Supermercados na mira: MP-BA descobre esquema de sonegação de R$ 65 milhões no Sul do Estado
Mandados de busca, bloqueio de bens e uso de tornozeleiras foram autorizados pela Justiça para garantir recuperação dos valores desviados
Divulgação/MP-BA
O Ministério Público da Bahia (MP-BA), em ação conjunta com a Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda, deflagrou, na terça-feira (27), a Operação Galardão, para desarticular um esquema de sonegação fiscal envolvendo um grupo empresarial do setor de supermercados no Sul do Estado. Eles são suspeitos de sonegação de impostos (ICMS), causando um prejuízo de aproximadamente R$ 65 milhões aos cofres públicos baianos.
As investigações apontam que a organização criminosa operava nas cidades de Itabuna e Ilhéus, onde foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça. Também houve determinação judicial para bloqueio de bens de pessoas físicas e jurídicas vinculadas ao grupo empresarial, com o objetivo de garantir a futura recuperação dos valores sonegados.
Principais investigados são monitorados com tornozeleiras eletrônicas
Como parte das medidas cautelares, dois empresários, considerados os principais articuladores do esquema, foram submetidos ao monitoramento por meio de tornozeleiras eletrônicas. De acordo com as investigações, eles teriam liquidado recentemente uma das empresas envolvidas no esquema e, no mesmo endereço, constituído uma nova firma em nome de um familiar, mantendo um nome fantasia semelhante, mas com razão social distinta.
Esse procedimento é apontado pelo MP-BA como uma sucessão empresarial fraudulenta, utilizada para ocultar dívidas tributárias milionárias e dificultar a ação do Fisco estadual.
Fraudes incluíam omissão de vendas e uso de créditos fiscais
As investigações conduzidas pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), o grupo adotava diversas práticas ilícitas para driblar a fiscalização tributária, como a omissão de registros de vendas realizadas sem a emissão de notas fiscais, o uso indevido de créditos fiscais para reduzir o valor devido e a prestação de informações falsas à administração fazendária.
Outro modus operandi identificado consistia no abandono de empresas com vultosos débitos tributários, posteriormente sucedidas por novas pessoas jurídicas registradas em nome de familiares ou “laranjas”, com o intuito de evitar o pagamento das dívidas acumuladas.
Força-tarefa mobilizou dezenas de agentes públicos
As apurações do Infip contou com o apoio do Grupo Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf) e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco-LD) da Polícia Civil da Bahia.
A Operação Galardão mobilizou também um efetivo expressivo de servidores públicos, dentre os quais estavam seis promotores de Justiça, 11 delegados da Polícia Civil, 33 policiais do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), oito servidores do Fisco estadual, seis integrantes do MP-BA e quatro policiais da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).
Ministério Público reforça compromisso no combate à sonegação
Em nota, o MP-BA destacou que a operação visa não apenas responsabilizar os envolvidos, mas também coibir a prática de fraudes fiscais que comprometem a arrecadação tributária e, consequentemente, o financiamento de políticas públicas essenciais para a população baiana.
A força-tarefa reafirmou que a sonegação fiscal é crime que lesa toda a sociedade, ao privar o Estado de recursos imprescindíveis para áreas como saúde, educação e segurança pública. O MP-BA informou ainda que as investigações continuam e que novas medidas podem ser adotadas para aprofundar a responsabilização dos envolvidos.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Cidades
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Polícia investiga morte de cachorro comunitário a tiros no interior de SP
Últimas Notícias
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês
ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia
Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país