Ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho é nomeada assessora especial no Ministério de Relações Institucionais
Durante cerimônia de nomeação, petista reforçou seu compromisso com políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade
Divulgação
A ex-prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), foi nomeada Assessora Especial para Assuntos Federativos no Ministério de Relações Institucionais da Presidência da República. A designação foi publicada na edição de quinta-feira (29), do Diário Oficial da União (DOU).
Com mais de quatro décadas de atuação na vida pública, Gramacho acumula experiência como vereadora, deputada estadual e federal, além de quatro mandatos como prefeita de Lauro de Freitas. No novo posto ela terá como missão estreitar a relação entre o governo federal e as gestões estaduais e municipais, colaborando com a articulação de políticas públicas e o fortalecimento do pacto federativo.
Durante a cerimônia de nomeação, Moema reforçou seu compromisso com políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade.
“É uma honra integrar a equipe desse time que sabe cuidar de gente e está sempre disposto a trabalhar para dar mais dignidade, saúde, educação, colocar comida na mesa e garantir emprego e renda ao povo brasileiro”, afirmou.
Derrota nas urnas e novo desafio político
Mesmo sendo considerada uma das principais lideranças do PT na Bahia, Moema não conseguiu eleger seu sucessor em Lauro de Freitas nas eleições municipais de 2024. O candidato apoiado por ela, Rosalvo (PT), foi derrotado por Débora Régis (União Brasil), que venceu com 59,61% dos votos. Rosalvo obteve 40,39% da votação.
Apesar da derrota, a trajetória de Moema continua em evidência com a nova função em Brasília. Fundadora do Partido dos Trabalhadores na Bahia, a ex-prefeita também foi Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, e atualmente compõe o diretório nacional do PT.
Participação ativa no movimento municipalista
Além de sua trajetória como gestora, Gramacho é vice-presidenta da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e da Associação Brasileira de Municípios (ABM), entidades que representam interesses de municípios junto aos poderes da República. A petista também é reconhecida por sua defesa da ampliação da participação feminina nos espaços de poder e decisão.
Otto Alencar admite possível rompimento com Jerônimo
O senador Otto Alencar (PSD-BA) afirmou, nesta quinta-feira (29) que não vê impedimentos em romper com o grupo político do governador Jerônimo Rodrigues (PT), caso o PSD fique de fora da composição majoritária para o Senado nas eleições de 2026. Durante entrevista ao PodZé, Otto reafirmou apoio à reeleição do senador Angelo Coronel (PSD), apontando o direito garantido pela legislação como argumento central.
“Quem tem direito à reeleição deve ir para a reeleição. Tanto Jerônimo, como Geraldo, como Wagner, como Coronel. É direito legítimo dado pela legislação”, cravou.
Apesar do posicionamento, Otto enfatizou que o assunto será discutido “lá na frente”. “E esperar que se ache uma saída, uma solução. […] Eu garanto que, da minha parte, vai ser [de] sempre encontrar uma saída”, disse.
Otto afirmou que, até o momento, não houve sinalização clara por parte da cúpula petista sobre a exclusão do PSD da futura chapa. No entanto, ressaltou que, caso haja uma manifestação explícita do governador sobre a saída do partido, a ruptura acontecerá.
“Em nenhum momento, Wagner, Rui, ou, inclusive, o próprio governador Jerônimo, deu um ‘xeque-mate’ que o PSD está fora da chapa. Até porque, se dissesse isso textualmente e me ligasse dizendo ‘vocês não vão participar’, nós sairíamos agora mesmo. Não tem problema nenhum. Mas isso quem decide é o governador”, pontuou.
As declarações de Otto ocorrem em meio às movimentações dentro da base aliada sobre a formação da chapa majoritária para 2026. Nesta semana, o senador Angelo Coronel negou qualquer desentendimento com o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), e com o senador Jaques Wagner (PT), após ambos confirmarem suas pré-candidaturas ao Senado.
Mais Lidas
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Política
‘O MDB não abre mão da posição da vice’, diz Geddel após almoço com Jerônimo
Últimas Notícias
51,4% desaprovam governo Lula e 51% rejeitam reeleição, mostra pesquisa Meio/Ideia
Levantamento aponta segurança pública como pior área avaliada e economia com desempenho relativamente melhor
Pesquisa Meio/Ideia mostra Flávio Bolsonaro em ascensão e empate técnico com Lula no segundo turno
Levantamento indica avanço do senador e equilíbrio na disputa presidencial em diferentes cenários eleitorais
Zema nega convite para vice de Flávio Bolsonaro e mantém pré-candidatura presidencial
Governador mineiro prioriza candidatura própria e condiciona alianças à oposição ao PT
Lula lidera relevância digital entre presidenciáveis e domina principais redes sociais
Levantamento aponta presidente como o nome mais influente no ambiente virtual entre pré-candidatos ao Planalto
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional