Festival Estudantil de Artes Cênicas movimenta Salvador com produções estudantis e inclusão social
Com programação diversa e acessível, FESTAC – Ano 6 leva obras de estudantes para diversos pontos da cidade
A conexão entre corpo e território, que transcende limites físicos, sociais e culturais, é o ponto de partida para o tema Defina sua cidade, escolhido para a sexta edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas (FESTAC). De 16 a 22 de setembro, o festival ocupará 10 espaços culturais de Salvador, com uma programação que inclui 14 espetáculos, 5 cenas curtas e 4 filmes. Os trabalhos são produzidos por estudantes da educação básica, cursos livres de artes cênicas e escolas de ensino superior.
O FESTAC – Ano 6 traz ao público uma programação que conecta obras de diversas regiões da Bahia (como Salvador e Lauro de Freitas), de outros estados do Brasil (como Ceará, Curitiba e São Paulo), além de produções internacionais (México). O evento é idealizado pelos coletivos COATO e COOXIA, e conta com a produção da Transformação Projetos Culturais. O festival também se destaca por garantir acessibilidade, com interpretação em Libras e audiodescrição em suas apresentações. A programação completa pode ser conferida no perfil oficial @festacbahia.
Abertura no Teatro Martim Gonçalves
O festival começa no dia 16 de setembro, às 19h, no Teatro Martim Gonçalves, com uma cerimônia de abertura que inclui falas institucionais e a apresentação de cinco cenas curtas selecionadas por chamada pública. Entre as cenas estão “A Sombra Assombra”, “Elis e os corações partidos”, “Marias”, “Homens e meninos sob o mesmo céu” e “Guerra de Acarajé”. A noite também contará com a “Mostra Cine Festac”, exibindo as videodanças “E no final, quem fica?”, de Samuel Dompierry (UFBA), e “D.R.F.”, da dançarina mexicana Valéria Lastra.
Espaços e diversidade cultural
O FESTAC ocupará diferentes locais culturais, desde o centro de Salvador até o subúrbio e orla, em horários variados, buscando alcançar um público diverso. De acordo com os gestores do festival, Marcus Lobo, Guilherme Hunder e Luiz Antônio Sena Jr., as obras selecionadas refletem o contexto das cidades dos criadores, oferecendo ao público uma oportunidade de repensar o que define uma cidade. Salvador, uma cidade rica em diversidade geográfica, política e cultural, será o cenário ideal para essa reflexão.
Além das apresentações, o festival desenvolve um trabalho de mediação cultural com escolas municipais e estaduais, ampliando o acesso dos estudantes ao universo das artes cênicas. Segundo os organizadores, o objetivo é que os jovens se identifiquem tanto com as obras quanto com os artistas no palco, permitindo que eles se vejam representados e sintam pertencimento ao evento.
Destaques da programação
No dia 17 de setembro, o Centro Cultural Plataforma recebe a montagem “O Pregador – teatro-fórum antirracista”, da Cia de Teatro da UFBA, às 9h. No mesmo dia, o Espaço Boca de Brasa Subúrbio 360° será palco do espetáculo infantil “O bicho de duas patas”, com acessibilidade em Libras e Audiodescrição, às 15h. À noite, o Teatro SESI Rio Vermelho exibe os curtas-metragens “Más Allá Del Miedo” (México) e “E no final quem fica?”, seguidos do espetáculo “Dois pensamentos uma voz”, com direção de Victor Hugo Sá.
A programação prossegue no dia 18 de setembro, com destaque para o espetáculo infantil “A menina que roubava lixo”, no Espaço Xisto Bahia, e a peça “Jacinto Morto”, da Cia Acerola, no Teatro Gregório de Mattos, às 19h. No dia 19, as atividades incluem apresentações de teatro e circo, seguidas de debates sobre experiências artísticas infantojuvenis.
Espaço para novas criações
O FESTAC também é uma plataforma de intercâmbio e formação, promovendo o protagonismo estudantil nas artes cênicas. Segundo os organizadores, o festival é uma oportunidade de formação crítica e artística para novos profissionais e visa sensibilizar os estudantes para o valor da arte em suas trajetórias pessoais e profissionais.
Encerramento com reflexão e celebração
O encerramento do FESTAC – Ano 6 será no dia 22 de setembro, com um bate-papo entre grupos teatrais e uma feijoada de confraternização.
O projeto foi viabilizado através do edital Gregórios – Ano III, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Salvador, Prefeitura de Salvador e Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal.
Serviço
O quê – Festival Estudantil de Artes Cênicas – Festac ano 6
Quando – 16 a 22 de setembro
Onde – Salvador
Ingressos e mais informações – perfil do Instagram @festacbahia
Leia também:
Parada LGBTQIAPN+ em Salvador destaca juventude e traz shows do Bloco das Montadas
O que fazer em Salvador? Natiruts, Legião Urbana, Alceu Valença, Jau e mais; confira na agenda cultural do Portal M!
Mais Lidas
Cultura artesã de Maragogipinho ganha vida em adaptação de livro infantil
Ingressos para Ensaios da Anitta em Salvador começam a ser vendidos
Cultura
Erika Hilton será palestrante na Festa Literária de Cajazeiras
Alpha Blondy visita Escola do Olodum no Pelourinho
Baile da Santinha anuncia atrações e promoção especial para edição de janeiro
Últimas Notícias
Binho Galinha rebate Adolfo Menezes e diz que presidente da AL-BA ‘não conhece as provas’
Em nota, deputado afirmou que a declaração do pessedista 'viola a presunção de inocência e os demais direitos e garantias fundamentais'
Morre ex-companheira de autor de ataque a bombas contra o STF
Daiane Dias estava internada desde o dia 18 de novembro, após incendiar a própria residência em Rio do Sul (SC).
Parlamentares da ‘bancada da bala’ cobram Lewandowski por novo decreto sobre armas para CACs
Impasse teve início em agosto, quando o governo retirou da pauta de votação um projeto de lei que buscava derrubar o decreto presidencial sobre armas
Senado aprova marco legal dos bioinsumos e regulamenta setor no Brasil
Relator da matéria, Jaques Wagner afirmou que a legislação vai garantir ao Brasil importante avanço para produtores agrícolas
Festival Virada Salvador 2025 terá cinco dias de festa e mais de 40 atrações; confira a programação
Léo Santana será o responsável pela contagem regressiva no dia 31, liderando a virada do ano pela primeira vez
Adolfo Menezes diz que Conselho de Ética da Assembleia está ‘refém’ do crime organizado
Colegiado seria responsável por analisar deputado estadual Binho Galinha (PRD), apontado como líder de organização criminosa
Relatório da AL-BA recomenda não renovação de contrato com a Coelba
Relatório destaca os problemas recorrentes no fornecimento de energia elétrica, como frequentes interrupções e alta quantidade de reclamações nos órgãos de defesa do consumidor
Projeto prevê multa para plataformas que excluírem motoristas e entregadores sem direito à defesa
Proposta de Alexandre Aleluia (PL) busca garantir o direito ao contraditório, à ampla defesa e a maior transparência em decisões das plataformas digitais
CPI das Bets pede compartilhamento de relatórios financeiros sobre Deolane Bezerra
Objetivo é identificar indícios de crimes financeiros nas operações realizadas
Dois aviões da Latam colidem no aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Incidente aconteceu por volta das 8h24 e não deixou feridos