Prefeito defende permanência de Elmar no UB e minimiza aproximação com governo Lula
Segundo rumores, Elmar avalia possibilidade de trocar de legenda e ir para base aliada do atual presidente com vistas para 2026
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), comentou, nesta segunda-feira (2), sobre as especulações envolvendo a possível saída do deputado federal Elmar Nascimento, atual líder da legenda na Câmara, para um partido alinhado ao governo Lula (PT). O chefe do Executivo municipal ressaltou, em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, sua parceria com o correligionário e reafirmou o papel do parlamentar como peça importante na oposição ao governo federal.
“Elmar é um parceiro, um amigo. Estamos há tanto tempo na oposição aqui resistindo. Tenho escutado dele que deseja permanecer fazendo o bom combate, sempre colocando os interesses da Bahia acima das questões partidárias. Ninguém sabe qual será o cenário político de 2026, mas hoje ele segue ao nosso lado”, afirmou o prefeito, durante a entrega da Comenda Dois de Julho ao procurador-chefe de Justiça da Bahia, Pedro Maia, na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA).
Nos bastidores, Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Câmara dos Deputados, avalia a possibilidade de trocar de legenda, buscando maior proximidade com o governo Lula. A mudança poderia abrir caminho para que o parlamentar ocupe um Ministério, algo que tentou no início do atual mandato presidencial, mas que foi bloqueado por lideranças petistas na Bahia, como o ex-governador Rui Costa, ministro da Casa Civil.
Recentemente, Elmar se reuniu com aliados políticos, incluindo os deputados estaduais baianos Marcinho Oliveira (União Brasil) e Pancadinha (Solidariedade), para discutir os desdobramentos das últimas eleições de outubro. No entanto, o encontro provocou a especulação de que o tema na verdade teria sido a possível transição para o governo Lula.
Logo após a reunião flagrada em Salvador, o senador Jaques Wagner (PT) afirmou, nesta última sexta-feira (29), que Elmar seria bem-vindo caso decida se aliar ao governo do presidente Lula e ao governador Jerônimo Rodrigues. O deputado federal tem se sentido marginalizado após a derrota na disputa pela presidência da Câmara e vem demonstrando sinais de que pode deixar o União Brasil, que tem como vice-presidente nacional ACM Neto, antigo aliado e ex-prefeito de Salvador.
“Acho que sempre será bem-vindo alguém que tem uma trajetória política. O grupo existe porque a gente agrega pessoas, e não espalha pessoas. Se Elmar tiver essa disposição, inclusive de alinhar aqui no estado, eu pessoalmente acho positivo”, disse o senador.
Apoio em 2026
Ainda em entrevista ao Portal M!, Bruno Reis minimizou também as especulações sobre um apoio do União Brasil à reeleição de Lula em 2026. Assim como na última semana, ele voltou a defender a pré-candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (UB).
“Hoje temos o nome do governador Ronaldo Caiado, que é, sem dúvida, o melhor governador do Brasil. Vamos trabalhar para viabilizar as condições e unificar a oposição em torno de uma candidatura forte e consistente”, ressaltou o prefeito.
Segundo o prefeito, as movimentações políticas atuais buscam governabilidade no Congresso, mas que decisões partidárias mais significativas só devem ocorrer no ano eleitoral. “A governabilidade agora não é garantia de alianças em 2026. Quando o momento chegar, o União Brasil tomará sua decisão”, concluiu.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Jerônimo Rodrigues promete primeiros nomes do novo secretariado até sexta
CPI da Venda de Sentenças empaca na Câmara, apesar de apoio de 108 deputados
Últimas Notícias
Fundação Casa de Jorge Amado reabre com nova estrutura e programação cultural
Arena Fonte Nova apresenta novo código de ética e conduta; entenda
Documento foi desenvolvido com o objetivo de estabelecer princípios, normas e valores que orientam a atuação ética e íntegra de todos os integrantes da organização
Vestidos de vermelho e branco, milhares de fiéis celebram Iansã e Santa Bárbara no Pelourinho; veja fotos
Celebração abre o calendário de festas populares religiosas da Bahia
‘A Menina que Queria Voar’ fortalece cinema baiano ao estrear em festivais de Brasília
Produção será exibida no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, nos dias 6 e 7 de dezembro
Jessica Senra pega público de surpresa ao anunciar saída do Bahia Meio Dia após 6 anos
Jornalista chegou à TV Bahia em 2018, assumindo inicialmente como única apresentadora do BMD
Projeto da reforma tributária avança no Senado: leitura é marcada para segunda na CCJ
Previsão é que proposta seja votada em reunião da próxima quarta-feira
Vixe! A incógnita nas mudanças do secretariado de Bruno. Jerônimo recua sobre candidatura de auxiliares. A grosseria de Rosemberg a Wagner e a pressão de Rui
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor 'como a roda gira'nos bastidores
Muniz aguarda definição do secretariado de Bruno Reis para definir Mesa Diretora da Câmara
Eleição para presidência da Casa serão realizadas no dia 2 de janeiro; tucano já tem apoio de 40 dos 43 vereadores
Galeria Mercado e Casa das Histórias ampliam horários e prorrogam ingresso único para alta temporada
Desde inauguração em janeiro deste ano, espaços geridos pela Prefeitura de Salvador em parceria com a OEI já receberam mais de 230 mil visitantes
Operação Verão é lançada em Salvador com reforço na segurança e investimento de R$ 30 milhões
Segundo Marcelo Werner, novos equipamentos atenderão tanto Salvador quanto o interior, priorizando áreas como Chapada, Extremo-sul e Baixo-sul
Governador abre portas para Elmar Nascimento: ‘ninguém rejeita apoio’
Declaração foi dada nesta quarta-feira, durante lançamento da Operação Verão, na orla de Salvador