Pedro Tourinho destaca importância do G20 para fortalecer identidade cultural em Salvador
Evento acontece até sexta-feira, no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, e reúne grandes nomes da política e cultura
O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, ressaltou, nesta segunda-feira (4), a importância do encontro do G20 para a cidade, especialmente no contexto cultural e ambiental. Em entrevista ao Portal M!, Tourinho celebrou o evento do Ministério da Cultura, que acontece, até a próxima sexta-feira (8), no Centro de Convenções, no bairro da Boca do Rio, e reúne grandes nomes para discutir o papel da cultura no enfrentamento das mudanças climáticas.
“Ter Salvador como a capital mundial da cultura é um privilégio para a gente, para a nossa população e também para o mundo. Salvador tem muito a mostrar de como se construir uma identidade, de como se mostrar o papel da cultura no desenvolvimento social, no desenvolvimento urbano”, afirmou Tourinho.
Para o secretário, a cidade não só será beneficiada com o aprendizado de experiências internacionais, mas também fornecerá uma perspectiva única aos visitantes. “Nós vamos aprender muito com esses países que estão aqui, mas também eles terão aqui uma experiência de mundo, de vida, de população, de comunidade e cultura que também não terão em nenhum outro lugar do mundo,” ressaltou.
Tourinho destacou ainda que a programação gratuita e aberta ao público é uma chance para Salvador reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e a identidade cultural, temas centrais do seminário.
Verão em Salvador
Questionado sobre atividades para os próximos meses, o secretário disse estar otimista com o verão que se aproxima, indicando que Salvador já iniciou a movimentação para um período repleto de eventos e visitantes.
“Praticamente considero que o verão começou no dia 1º de novembro com os 50 anos do Ilê”, disse Tourinho, em referência à celebração dos 50 anos do bloco afro Ilê Aiyê na última sexta-feira (1º).
“Esse mês de novembro vai ser cheio de turistas. Já temos essa semana com 90% de ocupação nos hotéis”, completou.
De acordo com o gestor, a programação cultural seguirá intensa na capital baiana, com atrações que vão até o Carnaval, em março. Entre elas, Tourinho citou alguns eventos para celebrar o Novembro Negro, que se tornou feriado nacional a partir deste ano, como o Festival Internacional de Audiovisual Negro e o Salvador Capital Afro. Conforme o secretário municipal, ambos estão previstos para esta semana e ampliam ainda mais o cenário como uma cidade de referência para encontros culturais globais.
“Salvador está realmente centralizando os esforços para que seja uma semana histórica, que as pessoas se encontrem, produzam inteligência, conteúdo e novas políticas públicas, não só para a nossa cidade, como para o nosso planeta”, acrescentou.
Heranças africanas
Além da troca cultural com os países participantes do G20, Tourinho destacou a conexão da cidade com suas raízes africanas, especialmente após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) abordar a valorização das heranças culturais africanas na prova de redação. O secretário também reiterou o esforço contínuo de Salvador em honrar e preservar as raízes africanas da cidade, afirmando que este trabalho é um dos principais pilares da identidade cultural da capital baiana, maior cidade negra fora da África.
“É um desafio gigante e uma ação afirmativa constante. Ficamos muito felizes que o Enem tenha puxado essa pauta. É uma pauta que a cidade também tem puxado e é um trabalho que tem que ser contínuo,” afirmou.
Mais Lidas
Prefeitura decreta ponto facultativo no Dia do Servidor Público em Salvador
Política
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
PSOL lança nova corrente política em seminário no Pelourinho
Após Éden defender Wagner, Rui e Jerônimo na chapa, Coronel e Geddel reagem
Últimas Notícias
Haddad diz que pacote de cortes que será anunciado até terça-feira
Mauro Cid mantém benefícios da delação após esclarecer contradições à PF
MPBA defende prisão preventiva de membros de facções em audiências de custódia
O Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA) publicou no Diário de Justiça Eletrônico, nesta quinta-feira (21), novos enunciados aprovados pelo Conselho dos Procuradores e Promotores de Justiça com Atuação na Área Criminal (Concrim), que orientam sobre a conversão da prisão em flagrante em preventiva em casos relacionados a facções criminosas. O Enunciado 38 estabelece […]
Luiz Caetano aponta atraso na transição de governo em Camaçari e diz que Elinaldo ainda não instalou Comissão de transmissão
Petista revelou já ter entregado os nomes que compõem a comissão de transmissão há cerca de 15 dias
Secretário-geral do PL diz que indiciamento de Bolsonaro é ‘incessante perseguição política’
Indiciamento foi motivado pela participação nos atos antidemocráticos
Bolsonaro critica indiciamento e dispara contra Alexandre de Moraes: ‘Faz tudo o que não diz a lei’
Em publicação no 'X', ex-presidente afirmou que aguardará seu advogado para avaliar o indiciamento
Médico acusado de injúria racial é encontrado morto em sua residência na Bahia
Departamento de Polícia Técnica investiga circunstâncias da morte em Itabuna
Festival Ubaque estreia em Salvador com programação gratuita
Festival contará com atrações como ÀTTØØXXÁ, Nêssa e DJ Pureza em dois dias de programação
Participação de Ivete Sangalo no Carnaval de Salvador em 2025 segue indefinida
Até o momento, não há a confirmação sobre participação de Ivete no tradicional Bloco Coruja, na pipoca ou em outros blocos
Barroso critica excesso de judicialização e diz que situação é característica do Brasil
Segundo o presidente do STF, país conta com mais de 80 milhões de processos em curso
Lula comenta plano de golpe e tentativa de envenenamento revelados pela PF e ironiza: ‘Não deu certo, nós estamos aqui’
Além do petista, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF, Alexandre de Moraes, também eram alvos do planos
Bolsonaro, Braga Netto e mais 35 são indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe
Investigação revelou que os suspeitos se organizaram em grupos com tarefas específicas