Vice-governador e presidente da AL-BA destacam posse de Isabela Suarez como marco para liderança feminina na Bahia

Para Geraldo Jr e Ivana Bastos, nova gestão simboliza avanço institucional e protagonismo das mulheres no setor produtivo


Daniel Freitas
Daniel Freitas 29/07/2025 10:34 • Política
Vice-governador e presidente da AL-BA destacam posse de Isabela Suarez como marco para liderança feminina na Bahia - Reprodução/Instagram @depivanabastos
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O vice-governador Geraldo Júnior (MDB) e a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), destacaram a posse da empresária Isabela Suarez na presidência da Associação Comercial da Bahia (ACB) como um marco para o avanço da representatividade feminina no Estado. Durante a solenidade realizada na noite desta última segunda-feira (28), em Salvador, ambos ressaltaram que a nova gestão reforça a importância do diálogo, da renovação institucional e da presença das mulheres em espaços estratégicos de poder e liderança empresarial.

Fundada em 1811, a ACB é reconhecida como a mais antiga associação comercial do Brasil e das Américas. Durante seu discurso, o vice-governador e a presidente da AL-BA prestaram homenagem à nova presidente da entidade.

Liderança feminina e renovação institucional

A nova presidente da ACB, Isabela Suarez, segunda mulher a assumir o comando da entidade em seus mais de 200 anos de história é conhecida por sua atuação à frente da Fundação Baía Viva e pelo engajamento no Núcleo de Sustentabilidade Empresarial da ACB. “Segunda mulher a ocupar o cargo em mais de dois séculos, cuja trajetória de liderança à frente da Fundação Baía Viva e atuação no Núcleo de Sustentabilidade Empresarial da ACB chancelam suas qualificações para promover a renovação e a diversidade na gestão da instituição”, afirmou Geraldo Júnior.

Na solenidade, Geraldo também comentou sobre a transição do empresário Paulo Cavalcanti, que deixa a presidência para assumir o Conselho Superior da ACB. O vice-governador elogiou a condução de Cavalcanti à frente da entidade e frisou que sua permanência no novo cargo será estratégica para a continuidade das ações de fortalecimento do associativismo.

“Cavalcanti foi destacado por sua gestão comprometida e pela continuidade do seu trabalho na nova função estratégica, contribuindo para o fortalecimento da entidade e do associativismo empresarial baiano”, disse Geraldo

Participação do Legislativo e fortalecimento da representatividade feminina

A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Ivana Bastos, também participou da solenidade. Primeira mulher a presidir o Parlamento baiano, a deputada estadual celebrou a eleição de Isabela Suarez como um marco para o avanço da participação feminina nos espaços de liderança econômica.

“Estar aqui hoje é motivo de alegria e orgulho. Ver uma mulher assumir a presidência da mais antiga entidade empresarial do Brasil é sinal de que estamos avançando”, pontuou Ivana.

“Avançando com diálogo, competência e, principalmente, com o reconhecimento de que a presença feminina fortalece e transforma os espaços de poder e decisão”, completou.

Isabela Suarez terá como vice-presidentes Maria Constança Carneiro Galvão, José Luiz Costa Sobreira, Georges Humbert, Ricardo Luzbel Silva Soares Bonfim, Marcelo Neeser Nogueira Reis, Guilherme Campelo Travisani, Agnaluce Moreira Silva, Carlos Henrique Jorge Gantois, Zilan da Costa e Silva e Rosemma Burlacchini Maluf.

“Isabela assume essa missão com legitimidade e responsabilidade, fruto de uma eleição construída pelo diálogo e pelo consenso. Sua liderança será fundamental para impulsionar ainda mais a atuação da Associação, promovendo um ambiente de negócios moderno, justo e conectado com os desafios do nosso tempo”, concluiu a deputada.

Parcerias e programas de fomento

Durante o evento, Geraldo Júnior aproveitou a oportunidade para reafirmar o apoio do Governo da Bahia às iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor produtivo. Ele mencionou projetos como os Centros Públicos de Economia Solidária (Cesol), o Programa Bahia Solidária, o acesso ao microcrédito através do Credibahia e da Desenbahia, e o incentivo à inovação com o programa Startup Bahia, em parceria com o Sebrae.

Segundo ele, essas políticas são essenciais para criar um ambiente de negócios mais inclusivo, sustentável e conectado com os desafios contemporâneos.

ACB celebra 214 anos e entrega honraria a empresário

Além da posse, a cerimônia marcou os 214 anos da fundação da ACB, celebrados no último dia 15 de julho. O evento também foi palco da entrega da Medalha do Mérito Empresarial Conde dos Arcos, a maior honraria concedida pela instituição, ao ex-presidente e atual conselheiro Wilson Galvão Andrande, em reconhecimento pelos seus 50 anos de atuação no setor empresarial.

Daniel Freitas

Daniel Freitas

Formado em jornalismo pela Universidade Salvador (Unifacs), é apaixonado por esportes, com experiência em assessoria de imprensa. Chegou à equipe do Portal Muita Informação em 2024 com uma vontade imensa de aprender e agregar.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março


Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:32

Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos

Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição


Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público -
Cidades 03/02/2026 às 09:30

Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público

Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores


Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos -
Circulô 03/02/2026 às 09:12

Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos

Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar


Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas -
Cidades 03/02/2026 às 09:01

Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas

Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância


Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência -
Política 03/02/2026 às 08:30

Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência

Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral


Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes -
Negócios 03/02/2026 às 08:00

Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes

Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes


AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026 -
Política 03/02/2026 às 07:00

AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026

Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição


Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio -
Política 02/02/2026 às 23:00

Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio

A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)