Como equilibrar corpo, mente e espírito? Médico dá dicas para melhorar a saúde no fim de ano
Neurologista Ítalo Almeida alerta sobre os riscos de ignorar sinais e reforça a necessidade de hábitos saudáveis
Com a chegada do fim do ano e da alta estação, muitas pessoas passam a se preocupar mais com a aparência e menos com a saúde. Segundo pesquisa desenvolvida pela Saúde do Brasileiro, realizada em 2023, 55% dos brasileiros ignoram os sintomas iniciais de doenças até que tenham uma condição de saúde mais grave.
Em entrevista ao Portal M!, o médico neurologista Ítalo Almeida destacou a importância do autocuidado e de sempre estar atento aos sinais emitidos pelo corpo.
“Às vezes, podemos achar que estamos bem, que não temos do que nos queixar, mesmo sentindo uma dor de cabeça ou uma azia frequente, mas não fomos feitos para sofrer com esses desconfortos. Fomos projetados para nos sentir bem, cheios de vida e de energia. Muitos pacientes minimizam dores de cabeça, nas costas ou no estômago, cansaço e problemas no sistema digestivo, entendendo que são desconfortos que fazem parte da vida adulta, do estresse. Mas esse pensamento é um equívoco”.
O médico explica que as doenças que mais matam no Brasil – as cardíacas e o câncer – podem ser evitadas, desde que cuidemos de nós mesmos com rotinas de nutrição, hidratação, oxigenação, alcalinização e desintoxicação.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,4 anos e, com o aumento da longevidade, os cuidados precisam ser redobrados para quem as pessoas possam viver mais e desfrutar de uma boa saúde e qualidade de vida, mesmo com a idade avançada e as consequentes comorbidades.
“É difícil envelhecer sem saúde e autonomia. A preservação das forças vitais do corpo é base de sustentação da saúde. Alimentação adequada, ingestão de água, prática de atividade física, sono regular e hábitos saudáveis, como meditação e práticas integrativas, aumentam a chance de uma vida longa e produtiva”.
Saúde além do corpo para equilibrar mente e espírito
Segundo Ítalo Almeida, especialista em medicina do estilo de vida, é possível ativar, por meio de escolhas inadequadas, a expressão de genes que podem causar doenças. Ele defende que a saúde e os cuidados físicos precisam ir além do corpo e devem se estender também para a mente.
O médico recomenda que todos incluam, além da alimentação saudável e da atividade física, um hábito de anti-estresse, com terapias que ajudam a desenvolver o relaxamento mental.
“[Existem] muitas terapias consideradas alternativas, que é um nome meio pejorativo, mas que funcionam bastante. Já tem muitos trabalhos científicos com meditação, com Reiki, com barra de access e muitos trabalhos mostrando que funcionam com neurofeedback, neurometria, que melhoram mesmo a nossa saúde mental, promovem relaxamento, a estabilização das ondas cerebrais. Todos eles são muito importantes para fazermos com regularidade”.
Médico alerta que ‘dietas da moda’ são equivocadas
O médico afirma ainda que a grande maioria das dietas das redes socias está completamente equivocadas e algumas delas podem colocar a saúde das pessoas em risco.
“Dietas como a Low Carb, que tem uma taxa de gordura altíssima, que às vezes pode acabar prejudicando o sistema. Mesmo trazendo um resultado estético, pode trazer complicações físicas”.
O neurologista Ítalo Almeida elegeu a dieta do Mediterrâneo como uma das melhores e que tem os melhores efeitos. O modelo de alimentação natural privilegia o consumo de vegetais, frutas, legumes, grãos integrais, azeite de oliva, nozes, sementes, ervas e especiarias, além de peixes ricos em ômega-3.
Ainda segundo o médico, uma espécie de ‘antidoto’ para a grande quantidade de comida que se é consumida no período das festas é focar a alimentação em vegetais, saladas e furtas várias vezes ao dia, pois essas “são as dietas que melhor funcionam”.
Cuidados com corpo, mente e espírito
Almeida afirma que os cuidados com corpo, mente e espirito são fundamentais para manter a saúde neste fim de ano e que a estratégia deve ser mantida ao longo de 2025 e dos próximos anos. Ele acredita que se afastar das redes sociais é importante, pois elas só servem para adoecer a mente, e com a mente adoecida, não há como também cuidar do corpo.
“Acho que para cuidar do corpo, mente e espírito, o melhor que temos a fazer é buscarmos paz, ficarmos em silêncio, mais tempo, mais vezes durante o dia, e ouvirmos o nosso coração. Que direção ele quer tomar, o que é que ele gosta mesmo de fazer, e não escutar tanto as demandas do mercado, a criação de tantas necessidades que, na verdade, não temos. Na maioria das vezes, o nosso coração quer simplicidade, repouso, alegria e harmonia com amigos e parentes”.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
Vacinação de idosos contra Covid-19: saiba como fica calendário anual
Hemoba lança campanha de Natal para incentivar doação de sangue
Butantan solicita registro de vacina contra dengue à Anvisa
Doação de medula óssea aumenta no Brasil: entenda como ser doador
Últimas Notícias
Governo Jerônimo: entregas, críticas e desafios marcam o segundo ano
Ao longo de 2024, gestor foi alvo da oposição, principalmente em relação à segurança pública e a pedidos de empréstimos
Natal dos famosos: celebridades compartilham palavras de amor, fé e união
Redes sociais recebem mensagens emocionantes e reflexivas
Aeronave da Embraer cai no Casaquistão com 67 pessoas a bordo; 42 mortos confirmados
Entre as vítimas estão cidadãos do Azerbaijão, Casaquistão, Quirguistão e Rússia
Operação Overclean: vice-prefeito de Lauro de Freitas sai da cadeia com tornozeleira eletrônica
Suspeito de desviar verbas de emendas, Vidigal Cafezeiro teve liberdade provisória concedida com cumprimento de medidas cautelares
Primeiro mandato de Bruno Reis tem saldo de conquistas, com 59% de promessas cumpridas
Prefeito afirmou que a avaliação é 'extremamente positiva', mas reconheceu problemas em transporte e educação
Operação especial do ferry para Natal e Réveillon: tudo que você precisa saber
Ação segue até 6 de janeiro, e é esperado aumento de 5% no fluxo em relação ao mesmo período de 2023
Expediente bancário: saiba o que muda no fim do ano e planeje-se
PIX funciona normalmente no período
Floriano Teixeira: saiba mais sobre o autor da mostra que reinaugura Museu da Misericórdia
Equipamento foi totalmente renovado para preservar sua rica história e significado cultural
Projetos solidários ‘Adote um Leito’ e ‘Adote uma Turma’ atraem empresas
Parcerias mostram impacto social das ações da iniciativa privada
Mostra Brasileira de Foguetes destaca produção de estudantes baianos
Alunos do Colégio Estadual Professor Diomar Silva Brito, em Mirante, no Sudoeste da Bahia , alcançaram reconhecimento nacional