC e Afrocidade em Salvador
Vaquejada de Serrinha anuncia Unha Pintada e Toque Dez entre novas atrações
Últimas Notícias

Bolsa Família começa a ser pago em 18 de julho; veja quem recebe e os valores atualizados
Cronograma segue a ordem tradicional, com depósitos escalonados de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social

Simm oferece 247 vagas de emprego e estágio em Salvador nesta quarta-feira; veja como se candidatar
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho

Exposição ‘Da semente ao barro’ reúne 10 artistas baianos e ocupa TJ-BA com arte inspirada na natureza e ancestralidade
Mostra gratuita exibe obras que utilizam barro, sementes e fibras para conectar criação manual e memória coletiva

Agro da Bahia cria 2.558 vagas formais em maio e atinge recorde de vínculos em 2025
Número representa aumento de 35,1% nas contratações em relação a abril, aliado à queda de 10,9% nas demissões

Câmara dos Deputados aprova urgência para projeto que corta 10% dos benefícios fiscais até 2026
Proposta integra a agenda da equipe econômica para reequilibrar as contas públicas

Elano Passos ilustra livro que retrata história do Hospital Martagão Gesteira
Obra escrita por Carlos Emanuel Melo entrelaça memória institucional com vivências pessoais e ganha reforço visual do artista baiano

Moraes marca audiências sobre plano golpista com militares e núcleo da desinformação
Réus são investigados por planejamento de atentado e ataques contra o sistema democrático

Climão no ‘Mais Você’: Ana Maria Braga dá bronca em equipe durante encerramento do programa
Apresentadora interrompeu a fala para comentar a conversa dos colegas de equipe

Senado adia votação sobre legalização de bingos e cassinos por falta de consenso
Análise estava marcada para a tarde desta terça-feira (8), mas foi retirada de pauta após solicitação de parlamentares e por causa do baixo quórum

STF prorroga por 60 dias inquérito contra Eduardo Bolsonaro por coação e obstrução
Segundo o procurador-geral da República, Eduardo Bolsonaro atua nos Estados Unidos para tentar viabilizar sanções contra ministros do Supremo