Guerreiro enaltece importância do 2 de Julho: ‘Festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente’
Presidente da FGM destaca remontagem do espetáculo ‘Aos pés do caboclo’, que acontece neste sábado e domingo, no Campo Grande
O presidente da Fundação Gregório de Matos (FGM), Fernando Guerreiro, enalteceu, na manhã desta sexta-feira (28), a importância do 2 de Julho, que neste ano comemora 202 anos da Independência do Brasil na Bahia. Em entrevista ao editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, o diretor teatral falou sobre a programação cívica e cultural preparada pela Prefeitura de Salvador, que iniciará neste sábado (29) e acontece até o próximo dia 5 de julho.
“É uma festa, para mim, muito querida, porque eu vou desde a infância. Eu acho que é uma festa que tem características que nenhuma outra tem, uma delas é que é uma festa cívica, religiosa e pagã simultaneamente. Isso não tem, não existe em lugar nenhum. Uma data histórica, ao mesmo tempo você tem a figura do Caboclo ligado às religiões, principalmente a umbanda. E você tem toda a parte profana, da diversão, e aí você vem com a fanfarras, as filarmônicas. É uma festa que tem uma fisionomia muito própria, que tem marcas muito próprias”, disse.
Segundo Guerreiro, a festa do 2 de Julho “mistura fé com civilidade”. “Porque aí vem a política, que eu, inclusive, acho que já faz parte da festa. Eu não tenho o menor problema com isso, porque as pessoas que dizem: ‘ah, o 2 de junho está sendo desvirtuado’, desvirtuado nada. A política faz parte do nosso dia-a-dia, e é ótimo que ela esteja na festa”, pontuou ao Portal M!.
Além do teste de popularidade de políticos em um ano eleitoral, o presidente da FGM afirmou que há dois grandes destaques na programação cultural desenvolvida pela prefeitura. Uma delas é a remontagem do espetáculo Aos pés do caboclo, pelo Balé Folclórico da Bahia, que acontece neste sábado (29) e domingo (30), a partir das 19h, no Campo Grande.
“Primeiro, estamos fazendo uma homenagem a Lia Robatto [coreógrafa]. O Balé Folclórico está remontando Aos pés do caboclo, que foi um espetáculo, por incrível que pareça, [que] me fez decidir fazer teatro. Ele aconteceu em 1977, no mês em que eu entrei no primeiro curso de teatro da vida. Então, esse ano, eu chamei Vavá [Botelho, fundador da companha] e falei, vamos remontar isso aí, tem tudo a ver com o 2 de julho. E aí o Balé topou, já está acompanhando o processo, coreografia de Zebrinha e mais de 200 artistas vão estar no Campo Grande”.
Segundo ele, o espetáculo vai ter “uma performance imensa”, com iluminação de mais de mil refletores. “Vai ser realmente uma coisa muito bonita que vai ocupar o chão, inclusive, porque a ideia não é palco. O espetáculo acontece num tablado, literalmente, aos pés do Caboclo, e o monumento é um cenário, eles dançam no monumento”.
De acordo com Guerreiro, outro destaque será a programação de shows em Salvador. Na segunda-feira (1º), quando os fogos simbólicos se encontram na capital baiana, um show especial do Cortejo Afro vai ocorrer, a partir das 17h, no Largo de Pirajá. No mesmo dia, a partir das 18h, ocorre a Ultramaratona da Independência, com 12 horas de prova, saindo da orla da Boca do Rio.
Já na terça-feira (2), além do desfile cívico, também será realizado, a partir das 17h30, o 33º Encontro de Filarmônicas, no Campo Grande. Passado o 2 de Julho, a programação cultural segue, no mesmo local, com shows até a próxima sexta-feira (5). Vão se apresentar no palco montado na praça os cantores Jerônimo e Banda Mont Serrat e Mariene de Castro, além do Coral da Cidade do Salvador e do Baile da Independência com a Orquestra do Maestro Fred Dantas e convidados.
“O 2 de Julho tem uma marca muito forte, então temos Mariene, show de Gerônimo que já é tradição com o baile da independência de Fred Dantas e também tem o encontro de filarmônicas”, ressaltou ao Portal M!.
Volta do Caboclo
Fernando Guerreiro também destacou outro ponto alto das festividades, que é a volta do Caboclo na sexta, às 18h30. Segundo ele, o percurso entre o Campo Grande à Lapinha é feito em três horas e meia.
“Essas coisas de Salvador que são inexplicáveis. Tem uma epopeia pro Caboclo entrar, o Caboclo volta pra casa, as pessoas não querem deixar ele entrar, incorporam. É muito bom, é divertido, porque vai numa velocidade absurda, então você vai dançando e andando pela rua, rápido, nem percebe. O Caboclo fica no Campo Grande, do dia 2 até o dia 5 e volta pra casa”, contou.
Concursos
Como já é uma tradição do 2 de Julho, o concurso da fachada das casas também será realizado neste ano. Como em 2023, a apresentação das balizas também será premiada. O desfile sai da Câmara Municipal de Salvador (CMS), na terça-feira (2), por volta das 14h, em direção à Avenida Sete.
“Desde o ano passado, nós percebemos uma grande aglomeração LGBTQIAP+ na Mercês, à tarde. As balizas são trans, então eles se reúnem na Mercês para ver o show das balizas. Aí, eu criei um concurso para escolher a melhor baliza. É divertidíssimo, já fizeram um documentário sobre isso”, completou Guerreiro ao Portal M!.
Leia também:
Prefeitura anuncia programação do 2 de Julho com comemoração cívica e shows de Mariene de Castro e Cortejo Afro
Filarmônicas da Bahia realizam encontro musical para celebrar 2 de Julho
Balé Folclórico abre festejos do 2 de Julho em Salvador neste sábado
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Plano de negócios define 70% do sucesso empresarial, diz especialista
Cultura
Erika Hilton será palestrante na Festa Literária de Cajazeiras
Alpha Blondy visita Escola do Olodum no Pelourinho
Baile da Santinha anuncia atrações e promoção especial para edição de janeiro
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos