Diante da forte chuva, Prefeitura de Salvador adia entrega de academia ao ar livre em Narandiba
14ª unidade de musculação da capital baiana custou cerca de R$ 1,5 milhão, segundo gestores
Em decorrência da forte chuva que chegou à capital baiana na manhã desta segunda-feira (11) e deve durar pelos próximos três dias, a Prefeitura de Salvador decidiu adiar a entrega da 14ª academia ao ar livre. Além da unidade de musculação que seria inaugurada no bairro de Narandiba, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) também assinaria a ordem de serviço para a construção de um novo camelódromo no local.
Conforme o diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo, o tempo chuvoso acontece por conta da atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), frente fria que também deve chegar aos municípios do interior baiano. Ainda assim, em contato com gestores responsáveis pelo acabamento da 14ª Academia Salvador, o Portal M! conseguiu informações sobre a infraestrutura da nova unidade.
Segundo o secretário da Sempre, Júnior Magalhães, as 13 unidades de musculação ao ar livre já inauguradas chegaram a contar com 15 mil pessoas para realizar as atividades física. Além disso, os dados da pasta dizem que 150 mil check-ins já foram efetuados, em academias trazem profissionais especializados e estagiários na área de educação física.
“Um diferencial nosso para outras academias que existem no Brasil, é que além da musculação nós trouxemos outras atividades também. Nós temos aula de Boxe, aula de Kickboxing, temos o primeiro CrossFit público do Brasil, aula de Zumba, aula de Yoga. Ou seja, são aulas que, de fato, tem uma grande integração com a comunidade e que impacta, não tenho dúvida disso, na qualidade de vida da população”, destacou.
Além de Narandiba, outras 13 localidades possuem academias ao ar livre. São elas: Amaralina, São Caetano, Largo do Tanque, Barros Reis, Bonfim, São Tomé de Paripe, Itapuã, Dique do Tororó, Cajazeiras, Mané Dendê, Imbuí, Boca do Rio e Calabar.
“Nós temos hoje um número de 80% da população que entraram nas academias e nunca tinham feito uma aula de musculação. Então, assim, eu fico muito feliz e orgulhoso, porque a gente está democratizando também o acesso ao esporte e à iniciação esportiva. Além do mais, nós estamos entregando hoje um caminhão da musculação. Esse caminhão irá percorrer a cidade de Salvador, levando atividades físicas por toda a cidade, principalmente naquelas áreas ainda onde não tem academia de musculação”, declarou Júnior Magalhães.
Ainda em entrevista ao Portal M!, o secretário contou que a ideia de aderir às academias ao ar livre começou a ser pensado durante sua visita à Florianópolis. Porém, para Júnior Magalhães, a estrutura de Salvador é ainda superior do que as espalhadas pelo Brasil.
“Nós temos, na verdade, um contrato com a empresa. Além do contrato das instalações dos equipamentos, a empresa também é responsável pela manutenção dos equipamentos, pela limpeza dos equipamentos. São equipamentos todos de aço inox, também preparados para áreas salitrosas. O que demonstra, de fato, a qualidade do projeto e a importância da busca da comunidade”, concluiu.
Camelódromo de Narandiba
Mesmo com a forte chuva que não permitiu a assinatura da ordem de serviço para o novo camelódromo de Narandiba, o secretário municipal de Ordem Pública, Alexandre Tinôco, frisou que a obra integra o projeto de organização do comércio informal. Segundo o gestor, o investimento acontece de forma conjunta com a Desal, em aplicação de cerca de R$ 1,5 milhão, tendo o objetivo de proporcionar maior conforto e segurança para comerciantes e consumidores.
A construção do camelódromo de Narandiba faz parte de um amplo projeto da Prefeitura de Salvador, que já entregou 15 camelódromos nos últimos 3 anos e meio e tem outros quatro em andamento em bairros como Calabetão, Tancredo Neves e Pau da Lima. Projetos adicionais para as feiras do IAPI, Engomadeira, Porto das Sardinhas e Pirajá também estão em desenvolvimento para fortalecer a infraestrutura das feiras e mercados da cidade, com boxes fechados, cobertura isotérmica e instalações de água e luz individualizadas.
“Seguramente, passamos de 20 equipamentos entregues em toda a nossa cidade, grandes estruturas, com feiras, mercados, camelódromos. Tivemos a grande recuperação do Mercado Modelo que se tornou muito mais moderno, mais bonito e atrativo para o morador de Salvador e para o turista”, acrescentou.
Ainda segundo o secretário, novas obras serão entregues em breve. “A gente tem algumas coisas em andamento. Estamos trabalhando em Valéria, também no Porto das Sardinhas. Vamos iniciar também no bairro de Plataforma. Enfim, são várias obras em toda a cidade. Como o prefeito costuma dizer, os 171 bairros do Salvador tem obras da prefeitura acontecendo, trabalhando para trazer muito mais comodidade a todos soteropolitanos”, finalizou.
Mais Lidas
Cidade baiana receberá novo campus de universidade federal; saiba qual
Carnaval 2025: curso gratuito capacita blocos culturais para garantir apoio
Cidades
Desaparecimento de avião na Amazônia: FAB e bombeiros intensificam buscas
Jovem é baleada durante abordagem da PRF no Rio de Janeiro
Expediente bancário: saiba o que muda no fim do ano e planeje-se
Projetos solidários ‘Adote um Leito’ e ‘Adote uma Turma’ atraem empresas
Mostra Brasileira de Foguetes destaca produção de estudantes baianos
Clima no verão 2025: quente, chuvoso e com menos ondas de calor
Últimas Notícias
Combate ao racismo: estudo revela desigualdades regionais e escassez de recursos
Pesquisa revela necessidade de integração entre secretarias para ampliar resultados
Economia brasileira tem crescimento revisado para 3,49% em 2024, aponta Boletim Focus
No acumulado de janeiro a setembro, o PIB registra alta de 3,3%
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Advogados alegam falta de provas concretas, questionam depoimentos de Mauro Cid e pedem medidas cautelares em substituição à prisão preventiva
Ludmilla sofre derrota em processo por injúria racial e afirma: ‘Jamais desistirei dessa luta’
Por meio das redes sociais, a cantora revelou que vai recorrer da decisão judicial que inocentou o apresentador 'Marcão do Povo'
Desaparecimento de avião na Amazônia: FAB e bombeiros intensificam buscas
Aeronave com quatro pessoas a bordo desapareceu em Manicoré; buscas seguem com helicópteros e cães farejadores
Malu Barbosa presta homenagem emocionante a Preta Gil com mensagem de Natal
Empresária compartilha reflexão sobre amizade e apoio durante tratamento contra o câncer
Moraes diz Daniel Silveira mentiu e omitiu informações durante audiência e mantém prisão
Ex-deputado violou regras de liberdade condicional e omitiu informações em audiência
Polícia investiga bolo suspeito após três mortes e duas internações em Torres, no Rio Grande do Sul
Autoridades apuram se houve intoxicação alimentar ou envenenamento no preparo do bolo
Jovem é baleada durante abordagem da PRF no Rio de Janeiro
Família seguia para festa de Natal quando foi alvo de disparos por agentes
Queda de ponte no Tocantins: PF usa drones subaquáticos e investiga responsabilidades
Operação busca localizar vítimas, analisar causas do acidente e garantir segurança ambiental