Lula abre Cúpula do G20 no Rio e critica gastos militares em meio à fome global
Em seu discurso, presidente disse que ‘fenômenos climáticos mostram efeitos devastadores em todos cantos do planeta’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez a abertura oficial, por volta das 11 horas desta segunda-feira (18), do 1º dia da Cúpula de Líderes do G20, no Rio de Janeiro. Em seu discurso, fez críticas ao financiamento da guerra em detrimento do combate à fome e chamou atenção que “os fenômenos climáticos mostram os efeitos devastadores em todos os cantos do planeta”.
O encontro do grupo reúne as 19 principais economias do mundo, com a União Europeia e a União Africana, onde debaterão inúmeros temas e produzirão um documento chamado de ‘Declaração Final’.
“É muito importante o que vamos decidir aqui, e eu tenho certeza de que se assumirmos a responsabilidade no combate à pobreza, podemos ter sucesso em pouco tempo. Constato com tristeza que o mundo está pior: Temos o maior número de conflitos armados desde a 2ª Guerra Mundial e a maior quantidade de deslocamentos forçados já registrada”, disse o presidente.
Lula continuou suas críticas citando que hoje, no mundo, há cerca de 733 milhões de pessoas ainda subnutridas, e afirmou que esse índice é um absurdo, diante da produção de 6 bilhões de toneladas de alimentos que é feita por ano. Segundo o petista, países desenvolvidos gastam US$ 2,4 trilhões em assuntos militares, enquanto há pessoas passando fome. Ainda em seu discurso, o petista citou que membros do G20 representam 85% dos US$ 110 trilhões do PIB mundial e é dever do grupo buscar o fim da fome no mundo.
“A fome e a pobreza não são resultado da escassez ou de fenômenos naturais. A fome, como dizia o cientista e geógrafo brasileiro Josué de Castro, “a fome é a expressão biológica dos males sociais”. É produto de decisões políticas, que perpetuam a exclusão de grande parte da humanidade. Compete aos que estão aqui em volta desta mesa a inadiável tarefa de acabar com essa chaga que envergonha a humanidade”, criticou o petista.
O presidente brasileiro lembrou ainda que em 2014, o Brasil saiu do Mapa da Fome Mundial, mas que devido ao contexto pandêmico e social de 2020 e 2021, retornou em 2022. No entanto, Lula prometeu tirar o país do Mapa até 2026, e com o apoio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, poderão fazer muito mais por todos os países que fazem parte da lista.
Chegada das lideranças a Cúpula
As lideranças mundiais convidadas para o encontro do G20 se reuniram no Museu de Arte Moderna (MAM), na região central do Rio, onde o presidente Lula, acompanhado da primeira-dama, Janja da Silva, recepcionaram nomes como o presidente Joe Biden (EUA), Xi Jinping (China), Javier Mieli (Argentina), Emmanuel Macron (França), Recep Tayyip Erdogan (Turquia) e Cyril Ramaphosa (África do Sul).
Também marcaram presença os primeiros-ministros Olaf Scholz (Alemanha), Giorgia Meloni (Itália), Shigeru Ishiba (Japão), Justin Trudeau (Canadá), Keir Starmer (Reino Unido) e Narendra Modi (Índia). Os presidentes Luis Arce (Bolívia), Gabriel Boric (Chile), Gustavo Petro (Colômbia) e Santiago Peña (Paraguai) são alguns dos países convidados para o encontro deste ano.
Entre as faltas está a do presidente russo, Vladimir Putin, que em seu lugar mandou o ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov. Putin está sob ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), motivada por acusações de crime de guerra na Ucrânia. O Brasil é um dos fundadores do TPI, enquanto a Rússia é uma das fundadoras do G20, por isso foi oficialmente convidada para o encontro.
A chegada das lideranças deveria acontecer a partir das 9 horas, enquanto o início das reuniões estava marcado para as 10h, mas o protocolo de recepção acabou durando quase 2 horas, o que atrasou o começo do trabalho do grupo. Devido a questões de segurança das comitivas, houve interdições em vias importantes do Rio de Janeiro, como as pistas expressas do Aterro do Flamengo, que ligam a zona sul ao MAM.
O aeroporto Santos Dumont, a 500 metros do MAM, interrompeu as operações de pouso e decolagem. Além disso, cinco estações de metrô, no Centro e na zona Sul, estão fechadas das 8h às 19 horas. Para reduzir o movimento, a Prefeitura decretou feriado nos dois dias da Cúpula do G20.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Vereador Luiz Carlos e amigos se mobilizam para doação de sangue no Hemoba
STF arquiva queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra deputada Erika Hilton
Defesa de Daniel Silveira contesta nova prisão determinada por Moraes
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Últimas Notícias
Hospital Santa Izabel recebe certificação internacional pioneira em teranóstica
Moraes mantém prisão de generais acusados de participação em plano golpista
Sobe para oito número de mortos em desabamento de ponte que liga Maranhão e Tocantins
Também foram encontrados um caminhão carregado de ácido sulfúrico, uma moto e uma caminhonete
Curto Circuito das Artes agita verão de Salvador com 57 apresentações gratuitas
Festival cultural traz espetáculos de música, teatro, dança e circo entre janeiro e fevereiro de 2025
Adolfo Menezes diz que reeleição no comando da Assembleia Legislativa ‘não está garantida’
Adolfo também deu as boas-vindas aos novos deputados que assumirão suas cadeiras em 2025: Paulo Câmara (PSDB) e Jusmari Oliveira (PSD)
Alan Sanches critica silêncio de Jerônimo sobre trabalho análogo à escravidão em obras da BYD: ‘Se esconde’
Deputado frisou a discrepância entre os objetivos divulgados e os fatos constatados pela fiscalização
Reajustes salariais em novembro registram menor ganho real de 2024
Alta da inflação pressiona negociações e reduz reajustes acima do INPC no penúltimo mês do ano
Segurança Pública define estratégias para a Lavagem do Bonfim 2025
Esquema de segurança contará com ações integradas entre órgãos estaduais e municipais para garantir tranquilidade no evento religioso
Vereador Luiz Carlos e amigos se mobilizam para doação de sangue no Hemoba
Ação solidária acontece na próxima sexta-feira, em Salvador
STF arquiva queixa-crime de Michelle Bolsonaro contra deputada Erika Hilton
O Supremo Tribunal Federal manteve a decisão de rejeição da ação movida por Michelle Bolsonaro, com base na imunidade parlamentar
IPC-S acelera em Salvador e outras três capitais em dezembro
Índice de Preços ao Consumidor - Semanal de dezembro acelera para 0,17%, com altas em passagens aéreas e carnes
Defesa de Daniel Silveira contesta nova prisão determinada por Moraes
Advogados alegam que descumprimento da ordem foi devido à emergência médica e pedem reconsideração da prisão