Congresso reorganiza agenda para receber líderes do P20 e antecipa discussão de projetos
Votação do projeto sobre as emendas parlamentares está prevista para esta segunda-feira (4)
O Congresso Nacional será palco da 10ª Cúpula do P20, o fórum internacional que reúne líderes parlamentares dos países do G20. O evento acontecerá entre quarta-feira (6) e sexta-feira (8) e debaterá questões globais cruciais, como sustentabilidade, igualdade de gênero, combate à pobreza e a construção de uma governança global eficiente. Em razão da cúpula, o Congresso teve de reorganizar sua agenda, antecipando para o início desta semana a discussão de projetos importantes, como o projeto de lei complementar que regulamenta as emendas parlamentares ao Orçamento da União.
A votação do projeto sobre as emendas parlamentares está prevista para esta segunda-feira (4) e é essencial para que os repasses bloqueados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) possam ser liberados. Desde agosto, os Três Poderes negociam uma solução para garantir transparência nesses repasses, bloqueados pelo ministro Flávio Dino até que o Congresso e o governo assegurem maior clareza no processo de distribuição dos recursos.
Para assegurar a segurança e a organização do evento, o acesso ao prédio do Congresso estará limitado aos parlamentares, autoridades convidadas, servidores específicos e à imprensa credenciada. Ao todo, são esperados 35 parlamentares de 14 países. Os presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, respectivamente, marcarão presença na cúpula, reforçando a importância da participação brasileira no cenário internacional.
“Foram 60 convites e temos mais de 30 delegações confirmadas. Cada uma delas tem entre quatro e oito representantes. É um evento grande e muito importante. Isso dá o tom da responsabilidade da Câmara dos Deputados e do Senado Federal na realização da cúpula do P20 no Brasil e em Brasília neste ano”, declarou o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Celso de Barros Correia Neto.
Com o calendário alterado pela cúpula, o Congresso não terá votações durante os dias do evento. Além da discussão sobre as emendas parlamentares, outras 13 propostas estão na pauta da Casa. A sessão prevista para terça-feira (5) ainda não teve sua agenda divulgada, e atividades das comissões também foram suspensas para o período do P20.
A suspensão dos trabalhos, contudo, foi criticada. Na última quarta-feira (30), o senador Jorge Kajuru expressou insatisfação: “Aqui, a gente quase não trabalha: é recesso parlamentar, é eleição, é segundo turno, segunda ninguém vem, sexta ninguém vem. Então, o que é que vai ter? Me desculpem o desabafo”, disse ele durante uma reunião da CPI sobre Jogos e Apostas Esportivas.
Com o tema “Parlamentos por um mundo justo e um planeta sustentável”, a cúpula abordará temas como a representatividade feminina, autonomia econômica das mulheres, desigualdades de gênero e raça, além de mudanças climáticas. A reunião do P20 no Brasil prepara o cenário para o próximo encontro do G20, que ocorrerá no Rio de Janeiro em 18 de novembro, quando o Brasil passará a presidência do grupo para a África do Sul.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
PT oficializa apoio a Davi Alcolumbre para presidência do Senado em 2025
AL-BA alcança nível Ouro em ranking de transparência pública
Últimas Notícias
Lady Gaga integra o elenco da nova temporada de Wandinha na Netflix
Republicanos conquistam maioria no Congresso para governo Trump
Dois homens morrem após queda de elevador em prédio de luxo em Salvador
Jair Bolsonaro repudia ataque ao STF, trata como ‘fato isolado’ e pede ‘pacificação’ nacional
Ex-presidente lamenta atentado, diz que não conhecia autor e ataque teria sido motivado por 'perturbações na saúde mental'
Moraes classifica explosões no STF como casos não isolados e defende regulamentação das redes
Ministro do STF afirma que novo incidente é resultado do ódio político e reitera que não haja anistia para envolvidos nos atos de 8 de janeiro
Lula prorroga programa de enfrentamento à fila do INSS
Medida provisória estende prazo do PEFPS para reduzir espera por benefícios, que já atinge 1,8 milhão de pessoas
Javier Milei ordena que delegação argentina abandone COP29
Milei é declaradamente critico de debates sobre meio ambiente; delegação brasileira também retorna ao país para participar do G20, no Rio
Lira e Pacheco cobram investigações rigorosas após explosões na Praça dos Três Poderes
Sessões na Câmara e no Senado foram interrompidas diante do incidente na noite desta quarta em frente ao prédio do STF
II Festival de Cerâmica de Maragogipinho começa nesta quinta-feira com shows e homenagens
Sandra Sá, Luiz Caldas, Aloísio Menezes e Jau estão entre cantores confirmados no evento que acontece até domingo
Senado: texto-base com novas regras para uso de emendas parlamentares é aprovado
Pacheco adiou sessão e informou que discussão continua na próxima semana
Brasília amanhece em alerta e sob forte esquema de segurança após explosão; veja perfil de autor
Francisco Wanderley Luiz foi candidato a vereador e divulgava teorias da conspiração nas redes sociais
Feriado da Proclamação da República: o que abre e fecha em Salvador e RMS
Alguns estabelecimentos na capital e interior terão horários de funcionamento alterados; confira principais informações
O que fazer em Salvador no fim de semana? Jota Quest, Xamã, Russo Passapusso, Olodum, Ilê Aiyê e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira todos os eventos da capital baiana e fique por dentro das nossas dicas de diversão