Lula prevê economia crescendo acima de 3% e cobra programa para saneamento básico no Brasil
Presidente citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou, nesta terça-feira (26), a expectativa de crescimento da economia brasileira acima de 3% neste ano. Durante a abertura do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic), em Brasília, Lula citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção.
“Estamos vivendo uma situação boa com a inflação controlada, com a economia crescendo acima das previsões”, afirmou o presidente. Ele lembrou que previsões iniciais apontavam para um crescimento bem menor: “Vocês lembram dos especialistas na televisão: ‘A economia vai crescer só 0,8%’. Cresceu 3%. ‘A economia vai crescer 1%.’ Vai crescer 3% ou um pouco mais de 3%.”
Segundo Lula, há avanços em diversas frentes econômicas: “O mundo desenvolvido não é aquele em que poucos têm muito dinheiro e muitos não têm nada. É aquele em que muitos têm pelo menos um pouco”, disse.
Programa de construção de banheiros
Ainda durante o evento, Lula pediu ao ministro das Cidades, Jader Filho, que desenvolva um programa nacional de construção de banheiros, direcionado à população que ainda vive sem saneamento básico adequado. O presidente destacou a importância da medida, referindo-se a ela como “decência e respeito”.
“Eu morei em uma casa em que moravam 27 pessoas. Era uma casa que tinha um banheiro só, não tinha descarga, não tinha chuveiro Eu sei o que é uma pessoa ter um banheiro, banheiro é a coisa mais simples. E como pode ter 4 milhões de pessoas sem banheiro? Eu falei para o Jader Filho, ministro das Cidades: pode preparar um programa, porque nós vamos fazer os banheiros que as pessoas precisam”, afirmou.
Lula antecipou possíveis críticas sobre o orçamento e rebateu: “Depois, não venha a Fazenda dizer: ‘Isso é gasto’. Não é gasto, é decência, é respeito. Eu vi na televisão as pessoas indo para o mato, sem lugar para tomar banho”. O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, estava na plateia.
Reformulação no Minha Casa, Minha Vida
O presidente também comentou sobre projetos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Ele mencionou a necessidade de ajustes em um projeto de 3 mil moradias em um estado não especificado. “Não é possível fazer 3 mil casas sem acesso à cultura. Isso vira uma balbúrdia. Temos que chamar os empresários, a Caixa, o governador e rediscutir o projeto para fazer algo decente”, declarou.
Lula destacou o papel do setor privado no sucesso do programa habitacional e afirmou que o governo pode ser o indutor, “mas o construtor é quem sabe construir. Se não fosse a compreensão empresarial, não teríamos o sucesso do Minha Casa, Minha Vida”. Ele também garantiu que não faltará crédito para construção de habitações no país.
Burocracia e denuncismo
Lula criticou o excesso de burocracia e o que chamou de “denuncismo” no Brasil, apontando obstáculos para a execução de projetos, tanto no governo quanto no setor empresarial.
“É um verdadeiro inferno fazer as coisas andarem. Tem toda uma burocracia para vencer barreiras, fazer canteiro e obter licenciamento”, disse.
Segundo ele, a competitividade em licitações também é afetada por denúncias: “O primeiro empresário que entra com processo em uma licitação é sempre o que perdeu”, concluiu.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Alckmin promete boa notícia sobre redução de despesas ainda nesta semana
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Últimas Notícias
Alckmin promete boa notícia sobre redução de despesas ainda nesta semana
Abase repudia Carrefour, controladora do Atacadão, por decisão de barrar carne brasileira
Bahia é um dos principais estados produtores de bovinos do país
PF: Bolsonaro teve pleno conhecimento e atuou de forma ‘direta e efetiva’ para tentar golpe
Golpe não ocorreu por fatores externos à vontade do ex-presidente
Plano de compra de novo avião presidencial é adiado por ajustes fiscais
Desde que o avião oficial, o VC-1 Airbus A319CJ, conhecido como 'Aerolula', apresentou falhas técnicas em outubro deste ano, o governo considerava acelerar a compra de uma nova aeronave
Codesal anuncia alerta nível máximo de atenção após fortes chuvas em Salvador
Órgão anunciou ainda o acionamento das sirenes nas comunidades da Baixa do Cacau e do Bom Juá, em função das fortes chuvas.
Lira diz que ainda não foi procurado para conhecer pacote de cortes do governo
Presidente da Câmara dos Deputados ressaltou urgência do tema
Ivana Bastos diz que mantém candidatura à presidência da AL-BA e explica: ‘Caso Adolfo consiga se viabilizar judicialmente, eu apoio’
Ao Portal M!, a deputada enfatizou ser o momento da AL-BA ter a primeira mulher presidente
Autor de ataque ao STF pretendia destruir estátua e atingir ministros, diz laudo da PF
Na avaliação dos peritos, Francisco Wanderley Luiz não via sua morte como um ato isolado, mas como parte de uma sequência de eventos
Moraes envia à PGR relatório sobre Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe
Apesar do movimento, ministro do STF manteve sigilo sobre delação de Mauro Cid
Anatel libera sinal de 5G para todos os municípios brasileiros
Processo começou por cidades maiores e avançou para municípios menores. Na Bahia, por exemplo, 190 localidades foram incluídas na etapa final de instalação dos filtros
Lula prevê economia crescendo acima de 3% e cobra programa para saneamento básico no Brasil
Presidente citou a inflação controlada e o aumento da massa salarial como fatores que sustentam sua projeção