O Parque Social promove nesta segunda-feira (30), às 13h30, a aula magna para os 600 novos Jovens Aprendizes Empreendedores, na área verde do Parque da Cidade (Itaigara). Foram selecionados adolescentes entre 14 e 21 anos, residentes em Salvador, para a formação teórica e prática na função de auxiliar de escritório, de setembro de 2024 a janeiro de 2026.
O projeto é uma iniciativa do Parque Social, em parceria com a prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge). Na sede do Parque, os participantes desenvolvem competências profissionais e pessoais.
Após essa etapa, serão alocados em órgãos da administração pública municipal para a formação prática, permitindo que apliquem o conhecimento adquirido em um ambiente real de trabalho.
A diretora-geral do Parque Social, Sandra Paranhos, destaca o compromisso da instituição com a formação dos participantes. “O Parque Social acredita no potencial de cada jovem para construir um futuro melhor. Com o projeto Jovem Aprendiz Empreendedor, nosso objetivo é oferecer as ferramentas necessárias para que eles ingressem no mercado de trabalho e também desenvolvam habilidades empreendedoras”, explica.
Durante todo o processo de aprendizagem, os jovens retornam à sede do Parque Social uma vez por semana para a formação teórica continuada. Nos outros quatro dias da semana, eles desenvolvem atividades práticas nos órgãos municipais.
A carga horária total da formação é de 1.280 horas, e o jovem recebe bolsa-auxílio de meio salário mínimo vigente. Desde 2013, o Jovem Aprendiz Empreendedor já formou 1,7 mil jovens, possibilitando estarem qualificados para inserção no mercado de trabalho.
“O projeto é um exemplo de como a parceria entre o setor público e o terceiro setor pode gerar resultados significativos, formando cidadãos conscientes, incentivando o aprendizado contínuo, a inovação e para que sejam agentes de transformação”, enfatiza Sandra Paranhos.
Leia também:
Caged aponta Salvador na liderança da geração de empregos no Norte-Nordeste