Novembro negro: Exposição explora protagonismo de mulheres negras no Brasil
Mostra ‘Dona Fulô e outras joias negras’ fica em cartaz até 16 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea, em Salvador
A exposição “Dona Fulô e outras joias negras” teve abertura nesta quarta-feira (6), com a batida feminina da Banda Didá e a presença de integrantes da Irmandade da Boa Morte. A mostra, que fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), no bairro da Graça, em Salvador, explora o protagonismo de mulheres negras responsáveis por desenvolver a “economia da liberdade” em pleno Brasil Colônia.
A exibição acontece de terça-feira a domingo, das 10h às 20h, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (Secult), e do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), marcou presença no dia de estreia e exaltou a história da soteropolitana Florinda, a Dona Fulô.
“Espero que até meados de fevereiro, os estudantes, a juventude, frequentem essa exposição, estude sobre ela, porque não se limita a história de uma mulher simplesmente, mas é uma história de uma mulher que carrega muita coisa que a gente pode tirar como lição”, destacou.
Ainda no dia de abertura da exposição, o livro “Florindas” foi lançado. A obra amplia o contexto histórico-cultural das peças exibidas e narra a trajetória das mulheres que as possuíram.
Para a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, que também esteve presenta na estreia da mostra, o objetivo principal é honrar a história das mulheres e os seus marcos pelo país. “É muito mais que uma celebração estética e cultural. Ouso dizer que é um ato de resistência, resgate e afirmação da memória negra, principalmente da mulher negra, em uma sociedade que, por tanto tempo, tentou silenciar e tornar invisível suas histórias, suas lutas e suas conquistas”, disse.
A exposição “Dona Fulô e outras joias negras” faz parte da programação do Grupo de Trabalho de Cultura do G20 em Salvador. A exibição traz um acervo composto por joias, fotografias, roupas e objetos de decoração dos costumes da época.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, falou sobre a importância de contar essa história, principalmente com a programação do Novembro Negro. “Essa exposição vem como se fosse um brinde para esse momento, que traz aí também uma história de reparação pela força e pelo significado, pelo simbolismo da história das mulheres negras. Vem fortalecer a cultura do Brasil, especialmente nesse momento do Novembro Negro”, pontuou Margareth.
O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, também ressaltou a relevância da mostra. “Isso é algo que precisa ser visto, ser discutido, uma história que precisa ser contada, cada vez mais. Então, essa exposição cumpre um papel importantíssimo para a cultura como um todo, mas essa de uma forma muito especial vem para enriquecer mais a nossa cultura”, finalizou.
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Artesanato da Bahia reúne sugestões originais para presentear no Natal
Morre Mestre Laurentino, ícone da música paraense, aos 98 anos em Belém
Prefeitura de Salvador abre inscrições para Edital Prêmio Cidade da Música
Últimas Notícias
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Segundo o Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), 129 mil doadores foram registrados entre janeiro e novembro de 2024, superando os 119 mil de 2022
Combate ao racismo: estudo revela desigualdades regionais e escassez de recursos
Pesquisa revela necessidade de integração entre secretarias para ampliar resultados
Economia brasileira tem crescimento revisado para 3,49% em 2024, aponta Boletim Focus
No acumulado de janeiro a setembro, o PIB registra alta de 3,3%
Defesa de Braga Netto pede revogação de prisão preventiva no STF
Advogados alegam falta de provas concretas, questionam depoimentos de Mauro Cid e pedem medidas cautelares em substituição à prisão preventiva
Ludmilla sofre derrota em processo por injúria racial e afirma: ‘Jamais desistirei dessa luta’
Por meio das redes sociais, a cantora revelou que vai recorrer da decisão judicial que inocentou o apresentador 'Marcão do Povo'
Desaparecimento de avião na Amazônia: FAB e bombeiros intensificam buscas
Aeronave com quatro pessoas a bordo desapareceu em Manicoré; buscas seguem com helicópteros e cães farejadores
Malu Barbosa presta homenagem emocionante a Preta Gil com mensagem de Natal
Empresária compartilha reflexão sobre amizade e apoio durante tratamento contra o câncer
Moraes diz Daniel Silveira mentiu e omitiu informações durante audiência e mantém prisão
Ex-deputado violou regras de liberdade condicional e omitiu informações em audiência
Polícia investiga bolo suspeito após três mortes e duas internações em Torres, no Rio Grande do Sul
Autoridades apuram se houve intoxicação alimentar ou envenenamento no preparo do bolo
Jovem é baleada durante abordagem da PRF no Rio de Janeiro
Família seguia para festa de Natal quando foi alvo de disparos por agentes