Cacá defende federação PP e União Brasil e desconversa sobre aliança com PT na Bahia

Decisão sobre retorno do PP à base de Jerônimo Rodrigues está nas mãos do presidente estadual, Mário Negromonte Júnior


Vixe d-flex me-2
Osvaldo Lyra, Raiane Veríssimo e Héber Araújo 20/03/2025 13:40 Política
Cacá defende federação PP e União Brasil e desconversa sobre aliança com PT na Bahia - Equipe Portal M

O presidente do Partido Progressista (PP) em Salvador, Cacá Leão, defendeu, na manhã desta quinta-feira (20), a formalização da federação com o União Brasil, afirmando que a união dos dois partidos tem seu total apoio, mas ponderou que sua criação ainda terá um longo caminho a percorrer. As legendas já são aliadas em Salvador, inclusive, o dirigente partidário coordenou a campanha de reeleição do prefeito Bruno Reis (União Brasil) e permanece como secretário municipal de Governo assim no primeiro mandato.

Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, Cacá desconversou sobre a possibilidade do PP passar a integrar a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Segundo ele, essa decisão pertence ao presidente da sigla na Bahia, deputado federal Mário Negromonte Júnior, que já declarou, na última quarta-feira (14), que a maioria do partido no Estado é favorável a um retorno à base do governador petista.

O PP rompeu com o PT nas eleições de 2022, quando o então vice-governador e hoje deputado federal, João Leão, anunciou o apoio ao ex-prefeito ACM Neto nas eleições contra Jerônimo. O petista acabou vencendo a disputa pelo vice-presidente nacional do União Brasil no segundo turno.

Federação entre PP e União Brasil

O PP aprovou, na última terça-feira (18), uma autorização para que o presidente nacional da sigla, Ciro Nogueira, desse andamento nas negociações para formar uma federação com o União Brasil. A decisão foi comemorada por Cacá Leão.

“Foi uma decisão da Executiva Nacional do Progressistas. Eu sempre coloquei a minha posição favorável a esse processo. Acho que, caso isso venha a acontecer e se formalize, é uma federação que se tornará o maior partido da Câmara dos Deputados, o segundo ou terceiro maior partido do Senado Federal”, disse ao Portal M! durante a sessão especial para entrega da Comenda 2 de Julho para o ex-deputado estadual, Heraldo Rocha (União Brasil) na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA).

Se confirmada, a junção do PP e do União Brasil resultará na maior bancada na Câmara dos Deputados, com 109 parlamentares. Atualmente, o maior grupo político é o PL, seguido pela federação entre PT, PCdoB e PV. Já no Senado, o bloco seria o terceiro no ranking, com 13 integrantes (seis do PP e sete do União), atrás apenas do PSD e PL, que têm 15 nomes cada.

Para Cacá, se aprovada, a nova federação terá grande força para as eleições nacionais, que acontecerão em 2026, mas frisou que esse acordo ainda está longe de ser formalizado. “Então, é uma agremiação que nasce com certeza com um tamanho bastante robusto, que vem para fazer a diferença no cenário eleitoral de 2026. Agora, como disse na introdução à minha fala, ainda há um longo processo pela frente”.

PP na base de apoio do PT

Ao ser questionado sobre a volta do PP para a base do governador Jerônimo Rodrigues, Cacá Leão desconversou sobre o assunto, deixando claro que a decisão cabe ao presidente estadual da sigla, Mário Negromonte Júnior. No entanto, ressaltou sua posição contrária a essa reaproximação entre os progressistas e petistas.

“Aí é uma questão, uma decisão que preciso referendar, e elogio a atuação do presidente, o deputado Mário Negromonte Júnior, que fez um grande trabalho e vem fazendo um grande trabalho desde que assumiu a presidência do partido. Cabe a ele essas negociações, cabe a ele essa discussão. Eu sempre coloquei, inclusive, a minha posição, contrária a esta tese. Sempre fui respeitado pela minha posição, então respeitarei a posição do presidente Mário e respeitarei a decisão dos queridos amigos co-religionários progressistas no que diz respeito a essa discussão”, pontuou ao Portal M!.

Mário Negromonte Júnior opina

Em entrevista ao Portal M! na última sexta-feira (14), o presidente estadual do PP, Mário Negromonte Júnior, afirmou que a maioria dos filiados do partido na Bahia está a favor de retornar para a base de Jerônimo Rodrigues. “Hoje, tenho certeza de que o apoio a Jerônimo encontra maioria favorável no PP. Não será uma posição unânime, mas há maioria”, declarou.

Entretanto, o deputado federal evitou falar de uma decisão definitiva sobre essa aproximação, afirmando que ainda não conversou com o governador sobre essa possibilidade. “Eu não posso falar sobre isso, até porque não conversei com o governador sobre o ingresso oficial do nosso partido na base. Como é de conhecimento de todos, se houver essa reunião oficial, acho que vocês vão saber primeiro do que eu”.

Sobre a federação com o União Brasil, Negromonte Júnior destacou que as negociações estão em andamento, mas que ainda está difícil chegar a um entendimento entre todos os envolvidos nessa federação. Entretanto, o deputado declarou acreditar que a federação será criada.

Por outro lado, o presidente estadual da sigla disse achar que o melhor caminho para o PP seria se federar com outro partido, o Republicanos. “Essa é uma posição que muitos defendem, inclusive eu. Seria o melhor caminho, porque é um partido que está muito próximo em números. Hoje, a União Brasil tem 59 deputados, o PP tem 50 e o Republicanos tem 42. Juntos, formaríamos um bloco com quase 200 parlamentares na Câmara, o que nos tornaria um dos maiores partidos do país”, finalizou.

Mais Lidas

Política

Últimas Notícias

Lira assume relatoria do projeto de isenção do IR -
Política 03/04/2025 às 11:05

Lira assume relatoria do projeto de isenção do IR

Proposta pode beneficiar milhões de brasileiros e enfrenta desafios no Parlamento


Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase -
Coluna Ohh! 03/04/2025 às 10:34

Políticos, artistas e entidades lamentam morte de Wanda Chase

Falecimento da jornalista foi confirmado nas primeiras horas desta quinta-feira


Overclean: PF cumpre mandados contra organização envolvida em fraudes públicas -
Cidades 03/04/2025 às 10:03

Overclean: PF cumpre mandados contra organização envolvida em fraudes públicas

Empresário 'Rei do Lixo' e Bruno Barral, atual secretário de Educação de BH e ex-gestor da pasta em Salvador, estão entre alvos da operação


Resumo BBB 25 de quarta-feira (2/04): Brothers criticam gêmeos, enquanto Maike segue investindo em flerte com sister -
BBB 25 03/04/2025 às 09:32

Resumo BBB 25 de quarta-feira (2/04): Brothers criticam gêmeos, enquanto Maike segue investindo em flerte com sister

Participantes demonstram insatisfação com comportamento dentro da casa, enquanto noite também teve nostalgia, música e reflexões


Lula lidera cenários de 2º turno em 2026, mas rejeição dispara e acende alerta -
Política 03/04/2025 às 09:01

Lula lidera cenários de 2º turno em 2026, mas rejeição dispara e acende alerta

Pesquisa também revelou que 62% dos brasileiros acham que presidente não deveria se candidatar à reeleição no próximo ano


Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador -
Cidades 03/04/2025 às 08:30

Wanda Chase, jornalista e apresentadora, morre aos 74 anos em Salvador

Velório e sepultamento acontece, no próximo sábado, no Cemitério Campo Santo, na capital baiana


Studio Ghibli: imagens geradas por IA levantam discussões sobre direitos autorais e privacidade -
Cidades 03/04/2025 às 08:00

Studio Ghibli: imagens geradas por IA levantam discussões sobre direitos autorais e privacidade

Em 2016, diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, criticou o uso da tecnologia na animação


Sanches critica ataques contra ACM Neto e diz que Jerônimo não será reeleito: ‘povo vai dar uma resposta’ -
Política 03/04/2025 às 07:30

Sanches critica ataques contra ACM Neto e diz que Jerônimo não será reeleito: ‘povo vai dar uma resposta’

Manifestações ocorreram após divulgação de pesquisas eleitorais que apontam ex-prefeito de Salvador com ampla vantagem ao governador


Salvador recebe edição do ‘BazarZÃO’ com peças baratas e renda revertida para ações solidárias -
Cidades 03/04/2025 às 07:00

Salvador recebe edição do ‘BazarZÃO’ com peças baratas e renda revertida para ações solidárias

Bazar tem como objetivo arrecadar fundos para ações sociais e incentivar reuso de roupas


Palco Giratório 2025 estreia em Recife com homenagem ao circo e turnê por 96 cidades -
Cultura 02/04/2025 às 23:00

Palco Giratório 2025 estreia em Recife com homenagem ao circo e turnê por 96 cidades

Ao todo, 16 grupos artísticos de diferentes regiões do país farão parte da programação até dezembro