Hugo Motta diz que Câmara vai cumprir ordem do STF e declarar perda do mandato de Zambelli
Deputada foi condenada a dez anos de prisão e teve os recursos rejeitados pelo STF
Lula Marques/Agência Brasil
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou, nesta segunda-feira (9), que o Parlamento vai cumprir a determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e declarar a perda do mandato da deputada federal Carla Zambelli, sem necessidade de submeter o caso à votação em plenário. As informações são da Agência Brasil.
Segundo Motta, o procedimento seguirá o regimento interno da Casa. “O tratamento que vamos dar é o de seguir o rito regimental para o cumprimento da decisão do STF”, afirmou. Ele explicou que não há outra opção possível, já que o processo foi concluído com a condenação da parlamentar.
Condenação por fraude no sistema do CNJ
A decisão do STF que resultou na cassação do mandato de Zambelli foi tomada pela Primeira Turma da Corte, que a condenou a dez anos de prisão. A pena inclui ainda a perda do mandato, com base na participação da deputada no episódio em que o hacker Walter Delgatti invadiu o sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inseriu documentos falsos.
Entre os documentos inseridos, constava um mandado de prisão fraudulento contra o ministro Alexandre de Moraes, relator do processo e responsável por decisões posteriores envolvendo a deputada. Delgatti também foi condenado no mesmo processo, após confessar participação nos crimes.
Na última sexta-feira (6), o STF rejeitou os recursos apresentados por Zambelli, mantendo a condenação. A decisão ocorreu três dias após a parlamentar anunciar sua saída do Brasil, com o objetivo de se instalar na Europa e evitar a prisão.
Viagem ao exterior e inclusão na lista da Interpol
Antes de ser incluída na lista da Interpol, Zambelli passou pelos Estados Unidos e seguiu para a Itália, onde ingressou com base em sua cidadania italiana. Pouco depois, o ministro Alexandre de Moraes determinou o bloqueio dos passaportes da deputada, inclusive o diplomático, além de suspender salários, contas bancárias, bens móveis e imóveis e acesso às redes sociais.
A parlamentar sustenta que é alvo de perseguição política e classifica a decisão do STF como “ilegal, inconstitucional e autoritária”. Para Zambelli, a Constituição exige que a perda de mandato seja aprovada em plenário, e que parlamentares só podem ser presos em flagrante ou por crime inafiançável.
Hugo Motta rebate tese e destaca caráter inédito do caso
O presidente da Câmara não compartilha da interpretação de Zambelli. “Quando há uma conclusão de julgamento do STF, não cabe mais ao presidente da Câmara colocar isso em votação”, explicou. Para ele, a decisão judicial é definitiva e precisa ser executada, mesmo respeitando as prerrogativas dos parlamentares.
Motta destacou que a situação é sem precedentes. “Veio uma decisão condenatória. Quando chegou o momento de [apreciação, pelo STF] dos embargos [recursos], ela decidiu ir para outro país”, disse. Ele acredita que o STF antecipou a análise dos recursos por conta da fuga da deputada.
O presidente também justificou a licença de 127 dias concedida a Zambelli. “Ela tinha pedido uma licença médica, seguida de uma licença para tratar interesse particular, antes da decisão do STF”, afirmou. A medida permitiu a posse do suplente, Coronel Tadeu (PL-SP), enquanto se aguardava a conclusão do processo.
Pedido de extradição será formalizado pelo governo
Durante agenda na França, onde participou da assinatura de um novo acordo de cooperação com a Interpol, o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, comentou a situação.
“Nos casos de extradição, cabe ao ministério cumprir as determinações do Poder Judiciário”, disse o ministro. Ele confirmou que o pedido de extradição de Zambelli está em tramitação, conforme ordem do STF. Assim que a documentação estiver pronta, o governo brasileiro protocolará o pedido junto às autoridades italianas, sem avaliar o mérito do caso.
Lewandowski evitou dar mais detalhes sobre os trâmites, mas reiterou que o Ministério da Justiça seguirá integralmente o que for determinado pela Corte.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Convocação da seleção para Copa de 2026 entra na reta final sob comando de Ancelotti
Treinador indica base definida, admite dúvidas em posições-chave e detalha plano de preparação nos Estados Unidos
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão