Isabela Suarez defende importância de resgatar tradições culturais da Bahia
Presidente da Fundação Baía Viva organizou procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe
Localizada na Baía de Todos-os-Santos, a Ilha dos Frades foi palco neste mês de uma celebração religiosa e cultural, com uma procissão marítima em homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe.
Organizado por Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva, o evento destacou a importância da santa como padroeira da América Latina e também reforçou o apelo turístico da região. A procissão simbolizou o resgate das tradições culturais e a preservação da identidade local. Em entrevista ao Portal M!, Isabela ressalta que o evento é um culto à rainha das Américas, a padroeira da América Latina.
“Como culto religioso, acho que tem todo um simbolismo e, do ponto de vista turístico, a primeira procissão marítima em homenagem a ela. Eu acho que a gente entra num momento de resgate das tradições, da cultura, da importância das procissões marítimas na Baía de Todos-os-Santos, que, com o tempo, vêm perdendo força. A ideia é que ela não seja única, que ela seja a primeira de muitas outras”.
A intenção é que a procissão marítima se torne uma tradição permanente, contribuindo para a revitalização das celebrações religiosas e culturais na região.
Isabela Suarez destaca o potencial turístico da Bahia
O evento também teve um papel relevante ao destacar o turismo baiano, especialmente a Baía de Todos-os-Santos, como destino de grande valor cultural e histórico.
Isabela Suarez ressaltou que a realização de iniciativas como esta depende do apoio de diversos setores da sociedade para garantir a preservação do patrimônio e o desenvolvimento do turismo local. Ela enfatizou a importância de promover o turismo de forma autêntica e conectada com a história da região.
“Isso não pode sair do radar, principalmente do radar do terceiro setor, das organizações sociais, dos órgãos responsáveis pelo fomento do turismo, da sociedade civil. Nós, como representantes do terceiro setor, estamos aqui nada mais do que exercendo e executando o nosso propósito, que é fortalecer as tradições turísticas, que é trabalhar cada vez mais pela revitalização desse lugar que foi berço do Brasil, porque a Baía de Todos-os-Santos é o berço do Brasil”.
Isabela Suarez acredita que a realização de eventos turísticos e culturais fortalece o estado e permite que as tradições sejam preservadas de maneira sustentável, com o envolvimento de todos os setores da sociedade.
“Isso aqui é uma representação histórica, é apenas uma parte de toda a riqueza histórica que a gente encontra pelo Recôncavo Baiano. Então, acho que a gente está a um grande passo de retomada das tradições, de festejos, de programação de eventos, mas também desse olhar que a gente precisa de recuperar os nossos artifícios históricos, para que o nosso turismo seja mostrado da forma como ele merece: autêntico, original e carregado de história”.
Para Isabela Suarez, colaboração da comunidade local é essencial
A participação da comunidade local é vista como um fator essencial para o sucesso das iniciativas da Fundação Baía Viva, que atua na Ilha dos Frades e arredores há 25 anos. Isabela Suarez destacou que a colaboração das pessoas que vivem na ilha e nas regiões próximas tem sido fundamental para a implementação de ações culturais e turísticas.
“A comunidade da Ilha dos Frades e de todo o entorno é pressuposto básico para o sucesso do trabalho da Fundação Baía Viva. A gente não teria chegado até aqui, 25 anos depois, com todo esse portfólio de ações, se a gente não tivesse o apoio da comunidade”.
Isabela enfatizou a importância de qualificar o turismo local para garantir que as pessoas da comunidade se beneficiem diretamente das iniciativas.
“Existe esse movimento de trazer cada vez mais dignidade para as pessoas que vivem aqui, porque apresentar um turismo qualificado, fazer uma revitalização urbana ambiental, reforçar as suas tradições significa trazer dignidade. O turismo é a vocação natural econômica desse lugar. Reforçar essas tradições, qualificar cada vez mais, faz com que a comunidade toda ganhe”.
Compromisso da Fundação Baía Viva com o futuro
A Fundação Baía Viva segue comprometida com o desenvolvimento da região, trabalhando na promoção do turismo sustentável e na preservação das tradições locais. Para Isabela, com o apoio contínuo de todos os setores da sociedade, a Bahia se tornará um exemplo de como o turismo pode ser uma ferramenta de valorização cultural e desenvolvimento social.
Ela reforça o compromisso da Fundação Baía Viva com o fortalecimento das tradições culturais e turísticas da Baía de Todos-os-Santos.
Confira a entrevista com Isabela Suarez na íntegra:
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Isabela Suarez defende importância de resgatar tradições culturais da Bahia
Artesanato da Bahia reúne sugestões originais para presentear no Natal
Morre Mestre Laurentino, ícone da música paraense, aos 98 anos em Belém
Prefeitura de Salvador abre inscrições para Edital Prêmio Cidade da Música
Últimas Notícias
Governo Jerônimo: entregas, críticas e desafios marcam o segundo ano
Natal dos famosos: celebridades compartilham palavras de amor, fé e união
Aeronave da Embraer cai no Casaquistão com 67 pessoas a bordo; 42 mortos confirmados
Entre as vítimas estão cidadãos do Azerbaijão, Casaquistão, Quirguistão e Rússia
Operação Overclean: vice-prefeito de Lauro de Freitas sai da cadeia com tornozeleira eletrônica
Suspeito de desviar verbas de emendas, Vidigal Cafezeiro teve liberdade provisória concedida com cumprimento de medidas cautelares
Primeiro mandato de Bruno Reis tem saldo de conquistas, com 59% de promessas cumpridas
Prefeito afirmou que a avaliação é 'extremamente positiva', mas reconheceu problemas em transporte e educação
Operação especial do ferry para Natal e Réveillon: tudo que você precisa saber
Ação segue até 6 de janeiro, e é esperado aumento de 5% no fluxo em relação ao mesmo período de 2023
Expediente bancário: saiba o que muda no fim do ano e planeje-se
PIX funciona normalmente no período
Floriano Teixeira: saiba mais sobre o autor da mostra que reinaugura Museu da Misericórdia
Equipamento foi totalmente renovado para preservar sua rica história e significado cultural
Projetos solidários ‘Adote um Leito’ e ‘Adote uma Turma’ atraem empresas
Parcerias mostram impacto social das ações da iniciativa privada
Mostra Brasileira de Foguetes destaca produção de estudantes baianos
Alunos do Colégio Estadual Professor Diomar Silva Brito, em Mirante, no Sudoeste da Bahia , alcançaram reconhecimento nacional
Clima no verão 2025: quente, chuvoso e com menos ondas de calor
Embora as temperaturas permaneçam acima da média histórica, o cenário será menos severo que o do ano passado
Décimo terceiro salário: o que você precisa saber sobre o direito trabalhista
Confira o que fazer, caso não tenha recebido o pagamento integral