Zucco lidera oposição e Capitão Alden assume vice-liderança da bancada na Câmara Federal em 2025
Segundo ele, a bancada continuará focada nos interesses do povo brasileiro, garantindo um trabalho coerente
O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) foi anunciado nesta terça-feira (17) como vice-líder da oposição na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a bancada continuará focada nos interesses do povo brasileiro, garantindo um trabalho coerente. “Nosso compromisso será firme e claro: defender nossos princípios e valores, lutar pela nossa liberdade, fazer a defesa intransigente das nossas forças de segurança, lutar por um Brasil mais justo e sem as amarras ideológicas”, declarou o deputado.
Atribuições do Capitão Alden
Antes de assumir a nova função, Alden ocupava o cargo de vice-líder do PL na Câmara. Agora, o parlamentar será responsável por liderar um bloco de 115 deputados de diferentes partidos que integram a oposição. O deputado destacou a importância de evitar projetos do Executivo com “jabutis” — artigos que não estão relacionados diretamente ao tema principal da proposta legislativa.
Alden também enfatizou a parceria com o novo líder da oposição, Luciano Zucco (PL-RS), para estruturar as estratégias da bancada. “Recebi uma nova missão de batalhar como vice-líder da oposição na Câmara em 2025 ao lado do meu irmão Zucco, e ambos sob a direção e orientação do nosso sempre presidente Jair Messias Bolsonaro”, afirmou Alden.
Líderes desempenham papéis importantes
Os líderes e vice-líderes da oposição desempenham papéis cruciais no processo legislativo e na articulação política. Entre as prerrogativas estão a orientação da bancada em votações, indicação de membros para comissões, e participação nos trabalhos dessas comissões, mesmo sem ser integrante. Além disso, podem declarar obstruções regimentais e apresentar destaques em proposições.
Essas funções são complementadas pela atuação no Colégio de Líderes, onde são definidas as pautas de votação no Plenário. “Toda missão dada será cumprida com responsabilidade”, ressaltou Alden ao assumir o novo desafio.
Luciano Zucco liderará oposição
Já nesta quarta-feira (18), a bancada da oposição oficializou Luciano Zucco O(PL-RS) como líder para 2025. O anúncio ocorreu no Salão Verde da Câmara, com a presença de diversos parlamentares, incluindo Nikolas Ferreira (PL-SP), Julia Zanatta (PL-SC), Chris Tonietto (PL-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP).
“O sistema tem que entender que a maioria dos brasileiros vota com a gente. Vocês podem ter certeza que em 2027 não seremos mais oposição, seremos situação”, disse Zucco, reforçando a importância de respeitar os eleitores que apoiam a oposição.
Aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro, Zucco foi presidente da CPI do MST em 2023, que investigou as atividades do movimento no país. Sua liderança na oposição será oficializada em fevereiro de 2025. Zucco, que foi originalmente eleito pelo Republicanos, desfiliou-se do partido em novembro de 2023.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Últimas Notícias
Sílvio Humberto é diplomado para quarto mandato e aponta que debate do PDDU será um dos principais desafios para 2025
Reeleito com 6.904 votos nas eleições deste ano, Sílvio enfatizou o compromisso de seguir atuando na oposição, com muita 'coerência e competência'
Diplomado, Bruno Reis diz estar mais preparado, promete se dedicar e minimiza expectativas por novo secretariado
Ele frisou que nunca escondeu o sonho de ser prefeito e trabalhou muito durante toda a vida.
Marcelo Guimarães Neto é diplomado vereador e ressalta compromisso: ‘Colocar em prática aquilo que defendemos na campanha’
Com 20 anos, Marcelo será o segundo vereador mais jovem na Câmara Municipal de Salvador
Vereadora reeleita, Débora Santana compartilha desafios e planos para nova legislatura: ‘Expectativa é grande’
Em entrevista ao Portal M!, ela revelou seus planos e afirmou estar ansiosa para o novo pleito
Haddad defende qualificação de indicados ao Banco Central e destaca autonomia sob Lula: ‘Nunca interferiu’
Ministro mencionou que as principais instituições financeiras estão apresentando previsões mais favoráveis para a economia
Jorge Araújo é diplomado vereador de Salvador e nega que deixará cargo para ocupar cadeira em Brasília: ‘Tampão de forma alguma’
Jornalista recebeu 36.065 votos nas eleições deste ano e foi o candidato mais votado para a Câmara Municipal de Salvador (CMS)
Prefeito entrega contenção de encosta no bairro de Tancredo Neves no valor de R$ 1 milhão
Intervenção amplia proteção contra deslizamentos e beneficia comunidade local com melhorias na mobilidade
Débora Regis é diplomada prefeita de Lauro de Freitas e projeta desafios no mandato
Durante o evento, ela destacou o início de uma nova trajetória para o município.
Luiz Caetano é diplomado prefeito de Camaçari e promete foco na saúde e união em sua gestão
Vice-prefeita Pastora Déa (PSB) e os 23 vereadores também foram oficializados
Vixe: Roma, carta na manga pra 2026 e 2028. Otto Filho quer o Senado. A reforma de Bruno e o descontentamento do PP. E a mudança tímida de Jerônimo
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira' nos bastidores