Michelle e Eduardo Bolsonaro são citados em plano golpista, aponta depoimento de Mauro Cid
Segundo o ex-ajudante de ordens, ambos instigavam o presidente a agir para reverter o resultado eleitoral
Lula Marques/Agência Brasil
O depoimento do tenente-coronel Mauro Cid à Polícia Federal revelou que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) integravam a ala mais radical do entorno do então presidente Jair Bolsonaro (PL) após as eleições de 2022. Segundo o ex-ajudante de ordens, ambos instigavam o presidente a agir para reverter o resultado eleitoral.
Depoimento à Polícia Federal e indiciamentos
O depoimento de Mauro Cid ocorreu em agosto de 2023 e mencionou nove dos 40 nomes que seriam posteriormente indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado. A investigação foi concluída em novembro de 2024, com 37 indiciamentos, e, em dezembro, outros três nomes foram incluídos. Apesar das citações, Michelle e Eduardo Bolsonaro não foram indiciados.
A defesa de Jair Bolsonaro criticou os “vazamentos seletivos” e reclamou da falta de acesso à íntegra dos depoimentos de Cid. Neste domingo (26), Michelle ironizou as declarações em uma publicação com áudio de risadas e uma figurinha.
A divisão do entorno de Jair Bolsonaro
De acordo com Mauro Cid, havia três grupos no entorno de Jair Bolsonaro:
- Grupo favorável à desmobilização: defendia o encerramento dos acampamentos de apoiadores. Incluía nomes como Ciro Nogueira, Flávio Bolsonaro, Bruno Bianco e Carlos de Almeida Baptista Júnior.
- Grupo moderado: defendia que Bolsonaro desistisse de ações que poderiam levar a um golpe de Estado. Participavam Marco Antônio Freire Gomes, Paulo Sérgio Nogueira, Estevam Theophilo, Júlio Cesar de Arruda, Paulo Junqueira e Nabhan Garcia.
- Grupo radical: apoiava medidas para reverter o resultado eleitoral, como alegações de fraude. Incluía Michelle, Eduardo Bolsonaro, ex-ministros como Braga Netto, Onyx Lorenzoni, Gilson Machado e Pazuello, além de políticos e militares como Magno Malta e Filipe Martins.
Acusações contra Braga Netto e outros envolvidos
A Polícia Federal apontou Braga Netto como uma figura central no plano golpista. O ex-ministro e candidato a vice em 2022 está em prisão preventiva por obstrução de justiça. Investigações indicam que o plano incluía a prisão de ministros do STF e o assassinato de autoridades como Lula e Geraldo Alckmin. Segundo a PF, Mário Fernandes, em prisão preventiva, liderava o planejamento das execuções.
Outro núcleo articulava desinformação sobre o sistema eleitoral. Entre os envolvidos, estão Valdemar Costa Neto, Denicoli e Paulo Nogueira. Filipe Martins é acusado de criar soluções jurídicas para justificar o golpe, e Garnier teria colocado tropas à disposição.
O que dizem os citados
Eduardo Pazuello negou envolvimento em ruptura institucional. Onyx Lorenzoni e Gilson Machado não responderam. Magno Malta afirmou que suas interações com Bolsonaro incluíam orações e leitura da Bíblia. Heinze e Seif defenderam legalidade em suas ações.
A defesa de Braga Netto chamou Mauro Cid de “mentiroso contumaz”, enquanto a defesa de Mário Fernandes criticou sua prisão preventiva. Valdemar Costa Neto e Filipe Martins negaram as acusações e questionaram a investigação.
Mais Lidas
Política
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Últimas Notícias
Kassab descarta articulação com ACM Neto, mantém Otto no comando do PSD e reafirma apoio a Jerônimo e Lula na Bahia
Presidente nacional do partido nega reuniões políticas, reforça autonomia do diretório baiano e confirma continuidade da aliança com PT no Estado
Governo Lula formaliza envio do acordo Mercosul–União Europeia ao Congresso
Tratado cria maior área de livre comércio do planeta e depende de aval do Legislativo brasileiro
Otto Alencar desmente articulação entre ACM Neto e Kassab, e reafirma apoio a Jerônimo e Lula
Senador recebe apoio do presidente nacional do PSD em meio à saída de Angelo Coronel da legenda
Ivana Bastos homenageia Alan Sanches e sela fidelidade do PSD a Jerônimo e Lula na reabertura dos trabalhos na AL-BA
Presidente da Assembleia rebate especulações sobre debandada, destaca unidade da bancada e reforça autonomia do partido na Bahia
MP do Gás do Povo é aprovada na Câmara com quase unanimidade da bancada da Bahia
Programa amplia alcance do auxílio, garante gratuidade do botijão gratuito e segue para votação no Senado
Tiago Correia avalia ano eleitoral na AL-BA e afirma que crise com Coronel enfraquece base governista e amplia incerteza sobre Geraldo Jr
Líder da oposição afirma que desafio em 2026 será manter produtividade legislativa e critica priorização interna do PT nas articulações políticas
AL-BA: Jerônimo apresenta balanço do governo, destaca investimentos na educação e projeta cenário político
Mensagem ao Legislativo reforça expansão do ensino integral, políticas sociais e peso do calendário eleitoral em 2026
Fies 2026 tem inscrições abertas nesta terça-feira e mais de 7,4 mil vagas na Bahia
Programa oferece mais de 67 mil vagas no primeiro semestre; Bahia concentra mais de 7,4 mil oportunidades
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Sincerão gera brigas, choro e madrugada intensa na casa
Conflitos após a dinâmica expõem fragilidades dos brothers e aumentam a tensão às vésperas do paredão
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Equipe vai enfrentar Costa Rica, Venezuela e México em amistosos internacionais entre fim de fevereiro e início de março