Luiz Caetano é diplomado prefeito de Camaçari e promete foco na saúde e união em sua gestão
Vice-prefeita Pastora Déa (PSB) e os 23 vereadores também foram oficializados

Na quarta-feira (18), Luiz Caetano (PT) foi diplomado prefeito de Camaçari pela Justiça Eleitoral. A cerimônia também oficializou a vice-prefeita eleita, Pastora Déa (PSB), e os 23 vereadores escolhidos para a legislatura 2025-2028. Caetano retorna ao cargo para liderar o município pela quarta vez.
Em discurso, Caetano destacou a relevância econômica de Camaçari para a Bahia, mencionando o Polo Industrial Misto da cidade. “Camaçari é uma cidade grande, que abriga o maior polo industrial misto da América Latina. É preciso dar as mãos para melhorar a vida do nosso povo e trazer qualidade de vida a nossa gente”, afirmou.
Ele também prometeu conduzir uma gestão focada no diálogo com todos os setores. “Nossa cidade precisa de união, fé e trabalho. Farei um governo com respeito a todos, sem olhar cor partidária”, acrescentou o prefeito diplomado.
Parcerias de Caetano com governos estadual e federal
Luiz Caetano anunciou que buscará parcerias com o governador Jerônimo Rodrigues e o presidente Lula, além de aliados políticos. Ele ressaltou a importância de união para o funcionamento pleno dos serviços públicos. “Esse é o chamado que eu faço como líder da nossa cidade, que a gente dê as mãos por Camaçari”, declarou.
No segundo turno das eleições, realizado no domingo (27), Caetano foi eleito com 50,92% dos votos válidos. Ele disputou a prefeitura com Flávio Matos, do União Brasil, que recebeu 49,08% dos votos. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicaram 158.350 votos válidos, além de 5.143 votos nulos (3,11%) e 1.954 em branco (1,18%).
A nova gestão de Caetano será compartilhada com a vice-prefeita Pastora Déa. A eleição ocorreu sob a “Coligação da Mudança”, composta por partidos como Avante, PSB, PSD, Solidariedade, Podemos e federações lideradas pelo PT.
Câmara Municipal
Luiz Caetano enfrentará desafios na Câmara Municipal, onde apenas 9 dos 23 vereadores eleitos integram sua base aliada. Os outros 14 parlamentares foram eleitos por grupos que apoiam seu oponente Flávio.
Ao longo de sua trajetória política, Caetano já governou Camaçari em três ocasiões: entre 1985 e 1988, e depois em dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012. Agora, retorna ao comando para o mandato 2025-2028.
No discurso após o resultado, o prefeito eleito garantiu prioridade na saúde pública e qualidade nos serviços municipais. “A prioridade nossa é botar os serviços públicos para funcionar. Vamos iniciar pela saúde pública. Tratar bem o nosso povo, acolher a nossa gente e trazer saúde pública humanizada”, afirmou.
Diplomação em Salvador
A diplomação do prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), reeleito ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), e dos 43 vereadores da Câmara Municipal de Salvador (CMS) acontecerá nesta quarta-feira (18). De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a solenidade está marcada para às 17 horas, no teatro Sesc Casa do Comércio, no bairro Pituba.
A cerimônia de diplomação é organizada pela junta eleitoral do município, responsável por habilitar ao exercício do mandato dos candidatos eleitos. Na Câmara, 26 dos 43 vereadores eleitos renovaram o seu mandato. Aqueles que possuem registro indeferido ou em fase de julgamento (Sub Judice) não podem ser diplomados. Na capital baiana, todos os eleitos estão regulares.
A posse do prefeito, vice-prefeita e dos 43 vereadores, no entanto, será somente no dia 1º de janeiro, às 14h30, com a leitura da mensagem do prefeito no plenário da CMS. Já a eleição da mesa-diretora da Casa Legislativa ocorrerá no dia 2, às 9 horas.
Mais Lidas
Política
Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Bolsonaro articula com senadores para impedir indicação de Lula ao STM
Últimas Notícias

Hupes-UFBA promove semana de conscientização sobre higiene do sono

Bruno Reis entrega escola reformada e amplia vagas em São Caetano

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro
Cerca de 1,7 milhão de profissionais com carteira assinada, que recebem até dois salários mínimos, podem sacar benefício referente PIS/Pasep

Mercado financeiro revisa previsões de crescimento e inflação para 2025
Expectativas do PIB e inflação são ajustadas para baixo, e nova expectativa é que dólar encerre 2025 cotada a R$ 5,98

Seap transfere detentos de alta periculosidade do Conjunto Penal de Itabuna para Barreiras
Ação faz parte da megaoperação 'Soberania Cacaueira', deflagrada nesta segunda-feira (17), na região

Odontomóvel leva atendimento gratuito para estudantes da Bahia
Iniciativa do Governo do Estado atenderá, até final do ano, cerca de 150 mil alunos em mais de 100 municípios

Governo Lula prioriza PEC da segurança, isenção do IR e novo consignado
Medidas podem beneficiar milhões de brasileiros e estão no foco do Congresso, segundo ministra das Relações Institucionais

Capitão Alden cobra João Roma por definição de alianças para eleições 2026 na Bahia
Deputado federal critica aproximação com ACM Neto e defende candidatura própria ao Palácio de Ondina no próximo ano

Declaração do IR 2025 já pode ser enviada; confira novidades e prazos
Formulário pré-preenchido estará disponível a partir de abril

Resumo BBB 25 de domingo (16/3): Após paredão, Aline confronta Eva e Renata e Guilherme critica gêmeos
Quem você quer que saia da casa mais vigiada do Brasil: Gracyanne Barbosa, Daniele Hypólito ou Eva? Vote na enquete do Portal M!

Lula visita Japão e Vietnã para ampliar relações comerciais e diplomáticas
Presidente busca abrir mercado japonês para carne bovina e consolidar parceria estratégica com Vietnã

Bahia vence Vitória e fica perto do título do Baianão 2025
Com resultado, Tricolor pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir título estadual de 2025 no domingo (23)