Boletos agora podem ser pagos via pix; saiba como funciona
Nova forma de pagamento, que entrou em vigor a partir desta segunda-feira (3), promete maior agilidade e segurança nas transações
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Os boletos bancários ganharam, a partir desta segunda-feira (3), uma nova opção de pagamento: o Pix. A medida, que entra em vigor conforme resolução aprovada pelo Banco Central (BC) em dezembro, moderniza o tradicional boleto bancário, oferecendo mais praticidade e rapidez na compensação de valores. As informações são da Agência Brasil.
Como funciona pagamento de boletos via pix?
Agora, os boletos poderão conter um código QR exclusivo para o pagamento via Pix. Para quitar a fatura, basta que o usuário aponte a câmera do celular para o código QR e conclua a transação. A grande vantagem desse novo modelo é a compensação instantânea, eliminando a necessidade de esperar dias úteis para que o pagamento seja reconhecido, como ocorre com os boletos tradicionais.
Novidade: boleto dinâmico para maior segurança
Outra inovação prevista na resolução do BC é a criação do chamado boleto dinâmico, um novo modelo de cobrança que trará mais segurança e flexibilidade para transações comerciais. No entanto, essa modalidade ainda aguarda instrução normativa para entrar em vigor.
O que é boleto dinâmico?
O boleto dinâmico possibilita a transferência de titularidade de valores quando uma dívida é comercializada e trocada de mãos. A ferramenta será essencial para garantir mais segurança nos pagamentos de determinados tipos de títulos financeiros, como a duplicata escritural, prevista na Lei nº 13.775, de 20 de dezembro de 2018.
O Banco Central destaca que a novidade assegura que os pagamentos realizados sejam direcionados ao legítimo detentor dos direitos do título. Para isso, o boleto dinâmico será vinculado digitalmente ao título correspondente e emitido em sistemas autorizados pelo BC.
Benefícios do boleto dinâmico para empresas
A criação do boleto dinâmico representa um avanço significativo na modernização do sistema financeiro e no fortalecimento das transações comerciais. A medida é especialmente relevante para micro, pequenas e médias empresas, que dependem da negociação de duplicatas e outros ativos para garantir capital de giro e expandir seus negócios.
Segundo o Banco Central, o modelo traz segurança tanto para o sacado (devedor da dívida), que poderá cumprir sua obrigação de pagamento de forma automática e segura, quanto para o financiador, que não precisará realizar trocas manuais de instrumentos de pagamento para garantir o recebimento dos recursos.
Quando o boleto dinâmico entrará em vigor?
Como os sistemas de escrituração e registro que darão suporte digital ao boleto dinâmico ainda estão em fase de implementação, a expectativa é que essa modalidade seja adotada em até seis meses após a aprovação dos sistemas pelo Banco Central. Até lá, a adoção do Pix como forma de pagamento de boletos já representa um avanço importante na digitalização e modernização das transações financeiras no Brasil.
Mais Lidas
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
Negócios
Mercado financeiro reduz projeção de inflação para 4% e mantém Selic estável
O que acontece quando o dólar sobe no Brasil?
O custo do Verão: quanto Salvador ganha e quanto paga pela alta temporada
Últimas Notícias
Câmara abre trabalhos legislativos nesta segunda-feira com foco nas eleições para 2026
Sessão solene terá leitura da mensagem do prefeito Bruno Reis e marca o início de um ano de 'despedidas'
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Operação municipal reorganiza circulação, controla acessos e amplia oferta de transporte público durante a festa da Rainha do Mar
Resumo de Três Graças de 2 a 7 de fevereiro: trama esquenta com planos perigosos e reviravoltas
A semana da novela das 9, Três Graças, promete fortes emoções com reviravoltas, conflitos e alianças ameaçadas
Resumo de Êta Mundo Melhor! de 2 a 7 de fevereiro: missão de resgate e tensões familiares
Candinho enfrenta Zulma para salvar Samir, enquanto conflitos familiares e decisões difíceis movimentam a trama da novela
Resumo de Coração Acelerado de 2 a 7 de fevereiro: armação, reviravoltas e relacionamentos em crise
Naiane arma contra João Raul, enquanto conflitos pessoais, alianças e decisões difíceis movimentam a novela das sete
Paredão BBB 26: Ana Paula Renault, Brigido e Leandro disputam a permanência
Está formado o terceiro Paredão do BBB 26. Ana Paula Renault, Brigido e Leandro (Boneco) disputam a permanência no reality após uma semana marcada pela dinâmica do Big Fone e decisões estratégicas dentro da casa.
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
O nome foi sugerido ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a informação foi confirmada ao Estadão por fontes próximas a Mello e Haddad
2 de fevereiro: Dia de Iemanjá transforma Rio Vermelho em mar de fé, branco e azul nos 104 anos da celebração
Atabaques, alfazema e rosas marcam festa em Salvador na saudação à Rainha do Mar e mãe de todos orixás
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Decisão repete patamar de janeiro e reflete condições favoráveis de geração de energia no período chuvoso
Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais
Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva