Mudanças na segurança da Bahia: Jerônimo troca chefes da PM, Polícia Civil, Bombeiros e DPT
Governo explicou que as alterações fazem parte de um plano de renovação da segurança pública na Bahia
Flickr/Jerônimo Rodrigues
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) anunciou, nesta segunda-feira (24), alterações nos comandos da Polícia Militar (PM-BA), Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-BA) e Departamento de Polícia Técnica (DPT). O pronunciamento ocorreu durante coletiva de imprensa no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
Novos comandantes da Polícia Militar e da Polícia Civil
Para o comando-geral da PM-BA, o governador escolheu Antônio Carlos Silva Magalhães, substituindo o coronel Paulo Coutinho. O novo subcomandante-geral da corporação será Antônio do Nascimento Lopes.

Ao assumir o cargo, Magalhães destacou o compromisso com a segurança pública e o trabalho em equipe. “É uma missão difícil, mas acredito estar pronto para enfrentá-la. Não trabalho sozinho; toda a minha vida na instituição foi dedicada a trabalhar em equipe, e continuarei trabalhando com a minha tropa para fornecermos e darmos o melhor de nós por uma segurança pública sempre eficaz”, afirmou.
Na Polícia Civil, a delegada-geral Heloísa Brito, que ocupava o cargo desde 2020, será substituída por André Augusto de Mendonça Viana, que anteriormente atuava na Diretoria Regional de Polícia do Interior (Dirpin/Norte/Leste). A nova delegada-geral adjunta será Márcia Pereira dos Santos.

Mudanças no Corpo de Bombeiros e no Departamento de Polícia Técnica
O comando-geral do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) também sofrerá alterações. O coronel Adson Marchesini será substituído pelo coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes, enquanto o cargo de subcomandante-geral ficará com o coronel José Antônio de Araújo Reis.

No Departamento de Polícia Técnica (DPT), a diretora-geral Ana Cecília Cardoso Bandeira, que estava à frente do órgão desde 2023, será substituída por Osvaldo Silva. Para o cargo de diretor-geral adjunto, foi nomeado Maurício dos Santos Mendes.

Governador diz que mudanças tem objetivo de oxigenar segurança
Após os anúncios, Jerônimo Rodrigues explicou que as alterações fazem parte de um plano de renovação da segurança pública e foram discutidas com o secretário da SSP-BA, Marcelo Werner.
“É natural, vocês sabem, a oxigenação. Algumas áreas precisam ser feitas isso (…) Eu disse: ‘Marcelo, eu gostaria muito que a gente pudesse não criar uma, digamos assim, movimentação muito forte nas forças policiais, mas que pudéssemos construir esse ambiente e, mais à frente, a gente faz essa mudança'”, afirmou o governador.
O gestor também enfatizou a confiança nos profissionais substituídos e reforçou que a decisão tem como objetivo trazer uma nova direção para a segurança pública do estado. “É o gás de novo que precisamos fazer nas polícias e no DPT, tanto na Civil quanto na Militar e nos Bombeiros. Foi uma escolha criteriosa, pois para substituir pessoas como Marchesini, Coutinho, a delegada e Cecília, era necessário manter um padrão de experiência”, destacou.
O governador também ressaltou que as novas indicações foram feitas “a dedo”, garantindo que os profissionais escolhidos possuem competência e experiência para os desafios da segurança pública na Bahia.
Reuniões de ‘despedida’
Durante a coletiva, o petista também revelou que realizou reuniões de despedida com os servidores que deixaram os cargos. “Acabei de ter uma reunião, tanto o Marcelo havia feito isso, quanto o Secretário Adolfo também fez. Fizemos uma reunião de agradecimento aos quatro antecessores, agradeci de forma muito real e com coração, tanto o meu quanto o Geraldo Júnior”, disse.
Por fim, ele também ressaltou que não houve “situação de desconforto”. “Esses dois anos, quase quatro meses, de companhia ao meu lado, expresso a minha total confiança e, como vocês sabem, aqui não tem nenhuma situação de desconforto, não foi isso”, concluiu.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março
Licia Fábio celebra Iemanjá com edição especial do Dois de Fevereiro no Amado, confira giro de fotos
Festa reuniu música, gastronomia e encontros à beira da Baía de Todos-os-Santos em tarde marcada por afeto e tradição
Confrontos armados em Salvador deixam mortos, policial baleado e afetam transporte público
Trocas de tiros no Vale das Pedrinhas e Jardim Santo Inácio provocam reforço policial, cirurgias de emergência e mudanças na rotina de moradores
Enxaguada de Yemanjá transforma o Rio Vermelho em palco de música e celebração, confira giro de fotos
Celebração comandada por Carlinhos Brown transformou a Vila Caramuru em um espaço de ancestralidade, som e comunhão à beira-mar
Prouni 2026: resultado da primeira chamada é divulgado em todo país; Bahia tem mais de 48,7 mil bolsas
Programa oferece número histórico de bolsas e amplia acesso ao ensino superior com vagas presenciais e à distância
Governo Lula quer acelerar fim da escala 6×1 e estuda projeto em regime de urgência
Iniciativa está em estudo no Palácio do Planalto, diante da avaliação de que o calendário legislativo de 2026 será reduzido por se tratar de um ano eleitoral
Pix ganha novas regras de segurança para rastrear dinheiro e combater fraudes
Ferramenta tem objetivo de agilizar a devolução de valores transferidos indevidamente e reduzir o uso do sistema de pagamentos instantâneos em crimes
Prefeitura de Salvador abre inscrições para camarotes acessíveis nos circuitos do Carnaval nesta terça
Cadastro pode ser feito presencialmente ou pela internet
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Com posse de Luciano Ribeiro e mensagem anual de Jerônimo Rodrigues, Legislativo baiano inicia ano com 52 deputados focados na reeleição