Justiça concede direito de resposta a Caetano nas redes de ACM Neto, Flávio e Angélica
Políticos do União Brasil terão até 36 horas para cumprir determinação judicial
Diante de uma guerra de liminares na Justiça em campanha eleitoral pela Prefeitura de Camaçari, o candidato Luiz Caetano (PT) teve novo direito de resposta concedido. A juíza da 170ª Zona Eleitoral, Maria Claudia Salles Parente, determinou, nesta última terça-feira (22), que o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, o vereador Flávio Matos (UB) e a sua candidata a vice Professora Angélica (PP), deverão divulgar o post do petista em até 36 horas.
O processo de Caetano foi aberto em denúncias de que o grupo político adversário estaria disseminando notícias falsas para “induzir o eleitorado”. Segundo a nota do ex-prefeito, a campanha de Flávio é “repleta de fake news, acusações sem provas, com informações mentirosas e consideradas criminosas, associando a imagem do petista a atos de violência”.
De forma preliminar, a Justiça rejeitou as denúncias do candidato do PT. No entanto, em seguida, a juíza Maria Claudia Salles Parente concedeu o direito de resposta ao ex-prefeito de Camaçari, conforme informação prevista no art. 58 da Lei no 9.504/1997 (Lei das Eleições). Segundo o relatório, o direito de resposta foi concedido em função dos políticos do União Brasil atribuírem “informações caluniosas a respeito da campanha de Caetano”.
Ainda de acordo com a juíza, a decisão foi tomada por ela achar que os discursos do grupo de Flávio Matos subiram o tom da liberdade de expressão quando citaram o envolvimento de Luiz Caetano com organizações criminosas para promover a sua campanha na cidade da Região Metropolitana. Segundo a magistrada, direito de resposta foi concedido “como forma de restaurar o equilíbrio do debate” e não coibir a opinião do eleitorado.
“No caso sob análise, verifica-se que houve violação expressa à vedação estabelecida no referido dispositivo legal, tendo em vista que, ao contrário do quanto alegado nas defesas, a propaganda não se presta somente a criticar atos de violência ocorridos na cidade, ou reproduzir conteúdo de notícia jornalística. O discurso do representado acaba por fazer relação direta entre o crime organizado e a candidatura adversária e que estariam tentando interferir no processo eleitoral mediante o uso de violência”, relatou.
Camaçari
Em um cenário conturbado em Camaçari, com acusações de lado a lado, relação com facções criminosas e denúncias de compras de voto, muito se comenta na cidade que os candidatos querem vencer a disputa eleitoral a qualquer custo, sem se importar com as propostas de desenvolvimento.
Isso mostra que o 2º turno no município conta com uma forte polarização de cada grupo político, já que ataques recorrentes são dispostos. Da mesma forma, a cidade da Região Metropolitana de Salvador se mostra como uma das corridas eleitorais mais disputadas do Brasil, sendo a mais acirrada da Bahia desde a abertura das campanhas.
Pela primeira vez na história, a definição do novo prefeito de Camaçari será no 2º turno, no próximo domingo (27), já que o município chegou à marca de 300 mil habitantes.
No 1º turno, Caetano liderou a apuração com 49,52% (77.926) dos votos e Flávio ficou em segundo lugar com um percentual de 49,17% (77.367). Por um lado, Luiz Caetano tenta o seu 4º mandato à frente do Executivo municipal, já que governou o município em 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Por outro, Flávio Matos quer dar continuidade ao trabalho realizado pelo prefeito reeleito Elinaldo Araújo (UB) nos últimos 8 anos.
Mais Lidas
Eleições 2024
Eleitores ausentes no 2º turno têm até 7 de janeiro para justificar
Número de prefeitos reeleitos no Brasil é o maior em 20 anos
Últimas Notícias
Abertura de exposição no Muncab é adiada devido às chuvas em Salvador
Justiça prorroga prazo para credores da 123milhas solicitarem ressarcimento
Viagens longas no fim do ano aumentam risco de trombose; saiba como prevenir
Seguranças de Malafaia trocam tiros com criminosos durante tentativa de roubo no Rio
Segurança do pastor trocam tiros com os criminosos
Ação oferece 300 mamografias gratuitas em Salvador e Lauro de Freitas
Iniciativa é voltada para pacientes de 40 a 70 anos. Agendamentos ocorrem neste sábado (30), através do telefone (71) 3512-8600
Xuxa defende prisão de Ana Paula Minerato após falas racistas: ‘Não tem como perdoar’
Polêmica começou após o vazamento de um áudio de Ana Paula Minerato enviado ao cantor KT Gomez
Sindae protesta contra privatização da água em Eunápolis e cobra ações da Embasa
Ação cobrou que o presidente da Embasa autorize a adoção de medidas legais necessárias para barrar a entrega da estatal para a iniciativa privada
Bombeiros buscam menina desaparecida após cair em bueiro em Dias D’Ávila
Amanda, de 12 anos, desapareceu no início da tarde desta quarta, durante as fortes chuvas que atingiram a cidade
Quase 600 aves silvestres transportadas ilegalmente são resgatadas no norte da Bahia
Aves estavam amontoadas em gaiolas apertadas, sem água ou alimento
Lula reafirma intenção de concluir acordo Mercosul-UE até o fim do ano
Presidente minimizou a resistência francesa e reforçou a importância do agronegócio brasileiro no cenário global
Em pronunciamento, Haddad anuncia isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil
A medida, segundo o ministro, será financiada por uma tributação maior para quem recebe acima de R$ 50 mil por mês, sem gerar impacto nas contas públicas
Barroso defende que julgamento de trama golpista seja na 1ª Turma do STF
Magistrado ressaltou que a decisão de levar o caso ao plenário cabe ao relator, o ministro Alexandre de Moraes, e à 1ª Turma
Campanha ‘Feminicídio Zero’ amplia atuação no Carnaval para combater violência
Tema foi discutido nesta quarta (27), em reunião entre a secretária estadual das Mulheres, Neusa Cadore, e as ministras Cida Gonçalves, das Mulheres, e Margareth Menezes, da Cultura