Gleisi se reúne com Geraldo, diz que Salvador é prioridade do PT, mas não participa de caminhada de emedebista

Inicialmente, compromisso da presidente nacional do PT de vir à Bahia era para alavancar campanhas apenas de candidatos petistas


Vixe d-flex me-2
Rodrigo Fernandes 02/10/2024 17:04 Eleições 2024
Gleisi se reúne com Geraldo, diz que Salvador é prioridade do PT, mas não participa de caminhada de emedebista -

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, marcou presença, nesta quarta-feira (2), em Salvador para apoiar a campanha a prefeito do vice-governador Geraldo Jr (MDB), mesmo sem ter colocado a capital baiana como prioridade em sua agenda na Bahia. Sem a tão almejada presença do presidente Lula (PT), ela desembarcou no Estado nesta terça-feira (1º), com o propósito de alavancar as candidaturas petistas nesta reta final no interior e na Região Metropolitana de Salvador (RMS).

Ainda assim, a presidente nacional do PT se reuniu, nesta manhã, com o emedebista em encontro com líderes da coligação Salvador Pra Toda Gente no bairro de Itapuã, em Salvador. As pesquisas indicam que Geraldo tem apenas 7,4% das intenções, número dez vezes menor que o prefeito e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), e empatado tecnicamente com o professor Kleber Rosa (PSOL). Assim como Gleisi Hoffmann, participaram da reunião os presidentes do PT, Éden Valadares (Bahia) e Cema Moura (Salvador), os secretários estaduais José Leal (Seades) e Rowenna Brito (Educação), além do chefe de gabinete do governador, Adolpho Loyola.

Em vídeo gravado, a deputada lembrou da forte participação da capital baiana para eleger o presidente Lula (PT), reforçou o alinhamento da gestão federal para avançar a gestão municipal e, dessa vez, disse que a cidade é “prioridade” para a disputa eleitoral do próximo domingo (6). No entanto, Gleisi não participará da caminhada de Geraldo Jr marcada para acontecer, às 15 horas, no bairro de Mussurunga.

“Em 2022, Salvador deu uma expressiva vitória ao presidente Lula, votou 13. Agora, é hora de nós continuarmos nessa caminhada em Salvador, eleger Geraldo e eleger Fabya para tomar conta da Prefeitura e a gente seguir avançando nos programas e projetos que o presidente Lula tanto defende e tão bem faz ao povo brasileiro. Salvador é uma das nossas prioridades este ano e contamos com a nossa militância para disputar voto a voto pela Prefeitura”, afirmou.

Em seu discurso, Geraldo Jr tornou a agradecer pela receptividade do PT desde as eleições de 2022, período em que ele trocou de grupo político para se aliar ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ele também voltou a falar do presidente Lula, estratégia vista em sua campanha eleitoral para tentar alavancar no cenário eleitoral.

“Agradeço à presidente Gleisi Hoffmann, do Partido dos Trabalhadores, pela receptividade que tive em 2022 e agora agradecer a confiança, mais uma vez, do presidente Lula, que é 15 em Salvador, e o presidente estadual, Éden, a presidente municipal Cema e a senhora, pela chancela nacional do meu nome e de Fabya, do Partido dos Trabalhadores, para nós vencermos a eleição e termos uma Salvador para toda a gente”, concluiu.

Agenda no interior e RMS

A primeira agenda da dirigente nacional petista foi em Vitória da Conquista, onde participou do encontro com mulheres com o deputado federal Waldenor Pereira (PT). Ele trava uma disputa acirrada no município contra a atual prefeitura Sheila Lemos (União Brasil), cuja candidatura à reeleição está sub judice, mas ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ainda na terça, Gleisi seguiu para Feira de Santana, onde participou, ao lado do deputado federal licenciado Zé Neto (PT), também de um encontro com mulheres e logo após de uma panfletagem na Feiraguai. Pela sexta vez, o petista disputa a prefeitura do segundo maior colégio eleitoral contra novamente o ex-prefeito Zé Ronaldo (União Brasil), que já comandou por quatro vezes (2000, 2004, 2012 e 2016) e, inclusive, nos três últimos mandatos, derrotou Zé Neto.

Já nesta quarta, a petista participou da Plenária da Juventude com o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, que já governou o quarto maior colégio eleitoral da Bahia por três vezes: 1985-1988, 2005-2009 e 2009-2012. Seu principal adversário é o vereador Flávio Matos (União Brasil), atual presidente da Câmara Municipal de Camaçari, que possui o apoio do atual prefeito reeleito Elinaldo Araújo (União Brasil). 

Pela tarde, às 16 horas, a dirigente participa de uma caminhada com o candidato a prefeito de Lauro de Freitas, Antonio Rosalvo (PT), no bairro de Itinga. O ex-secretário da atual prefeita reeleita Moema Gramacho trava uma disputa com a ex-aliada e vereadora Débora Régis (União Brasil). Neste fim de semana, ela recebeu o apoio inusitado de nada menos que o vice-líder governista na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Roberto Carlos (PV), que acabou sendo preterido na escolha do candidato do governador em Juazeiro. 

Leia também:

Sem Lula, Gleisi Hoffmann desembarca na Bahia para tentar alavancar candidaturas do PT na reta final

Gleisi fala em ‘expectativa de vitória’ e diz que eleições de Waldenor e Zé Neto são prioridades do PT

Na reta final, Geraldo Jr tenta colar em Lula e dispara críticas a Bruno Reis na saúde pública

Mais Lidas

Eleições 2024

Últimas Notícias

Ministro do STJ chama autismo de ‘problema’ e critica legislação sobre transtorno -
Cidades 24/11/2024 às 07:30

Ministro do STJ chama autismo de ‘problema’ e critica legislação sobre transtorno

Antônio Saldanha comentou sobre a abrangência do diagnóstico de TEA, indicando que 'qualquer um' poderia apresentar 'fator de autismo'


Governo federal processa 17 planos de saúde por cancelamento unilateral de contratos -
Saúde 24/11/2024 às 07:00

Governo federal processa 17 planos de saúde por cancelamento unilateral de contratos

Órgão aponta graves consequências como interrupção de tratamentos essenciais e judicialização


Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil -
Cultura 23/11/2024 às 23:10

Escritora destaca ancestralidade do bairro da Mouraria em novo livro infantil

Antes do lançamento presencial no dia 30, será realizada uma live neste domingo (24), que funcionará como prévia do evento


Uso excessivo de suplementos alimentares pode causar riscos à saúde, alerta especialista -
Saúde 23/11/2024 às 22:20

Uso excessivo de suplementos alimentares pode causar riscos à saúde, alerta especialista

O consumo excessivo pode causar sobrecarga em órgãos como fígado e rins, além de complicações como desidratação, dores abdominais e redução da densidade óssea


Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares -
Política 23/11/2024 às 21:30

Projeto na Câmara propõe alarme de movimento obrigatório em vans escolares

Projeto tem o objetivo de prevenir mortes infantis por esquecimento em veículos fechados


Prazo para estudantes inscritos no Enade 2024 responderem questionário termina neste sábado -
Cidades 23/11/2024 às 20:40

Prazo para estudantes inscritos no Enade 2024 responderem questionário termina neste sábado

Preenchimento completo é requisito para a efetiva participação no Exame


Robinson Almeida propõe ampliar fiscalização da Agerba sobre energia elétrica na Bahia -
Política 23/11/2024 às 19:50

Robinson Almeida propõe ampliar fiscalização da Agerba sobre energia elétrica na Bahia

Proposta tem como principal foco a atuação da Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo fornecimento de energia no Estado


Centenário do ex-governador da Bahia Lomanto Júnior será celebrado com série de homenagens -
Política 23/11/2024 às 19:00

Centenário do ex-governador da Bahia Lomanto Júnior será celebrado com série de homenagens

Se estivesse vivo, político teria completado 100 anos na sexta-feira (22)


Jerônimo diz que primeira mudança no secretariado deverá ser anunciada na próxima semana: ‘Pelo menos uma’ -
Política 23/11/2024 às 18:30

Jerônimo diz que primeira mudança no secretariado deverá ser anunciada na próxima semana: ‘Pelo menos uma’

Governador contou que conversas com siglas estão avançadas, mas ainda falta alinhar projetos com dois partidos: Solidariedade e PP


Rui Costa nega crise com Jaques Wagner por supostas indicações no governo Jerônimo: ‘Quem governa é quem foi eleito’ -
Política 23/11/2024 às 18:00

Rui Costa nega crise com Jaques Wagner por supostas indicações no governo Jerônimo: ‘Quem governa é quem foi eleito’

Ministro da Casa Civil também destacou não ter dificuldades na relação com o senador Jaques Wagner