PSOL Bahia critica segurança pública no governo Jerônimo e pede exoneração do comandante da PM
Paulo Coutinho é considerado ‘responsável direto pela atuação da força policial no estado’
O PSOL Bahia emitiu uma nota nesta sexta-feira (29) exigindo mudanças drásticas na política de segurança pública do estado e na gestão da Polícia Militar (PMBA), após o agravamento da violência e o aumento da insegurança em diversos municípios. O partido criticou a atuação do governo estadual, acusando-o de perpetuar uma abordagem punitivista e racista, que resulta em violência contra as comunidades periféricas e populações negras.
O partido destacou que a política de segurança pública se baseia mais no uso excessivo da força do que em ações efetivas para combater as causas da violência, como pobreza e desigualdade social.
De acordo com o PSOL, o comando da PM tem falhado em combater o crime organizado, priorizando, em vez disso, a repressão contra cidadãos pobres e negros. “O comando da Polícia Militar permanece atuando por suas articulações políticas e pelo uso excessivo da força policial pra combater o povo pobre, preto, e não o crime organizado”, afirmou o partido. O PSOL também criticou a Polícia Civil por se limitar a ações pontuais, como inaugurações de unidades policiais e operações sem resultados significativos.
A Bahia, segundo o PSOL, está sendo “tomada de assalto” por criminosos, com o governo minimizando a gravidade da situação. “Enquanto isso, o Governo diz que todo caos passa de ‘uma gripezinha’”, disse o partido, fazendo referência à minimização das crises sociais e à falta de ações eficazes para combater o crime e a insegurança no estado.
O PSOL Bahia apontou que a política de segurança adotada pelo governo Jerônimo não aborda as questões sociais e estruturais que alimentam a violência. O estado continua com uma das maiores taxas de homicídios do país, além de ser o líder em número de mortes em ações policiais e encarceramento de pessoas negras e pobres. “A violência policial é uma constante, com casos de execuções, tortura e abusos contra os cidadãos. A impunidade é a regra, e a justiça, apenas para os ricos e poderosos”, lamentou a executiva psolista.
A falta de “condições adequadas para os trabalhadores da segurança pública” também foi destacada. O partido criticou” a formação militarizada, a sobrecarga de trabalho e a remuneração baixa dos policiais, apontando que esses fatores contribuem para o agravamento da violência”.
“Quando o poder público ignora o ser humano por trás daquela farda, esse policial irá transferir as suas insatisfações, frustrações, e má formação para a arma”, afirmou o PSOL.
O partido cobrou ainda a exoneração imediata do comandante da PM, acusando-o de ser responsável direto pela ineficácia das ações de combate ao crime e pela gestão falha da segurança pública no estado. O PSOL também propôs a reforma do sistema de segurança pública, priorizando a prevenção social, a inclusão e a desmilitarização das forças de segurança, além de sugerir a melhoria na formação dos profissionais da área e o investimento em inteligência policial para combater o crime organizado.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Política
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Bruno Reis critica possível chapa do PT para 2026: ‘uma hora o povo cansa’
Últimas Notícias
Adolfo Menezes cobra pagamento de emendas e diz que valor é insignificante para deputados fazerem política
Assembleia da Bahia solicita suplementação orçamentária de R$ 70 milhões
PM de SP afasta 13 policiais após homem ser jogado de ponte na Zona Sul
Caso, gravado por câmeras corporais, é alvo de apuração
Semob desenvolve ação para ampliar participação feminina no transporte público
Iniciativa busca capacitar mulheres para atuar em todas as áreas do transporte
Presidente da Coreia do Sul decreta lei marcial, censura imprensa e mobiliza militares; parlamento suspende medida
Yoon afirmou que medida busca proteger o país de supostas ameaças internas e externas
Ao lado de ‘caravana baiana’, Lula recebe CEO da BYD, conhece motor híbrido e faz projeções para fábrica em Camaçari
Tecnologia do motor mistura etanol, eletricidade e combustível sustentável
Gil do Vigor e Beatriz Reis são confirmados como apresentadores do BBB25; saiba mais novidades
Gil comandará o Bate-Papo com o eliminado, enquanto a Bia do Brás comandará programas especiais no Multishow
Bruno Reis quer parceria com Jerônimo para trocar frota de ônibus por veículos elétricos
Prefeito de Salvador disse que governador até sugeriu reunião em Brasília para alinhar conjunto de projetos
Nova sede do Cras no Centro Histórico reforça atendimento social em Salvador
Unidade foi projetada para atender até 5 mil famílias por ano, oferecendo serviços sociais a moradores em situação de vulnerabilidade em 12 bairros
Prefeitura de Salvador também confirma Belo e Lincoln para Festival da Virada no dia 31
Como já adiantado pelo Portal M!, grade do último dia do ano também contará com Léo Santana, Jorge e Matheus, Luan Santana e Mari Fernandez
Prefeito nega pressão e diz que ‘não há data para definir novo secretariado’
Prefeito também fez avaliação do seu governo e comentou expectativas para próximos 4 anos, além de pedido de mudanças no orçamento à CMS