Zambelli chama ordem de prisão de ‘ilegal’ e classifica decisão do STF como ‘ataque’ contra sua família

Deputada do PL afirmou que Constituição Federal impede a prisão de parlamentares


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 04/06/2025 16:36 • Política
Zambelli chama ordem de prisão de ‘ilegal’ e classifica decisão do STF como ‘ataque’ contra sua família - Marcos Oliveira/Agência Senado
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) criticou, nesta quarta-feira (4), a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou sua prisão preventiva. Para a parlamentar, a medida é “ilegal, inconstitucional e autoritária“, além de representar um “ataque à minha família”.

Em nota oficial, Zambelli afirmou que a Constituição Federal impede a prisão de parlamentares, exceto em casos de flagrante por crimes inafiançáveis.

Nossa Constituição é clara: um deputado federal só pode ser preso em flagrante e por crime inafiançável. Nada disso ocorreu. Ainda assim, um único ministro decidiu, de forma monocrática, rasgar o devido processo legal, ignorar a imunidade parlamentar e violentar a democracia”, declarou.

Perfis de familiares também foram atingidos

Além da prisão preventiva, Moraes determinou o bloqueio de transferências financeiras, inclusive via Pix, e a suspensão de contas e perfis vinculados à deputada nas redes sociais. Entre os alvos estão canais utilizados por Zambelli, além de perfis de sua mãe, Rita Zambelli, e de seu filho, João Zambelli, de 17 anos.

Rita é pré-candidata à Câmara dos Deputados nas eleições de 2026. Já João foi citado anteriormente por Carla como possível candidato a vereador na cidade de São Paulo em 2028. A deputada afirma que essas ações extrapolam o campo jurídico e atingem sua vida pessoal e familiar.

Na nota, Zambelli reforçou sua indignação diante do bloqueio de perfis de seus familiares. “Ao fazer isso, atinge não apenas a cidadã, mas também a filha. Esses títulos — de mãe, de filha e de deputada — me foram dados por Deus e pelo povo”, escreveu.

A parlamentar tem utilizado seus canais para criticar decisões do Supremo Tribunal Federal e, especialmente, do ministro Alexandre de Moraes. Segundo informações do STF, a prisão de Zambelli está vinculada a investigações em curso no inquérito das milícias digitais.

Imunidade parlamentar foi mencionada

Zambelli também argumentou que o foro parlamentar e a imunidade conferida por lei não foram respeitados pela decisão do ministro. A defesa da deputada deve acionar instâncias superiores para reverter a ordem de prisão, alegando vícios processuais e abuso de autoridade.

Até o momento, o Supremo Tribunal Federal não se pronunciou oficialmente sobre as críticas feitas pela parlamentar. A decisão de Moraes segue válida, e a Polícia Federal já foi acionada para cumprir os mandados emitidos nesta quarta-feira.

Apoio político e mobilização

Aliados da deputada começaram a se manifestar em suas redes sociais, alegando perseguição política. No Congresso, a bancada do PL articula um posicionamento formal em resposta à decisão judicial, que poderá incluir discursos e medidas parlamentares em apoio à deputada.

Zambelli deve permanecer sob custódia enquanto seguem as investigações. A defesa promete recorrer ainda nesta semana para tentar reverter a medida e garantir a liberdade da parlamentar.

Zambelli deixa o Brasil

Nesta terça-feira (3), Zambelli comunicou que deixou o Brasil rumo à Europa. Ela afirmou que se licenciará do mandato para continuar sua atuação política contra o que chamou de “falta de liberdades” e “censura” no país. Ela disse que sua saída não representa abandono da luta política, mas uma forma de resistência para manter sua voz livre.

Gostaria de deixar bem claro que não é um abandono do país. Não é desistir da minha luta. Muito pelo contrário. É resistir. É continuar falando o que eu quero falar. Voltar a ser a Carla antes das amarras que essa ditadura nos impôs“, declarou a deputada em entrevista à rádio Auriverde.

Pouco depois do anúncio da viagem, o advogado de Zambelli, Daniel Bialski, comunicou que deixou a defesa. Ele disse ter sido informado da saída da deputada sob o pretexto de continuidade de tratamento de saúde.

Eu fui apenas comunicado pela deputada que estaria fora do Brasil para dar continuidade a um tratamento de saúde. Todavia, por motivo de foro íntimo, estou deixando a defesa da deputada, como já lhe comuniquei. Agora, detalhes sobre ela devem ser requisitados à Karina, assessora da Deputada“, afirmou o advogado em nota.

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia -
Política 03/02/2026 às 14:42

Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia

Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado


Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso -
Internacional 03/02/2026 às 14:11

Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso

Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro


Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula -
Política 03/02/2026 às 13:40

Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula

Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda


Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA -
Política 03/02/2026 às 13:09

Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA

Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia


MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia -
Política 03/02/2026 às 12:38

MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia

Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado


Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr -
Política 03/02/2026 às 12:07

Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr

Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas


AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político -
Política 03/02/2026 às 11:36

AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político

Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026


Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia -
Cidades 03/02/2026 às 11:05

Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia

Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades


Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa -
BBB 26 03/02/2026 às 10:34

Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa

Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão


Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina -
Esporte 03/02/2026 às 10:03

Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina

Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março