Carlos Muniz anuncia obras de recuperação do Paço Municipal após incêndio
Presidente da Câmara revelou que o Paço Municipal continuará sendo usado para eventos especiais, como posse de vereadores

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Carlos Muniz (PSDB), anunciou, nesta terça-feira (18), que as obras de recuperação do telhado do Paço Municipal de Salvador, atingido em um incêndio ocorrido em fevereiro, serão iniciadas na próxima semana. O anúncio ocorreu após reunião com a presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, para discutir a intervenção.
Durante o encontro, também foi abordado o projeto de criação do Museu Legislativo no edifício histórico da Câmara, localizado na Praça Thomé de Souza.
Projetos para recuperação do Paço
A recuperação do Paço Municipal será realizada em duas etapas. A primeira envolve uma reforma emergencial no prédio histórico, especialmente para restaurar o telhado, que sofreu os maiores danos.
Já a segunda parte do projeto é mais ampla, com a definição do que poderá continuar funcionando no edifício, visando a transformação do Paço Municipal em um Museu Legislativo.
Logo após o incêndio, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) solicitou à presidente da FMLF que realizasse uma avaliação técnica das condições do prédio.
“A gente tem uma obra emergencial, que é a proteção do telhado, que teve o maior dano. Vamos fazer o restauro provisório do telhado, sobretudo por segurança, já que estamos entrando num período de chuvas, enquanto é elaborado o projeto maior do Paço”, afirmou Scofield.
Ela também informou que o processo de recuperação inclui a elaboração de um diagnóstico e um relatório de danos resultantes do incêndio.
Vistorias já foram realizadas
Scofield relatou que já foram realizadas quatro vistorias no local e que o diagnóstico completo está pronto. “Já contratamos emergencialmente um instituto de arquitetura, que tem uma larga experiência em restauro de áreas e prédios tombados e a gente tem uma previsão de 90 dias para concluir o projeto”, destacou.
Enquanto isso, as sessões da Câmara continuam sendo realizadas no auditório do Centro de Cultura da Câmara, na Praça Thomé de Souza, de forma provisória.
Preservação e futuro do Paço
Carlos Muniz, por sua vez, comentou sobre o papel de Tânia no processo e destacou a importância da preservação do Paço Municipal. “Tânia fez sugestões e deu orientações que serão muito úteis para resolvermos essa questão o mais rápido possível. Ela vem tendo um papel essencial nas propostas que temos para beneficiar o local. O Paço é um prédio histórico. E meu foco é a sua preservação”, afirmou Muniz.
Ele também mencionou que o Paço Municipal continuará sendo usado para eventos especiais, como a posse dos vereadores e a leitura da Mensagem do Executivo, mas com o objetivo de preservar o prédio histórico.
“O Paço não deixará de ser a Casa do Povo, mas a tendência é diminuir a sua utilização para, assim, preservar este espaço histórico-cultural”, disse o presidente da Câmara Municipal.
Segundo ele, o projeto para transformar o Paço Municipal em um Museu Legislativo visa não só preservar a história do edifício, mas também proporcionar um espaço de educação e cultura para os moradores de Salvador e turistas.
Paço Municipal: um marco histórico de Salvador
O Paço da Câmara Municipal de Salvador é um dos mais importantes exemplares da arquitetura civil colonial brasileira. Construído em 1660, sua fachada principal é composta por arcadas de pedra de cantaria, sustentadas por colunas toscanas.
A Câmara Municipal de Salvador, fundada juntamente com a cidade em 1549, foi uma das mais importantes câmaras do Império Colonial Português nas Américas.
Mais Lidas
Política
Políticos brasileiros deixam Israel e cruzam fronteira rumo à Jordânia
Governo ignora alerta sobre riscos fiscais ao flexibilizar regras para ONGs
Últimas Notícias

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das oitavas de final
Confrontos estão agendados para ocorrer entre os dias 29 de julho e 7 de agosto

Ao lado de Zé Ronaldo, Jerônimo autoriza R$ 1,3 bilhão para ampliação do saneamento e abastecimento de água em Feira de Santana
Investimento terá foco na universalização do acesso ao saneamento básico e na manutenção da atual cobertura de abastecimento de água

Prefeitura de Salvador premia 96 entidades culturais com até R$ 60 mil e reconhece mais de 100 coletivos
Ao todo, 96 projetos receberam prêmios em dinheiro, enquanto 105 entidades e coletivos foram certificados por reconhecimento público

Itamaraty reitera recomendação para que brasileiros não façam viagens não essenciais para Israel
Autoridades brasileiras ficaram retidas após bombardeios entre Israel e Irã e aguardam retorno ao Brasil

Prazo para pagar inscrição do Enem 2025 termina nesta quarta-feira; veja como quitar taxa
Pagamento pode ser quitado por meio de boleto bancário, via Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança

Governo do Estado abre diálogo com Alemanha para parcerias em sustentabilidade e produção agrícola
Encontro resultou na proposta de ações conjuntas voltadas para a agricultura

Governo quer elevar etanol na gasolina para 30% e reduzir importação, diz ministro de Minas e Energia
Segundo Alexandre Silveira, medida poderá reduzir significativamente a dependência do Brasil em relação à importação de gasolina

Loyola destaca articulação de Jerônimo e diz que base governista está de ‘braços abertos’ para prefeitos de todos os partidos
Ao Portal M!, Loyola destacou que foco do diálogo com os municípios tem sido atender às demandas locais

Flávio Dino reúne especialistas no STF para discutir ‘emendas pix’ e controle do orçamento público
Audiência foi convocada no âmbito de três ações em tramitação no STF que questionam alterações constitucionais relacionadas às emendas parlamentares impositivas

Lula vai ao Canadá para representar o Brasil em cúpula do G7 sobre segurança energética
Evento reúne as sete maiores economias industrializadas do mundo, além de países convidados, como o Brasil