Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Reprodução/Patrick Abreu
A localidade de Arembepe, na orla de Camaçari, viveu, nesta segunda-feira (2), mais uma edição da tradicional homenagem a Iemanjá, reunindo moradores, visitantes e representantes do poder público em um dia marcado por devoção, cultura e respeito à ancestralidade afro-brasileira. A celebração reafirmou a ligação histórica entre o povo baiano e a rainha das águas, considerada a “mãe de todas as cabeças” pelas religiões de matriz africana.
Desde as primeiras horas do dia, a movimentação tomou conta da região. Ainda antes do nascer do sol, a alvorada de fogos anunciou o início dos festejos, enquanto grupos de capoeira como Abolição, Kirubê e Inzo deram o tom da recepção ao público, com ginga e batuques que evidenciaram a força das raízes culturais presentes na festa.
Celebração reforça identidade e memória coletiva
Vestidos majoritariamente de branco e azul, moradores, turistas e autoridades participaram das homenagens à grande mãe dos orixás. As orações silenciosas, os cânticos e os gestos de fé marcaram uma celebração que atravessa gerações e segue preservando símbolos fundamentais da identidade cultural de Arembepe e de todo o litoral baiano.
Integrante da comissão organizadora, Rosana Almeida destacou a relação direta da festa com a história de sua família e da comunidade. Segundo ela, a tradição teve início com a tia, Dona Lindaura, considerada a grande incentivadora da celebração local.
“Esse ano, o evento completa 54 anos. Tenho 51, então bem pequena, ainda criança, sempre participei da entrega do presente. A partir da adolescência, minha tia Lindaura passou a me ensinar algumas coisas, eu saía com ela pra comprar flores, recebia as pessoas na casa dela. Por volta dos meus 20 anos foi quando, de fato, eu passei a participar mais diretamente na organização”, lembrou.
Rosana revelou ainda que desde 2016 é responsável pela organização dos festejos. Segundo ela, o pedido partiu da própria tia, no anterior. “Em 2015 ela fez um pedido pra mim e pra minha prima, de que se ela partisse, que a gente desse continuidade à tradição. Pra nossa tristeza, naquele mesmo ano ela desencarnou, e aí em 2016 a gente juntou um grupo de amigos, da família, pescadores, algumas pessoas da comunidade, e demos continuidade. E hoje, em 2026, continuamos perpetuando esse legado”.
Cortejo leva oferendas ao mar
Ao som da Charanga Status, o cortejo teve início no espaço da Preguiçosa, localizado ao fundo da Colônia de Pescadores Z-14. A procissão seguiu até a praia levando balaios com oferendas, preparados com cuidado e devoção. Flores, pedidos e agradecimentos foram conduzidos até os barcos, que partiram mar adentro para entregar os presentes à rainha dos mares, em um ritual que simboliza renovação de promessas e fortalecimento da fé.
Durante a celebração, o prefeito Luiz Caetano (PT) ressaltou a relevância das manifestações tradicionais para a cultura local. Ele também destacou o apoio da Prefeitura de Camaçari para a realização do evento, a exemplo da oferta de moto aquática e coletes salva-vidas.
“É uma festa muito bonita, bem organizada e com grande participação popular, que está no calendário dos eventos do município e da Bahia. A gente articulou todo o suporte, incluindo boias, coletes salva-vidas e também moto aquática, pra que tudo acontecesse com segurança, fazendo uma festa em paz”, pontuou o prefeito.
Tradição que atravessa gerações
Para quem vive na localidade, a festa representa um compromisso anual com a fé. A moradora Rubenilda Guedes, de 63 anos, afirmou que participa da celebração todos os anos e vê no evento um momento especial de devoção coletiva. “Venho todos os anos. Um gesto importante de fé, e acho um evento muito lindo. É a melhor festa que tem”, afirmou.
Já para Sidia Braga, de 46 anos, que voltou a participar da homenagem pelo segundo ano consecutivo, a organização e a proximidade com sua residência foram fatores decisivos para repetir a experiência. “Vim ano passado e gostei da organização, achei bem bacana, então por ser próximo, na minha própria cidade, e um evento tão bonito, voltei este ano para repetir. Estar aqui hoje é um gesto de fé e agradecimento”, ressaltou.
Programação cultural e consciência ambiental
Após o ritual no mar, a celebração seguiu em terra firme no Largo das Peixarias, onde foi montado um palco para apresentações culturais. Às 11h, teve início os shows do músico Rege FX, das bandas SDL – Samba do Litoral e Chegue Mais, além da cantora Laércia Dantas, reunindo diferentes ritmos que valorizam a produção cultural de Camaçari.
As homenagens a Yemanjá também aconteceram em outros pontos do município. Em Itacimirim, a entrega dos presentes ocorreu às 13h, com cortejo saindo da Praça da Espera. Já em Jauá, a procissão teve início às 16h, partindo do Barracão dos Pescadores, ampliando o alcance da celebração no litoral.
Um dos destaques da festa é o compromisso com o cuidado ambiental. As comissões organizadoras adotam o Projeto Presente Consciente, que incentiva a preservação do ecossistema marinho. Apenas oferendas biodegradáveis, como flores naturais, são aceitas, reforçando a ideia de que fé e sustentabilidade caminham juntas.
Mais Lidas
Cultura
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Últimas Notícias
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas