Estudo feito na Bahia detecta nova variante do HVI em circulação no Estado
Descoberta é resultado de coleta de 200 amostras de sangue de pacientes com HIV em acompanhamento no Hupes, unidade da Ufba vinculada à Ebserh
Uma nova variante do HIV, o vírus da imunodeficiência humana, está circulando no Brasil. A constatação é de um estudo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) publicado na revista ‘Memórias do Instituto Oswaldo Cruz’. Os pesquisadores encontraram quatro registros do vírus recombinante no país, nos estados da Bahia, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Até o momento, não foram registradas infecções por essa variante em outros países.
Segundo o estudo liderado por pesquisadores da Bahia, a nova variante do vírus HIV, se não tratada, pode culminar em Aids. A descoberta é resultado de uma coleta de 200 amostras de sangue de pacientes com HIV e que estão em acompanhamento no ambulatório de infectologia do Hospital Universitário Professor Edgard Santos (Hupes), unidade da Ufba vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
De acordo com o estudo, a nova variante combina genes dos subtipos B e C do HIV, predominantes no Brasil, e por isso é chamada de vírus recombinante. “O que chama a atenção para o surgimento dessas formas recombinantes é a taxa de dupla infecção. Indivíduos estão se contaminando e recontaminando”, afirma a bióloga Joana Paixão Monteiro-Cunha, coautora da pesquisa.
Ela explica que, para surgirem variantes como a relatada no estudo, é preciso que dois subtipos se encontrem em um mesmo organismo hospedeiro e se reproduzam, mesclando características genéticas de ambos. Segundo ainda a bióloga, os vírus recombinantes podem ser únicos, quando são encontrados em um único indivíduo que passou por uma reinfecção, ou podem ser recombinantes viáveis ou circulantes, quando se tornam versões transmissíveis. É o caso da nova variante descoberta, batizada de CRF146_BC.
O que se sabe sobre variante do HIV
O vírus recombinante foi descoberto em 2019, durante um estudo populacional no qual os pesquisadores, incluindo Joana, analisaram cerca de 200 amostras de pacientes infectados acompanhados no Hospital das Clínicas de Salvador.
Depois que encontraram a variante, eles compararam as informações do genoma do vírus com bancos de dados públicos que contêm sequências genéticas de HIV. “Tínhamos ali, nesses bancos de dados, outras três amostras que tinham exatamente a mesma estrutura dinâmica que o vírus encontrado na Bahia”, lembra.
Joana afirma que nenhum dos pacientes identificados é o “paciente zero” da variante, aquele que foi infectado duas vezes por dois subtipos de HIV que se recombinaram. Os quatro casos já são resultado da transmissão da CRF146_BC.
Ainda não se sabe se a variante tem maior transmissibilidade ou virulência, ou seja, se progride mais rápido para a fase da doença, chamada de Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). Segundo Joana, os pesquisadores tiveram acesso apenas ao quadro clínico do primeiro caso descoberto na Bahia e o paciente estava sob tratamento com antiviral, sem indicação de que o vírus recombinante era resistente ao medicamento.
A bióloga ressalta, no entanto, que certas mutações podem alterar essas características do microrganismo. “Ainda não sabemos qual é o impacto dessas novas variantes na epidemia”, diz.
Por isso, ela acredita que o estudo serve de alerta tanto para a população quanto para os órgãos responsáveis pelo controle epidemiológico do HIV, e enfatiza a necessidade de programas que reforcem medidas preventivas, como uso de preservativos e não compartilhamento de seringas. Elas evitam a infecção e devem ser incentivadas também entre o público soropositivo para conter os casos de reinfecção.
Mais Lidas
Brasil recupera status de país livre do sarampo após cinco anos
Saúde
SUS registra aumento na doação de células-tronco de medula óssea
Vacinação de idosos contra Covid-19: saiba como fica calendário anual
Hemoba lança campanha de Natal para incentivar doação de sangue
Butantan solicita registro de vacina contra dengue à Anvisa
Doação de medula óssea aumenta no Brasil: entenda como ser doador
Últimas Notícias
Queda de avião da Embraer pode ter sido causada por míssil russo
Acidente que deixou 38 mortos levanta suspeitas de possível ataque; entenda
Porta-voz da BYD nega más condições em obra na Bahia
Empresa terceirizada também nega acusações de trabalho análogo à escravidão, enquanto MTE aponta graves violações
Desabamento da ponte Juscelino Kubitschek: número de mortos sobe para seis e 11 seguem desaparecidos
Tragédia no Rio Tocantins: buscas continuam após colapso estrutural
Aumento das tarifas de pedágio na Estrada do Coco passa a valer a partir desta quinta-feira
Confira valores para dias úteis, feriados e fins de semana na BA-099, que conecta RMS ao Litoral-norte da Bahia até divisa com Sergipe
Morre Ney Latorraca, ícone da TV e do teatro brasileiro, aos 80 anos
O ator morreu em decorrência de uma sepse pulmonar
Sexta-feira da Gratidão reúne milhares de fiéis para celebrações em Salvador
Ao todo, 13 celebrações religiosas serão realizadas na data; confira programação
Superintendente da PRF diz que ação em que jovem foi baleada é ‘mais um evento traumático’
PRF abriu procedimento interno e afastou agentes envolvidos em disparo contra veículo de família no Rio de Janeiro
Isabela Suarez defende fortalecimento do potencial turístico da Bahia: ‘Isso não pode sair do radar’
Para presidente da Fundação Baía Viva, iniciativas dependem do apoio de diversos setores da sociedade para garantir preservação do patrimônio
Gilmar Mendes arquiva investigação contra Aécio Neves por suposta sonegação na campanha de 2014
Decisão encerra o inquérito da Polícia Federal, aberto em 2020, que apurava suposta sonegação fiscal durante a campanha presidencial de 2014
Banco do Brasil lança ferramenta para validação online imediata de compras no cartão
Com o novo recurso, os clientes poderão autorizar compras de forma digital no momento em que forem negadas