Zé Neto defende governo Lula, minimiza crise na segurança da Bahia e desconversa sobre sétima candidatura em Feira
Deputado afirma que governo federal investiga irregularidades no INSS e que Bahia evita violência como a do Rio de Janeiro
Equipe M!
O deputado federal Zé Neto (PT) defendeu o governo Lula, afirmando que o mundo todo passa por uma situação política diferente e que os desafios da gestão são outros. As declarações do parlamentar foram dadas em entrevista ao programa De Olho na Bahia — comandado pelos jornalistas Matheus Morais e Osvaldo Lyra, editor-chefe do Portal M! —, na Rádio Mix Salvador (104.3 FM).
Questionado sobre a queda da popularidade de Lula e as novas pesquisas que apontam o avanço da rejeição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o deputado culpou as Bets e casas de apostas online, além de “situações políticas mal contadas” que causam reflexos negativos na imagem do presidente, como a questão da fiscalização do PIX e as fraudes do INSS.
“Quem fez a investigação do INSS fomos nós [governo Lula], mas o início do rombo aconteceu mesmo antes de 2022. ‘Ah, mas o PT queria dificultar a fiscalização’. Mentira! A gente, em 2019, pediu para acabar com a vinculação das associações, mas com tempo para elas se organizarem, porque nem todas são criminosas”, disse o deputado.
Zé Neto defende governo Lula
Ainda sobre os desvios do INSS, o parlamentar ressaltou que a fraude foi realizada ainda no governo Bolsonaro, e afirmou que o ex-presidente “criou na surdina o microcrédito e acabou com todo o tipo de revisão e fiscalização sobre os convênios. Foi em 2022, no governo Bolsonaro, que isso aconteceu, que aí o pau comeu, e 95% dos problemas vieram de lá”, declarou.
O deputado completou que o governo Lula seguirá investigando e será o responsável por fazer o ressarcimento de tudo que foi desviado dos aposentados e pensionistas fraudados.
Neto ponderou ainda que, mesmo sendo a atual gestão nacional que busca solucionar o problema, as pessoas ainda colocam a culpa no presidente, e isso desgasta a imagem de Lula, assim como outros problemas enfrentados pelo país, a exemplo da inflação. De acordo com o parlamentar, muito em breve a situação vai mudar e a aprovação de Lula voltará a subir e, em contrapartida, o preço dos alimentos cairá, visto o crescimento do PIB e da produção de grãos do Brasil, como ele enalteceu.
Criminalidade na Bahia
Sobre a segurança pública da Bahia, o parlamentar minimizou as críticas feitas pela oposição do governo Jerônimo Rodrigues. Segundo ele, se não fosse a atuação da Polícia Militar estadual, a Bahia poderia ter se tornado tão violenta quanto o Rio de Janeiro.
“Não adianta a gente ficar aqui criticando, porque se a Bahia não tivesse uma Polícia Militar e uma Polícia Civil como temos, a gente já teria se tornado o Rio de Janeiro, que a gente sabe o que virou, infelizmente. Lá as facções já tomaram conta de muitos setores. Aqui na Bahia, não está assim”, afirmou.
Ele continuou dizendo que, mesmo com o aumento da criminalidade no Estado, causado em especial pela chegada de facções vindas do Rio de Janeiro, a situação no Estado carioca é bem pior. Para Neto, a diferença entre a segurança pública carioca e a baiana é que os baianos estão combatendo a criminalidade.
O parlamentar afirmou ainda que a Bahia tem feito um dos maiores investimentos em segurança pública do Brasil e rebateu as críticas feitas pela oposição, especialmente pelo ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil). “O ex-prefeito faz a crítica, mas não apresenta a solução, faz a crítica atrás do fato, mas não faz a crítica apresentando o que é que ele pensa. Ele não pensa nada, não questiona nada, não tem posição nenhuma sobre esse assunto”, disse Neto.
Candidatura à prefeitura de Feira e eleições 2026
O deputado, que já disputou seis vezes o cago de prefeito de Feira de Santana, desconversou sobre concorrer uma sétima vez. Segundo o petista, o trabalho que ele e o PT têm feito pela cidade vai além de qualquer candidatura.
“Eu sou missionário dessa missão de defender um projeto melhor para nossa cidade, para nosso Estado e para nosso País. Temos que nos preocupar com a eleição de 2026, buscar a eleição de Lula, de Jerônimo e a minha reeleição”, disse.
Questionado sobre a chapa puro-sangue do PT para o governo do Estado, Neto disse que ainda é muito cedo para definir se realmente vai acontecer ou qual será a composição para o Senado.
Sobre a declaração de Lula, de que só concorreria às eleições do ano que vem se estivesse com 100% de saúde, Zé Neto afirmou que o grande favorito é o atual presidente e que ainda não há um nome forte o suficiente para superar sua força. O parlamentar destacou que o governo está empenhado em continuar trabalhando pelo Brasil, enquanto mantém as conversas com a base na preparação para as eleições.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
A iniciativa ainda não teve os detalhes divulgados e deve ser apresentada oficialmente em uma cerimônia marcada para a próxima quarta-feira (4)
Liquida Salvador reúne ofertas em shoppings e lojas de rua até sábado; ação terá sorteio de dois carros 0km
A cada R$50 em compras, cliente recebe um cupom, independente da sua forma de pagamento
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito