Eleições no PT: Humberto Costa lidera partido até julho e defende unidade
Líder petista destaca trabalho para manter unidade no partido e continuidade do apoio ao governo Lula
Marcelo Camargo/Agência Brasil
O diretório nacional do PT ratificou, nesta quinta-feira (20), a escolha de Humberto Costa para assumir a presidência do partido até as eleições internas de julho, que definirão a nova liderança da sigla. Ele já ocupava o cargo de vice-presidente e substitui Gleisi Hoffmann, nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de ministra das Relações Institucionais.
“Nós cumprimos as últimas formalidades, agora saio da condição de presidente interino para presidente efetivo, até a realização do nosso processo de eleição direta, que vai acontecer no dia 6 de julho”, disse Costa após a reunião.
Unidade interna e fortalecimento do PT
Em um contexto de divergências naturais dentro do partido, Humberto Costa afirmou que é essencial tratar as diferenças com respeito e transparência, buscando sempre o diálogo. Segundo ele, o “PT é um partido plural que tem concepções políticas ideológicas que vão desde pessoas que são comunistas, marxistas até cristãos progressistas”.
“É natural que nós tenhamos divergências. Agora, essas divergências precisam ser tratadas com tranquilidade e transparência para que nós possamos, ao final desse processo, estarmos todos unidos em torno não somente das pautas que serão aprovadas, mas também dos nomes que vão compor a nova direção do partido”, disse Costa.
O presidente interino ressaltou a importância de um trabalho focado na unidade até as eleições de 6 de julho, data em que os filiados do PT irão escolher o novo presidente. Costa destacou que, embora o partido tenha divergências internas, o compromisso com as pautas e com o governo Lula será mantido, e a postura combativa continuará.
Quando questionado sobre o perfil combativo de sua antecessora, Gleisi Hoffmann, Humberto Costa afirmou que o PT manterá sua postura combativa e continuará apoiando o governo. Ele permanecerá à frente do partido até as eleições gerais, previstas para 6 de julho, após substituir Gleisi, que foi designada para o cargo de secretária das Relações Institucionais.
Unificação no PT até eleições
Em entrevista à CNN Brasil no último dia 7, Humberto Costa já havia declarado que o partido trabalharia para fortalecer a união interna até as eleições que definirão a nova liderança em julho. Segundo ele, a legenda busca promover um debate interno “rico e democrático”.
Costa também reconheceu que há uma exigência “justa” da população em relação ao governo Lula e afirmou que ações previstas para 2025 devem impactar positivamente a popularidade do presidente. Além disso, ele avaliou como “muito boa” a nomeação de Gleisi Hoffmann para a Secretaria de Relações Institucionais, garantindo que o PT seguirá atuando na defesa das principais pautas do governo no Congresso.
Gleisi Hoffmann elogia Edinho Silva para presidência do PT
A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, possui “todas as qualidades” para assumir a presidência do PT. Durante entrevista ao programa PodK Liberados, exibido pela RedeTV! no domingo (16), ela negou qualquer articulação para vetar seu nome e ressaltou que outros filiados também têm potencial para o cargo.
Ainda no bate-papo, Gleisi destacou que a prioridade do partido é a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo ano.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário