Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
Valter Pontes/PMS
A Prefeitura de Salvador entregou, nesta quinta-feira (29), 4.978 títulos de propriedade por meio do programa de regularização fundiária Casa Legal, beneficiando moradores da localidade do Bate Coração, no bairro de Paripe, no Subúrbio Ferroviário. A iniciativa amplia a segurança jurídica das famílias atendidas e consolida uma política pública voltada à inclusão urbana e ao fortalecimento da economia local.
A solenidade contou com a presença do prefeito Bruno Reis (União Brasil), do secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, e do desembargador Roberto Maynard Frank, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), além de autoridades municipais e moradores da região.
“O que os estudos apontam é que a legitimação fundiária tem a capacidade de potencializar em nove vezes a quantidade de dinheiro que circula na comunidade”, afirmou Bruno Reis.
Regularização fundiária impulsiona desenvolvimento local
Durante o evento, o prefeito destacou que a regularização fundiária vai além da formalização documental, atuando como um instrumento direto de desenvolvimento social e econômico. Segundo ele, a transformação da posse em propriedade definitiva amplia o acesso ao crédito, estimula investimentos nas residências e fortalece o comércio de bairro.
“O que isso significa? Melhoria na qualidade de vida, casas com infraestrutura melhor, comércio vendendo mais, gerando mais emprego e renda. É por isso que nós temos investido tanto no programa Casa Legal”, declarou o gestor municipal, ao ressaltar os impactos estruturantes da política pública.
Município tem 40 mil títulos em tramitação
De acordo com o prefeito, a Prefeitura de Salvador mantém atualmente cerca de 40 mil títulos de propriedade em tramitação junto aos cartórios da cidade. Conforme explicou, tratam-se de áreas já cadastradas pelo município e que passam por etapas técnicas e jurídicas até a entrega definitiva das escrituras.
“No caso aqui do Bate Coração, era uma área pública. São áreas que nós já cadastramos e estamos viabilizando a propriedade para transferir para vocês”, afirmou Bruno Reis, ao detalhar o processo que envolve levantamento fundiário, análise jurídica e registro imobiliário.
Mudança na legislação fortalece segurança jurídica
O prefeito também contextualizou a evolução da regularização fundiária em Salvador ao longo das últimas décadas. Segundo ele, até 2004, o município havia entregue cerca de 50 mil títulos de posse, documentos que garantiam apenas o direito de ocupação dos imóveis.
“Depois de 2013, a Prefeitura entregou mais 30 mil títulos em oito anos. Aí houve uma mudança extremamente importante na lei, porque antes a gente dava um documento que regularizava a posse. Isso dava uma segurança, uma tranquilidade. Mas depois da mudança da lei, o que vocês recebem é a escritura definitiva; é a propriedade do imóvel”, explicou.
Comércios e templos também passam a ser contemplados
Outra mudança destacada pelo prefeito foi a ampliação do alcance do programa Casa Legal. Com as alterações na legislação, estabelecimentos comerciais e templos religiosos também passaram a receber a escritura definitiva, o que fortalece a economia local e a formalização das atividades produtivas.
“A dona do salão de beleza, do barzinho, do mercadinho, da borracharia, os templos religiosos, qualquer propriedade recebe a escritura definitiva”, afirmou Bruno Reis. Segundo ele, essa medida amplia os efeitos econômicos da regularização fundiária nas comunidades.
Seinfra aponta dignidade e segurança para famílias
O secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, Luiz Carlos de Souza, destacou que a entrega dos títulos representa um marco de dignidade e segurança para as famílias beneficiadas. Para ele, o documento consolida anos de esforço dos moradores na construção de suas casas.
“É uma alegria poder fazer isso, porque é a consolidação de todo o esforço que as pessoas fizeram ao longo dos anos para construir as suas casas e elas precisam ter a escritura”, disse o secretário, ao ressaltar o papel técnico da Seinfra na execução do programa.
TJ-BA celebra importância da regularização fundiária
O desembargador Roberto Maynard Frank, corregedor-geral da Justiça do TJ-BA, enfatizou a importância da parceria entre a Prefeitura de Salvador, o Tribunal de Justiça e os cartórios de registro de imóveis para viabilizar a regularização fundiária em larga escala.
“Quero registrar e agradecer a sua confiança, prefeito, no trabalho da Corregedoria Geral da Justiça. O senhor abriu as portas da Prefeitura para que a Corregedoria, junto com o Registro de Imóveis, pudesse realizar esse belo projeto. Hoje, a entrega aqui envolve quase 5 mil matrículas, ou seja, 5 mil imóveis”, afirmou.
Moradores celebram conquista após anos de espera
Entre os beneficiados, a ajudante de cozinha Jocelina Araújo, de 52 anos, contou que aguardava há mais de uma década pela regularização do imóvel onde vive. Segundo ela, a escritura resolve entraves cotidianos e garante tranquilidade à família.
“É muito importante, para desmembrar o meu terreno do da vizinha, porque até para fazer uma ligação de água depende disso. Estou muito feliz”, disse.
Já o pintor José Nilton, de 56 anos, relatou que a família tentava regularizar a casa desde o fim da década de 1980. “A gente tinha tentado regularizar ainda no tempo de minha mãe, em 1989, mas sempre tivemos dificuldade. Agora nessa gestão, o pessoal da Prefeitura passou lá em casa e fez a inscrição da gente”, afirmou.
Meta prevê novas áreas atendidas em 2025
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas, a meta para este ano é entregar cerca de 8 mil certidões de propriedade. Além disso, o município pretende iniciar o processo de regularização de mais 7 mil unidades nos bairros de Nova Constituinte, Pau da Lima e na região do Mané Dendê, também no Subúrbio Ferroviário.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Cidades
Últimas Notícias
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais
MP-BA apura denúncia contra Ivete Sangalo após criança participar de show em Salvador
Representação questiona adequação de música apresentada em show realizado no Terminal Náutico
Kassab diz que ‘solução política’ definirá candidato do PSD à Presidência e reconhece eleitorado próximo ao bolsonarismo
Presidente da sigla diz que partido se consolida no campo da centro-direita e busca alternativa moderada para a Presidência
Prefeitura entrega quase 5 mil títulos de propriedade em Paripe pelo programa Casa Legal
Programa municipal amplia segurança jurídica e fortalece economia local
André Magal aposta em Carnaval recorde e projeta sold out em todos os dias do Camarote Baiano: ‘Esse ano virou explosão’
Ao M!, sócio do Grupo San Sebastian diz que boa receptividade do público impulsionou a alta procura para a edição 2026
Bloco Camaleão divulga datas de entrega dos abadás para o Carnaval de Salvador; veja quando será
Entre os dias 10 e 14 de fevereiro, a entrega ocorrerá das 12h às 20h. Já entre os dias 15 e 17 de fevereiro, o atendimento será das 10h às 18h
Lula realiza exames e será submetido a cirurgia de catarata nesta sexta-feira
Procedimento será realizado no olho esquerdo
Crime doloso ou culposo? Entenda a diferença que pode mudar o rumo de um julgamento
Intenção, risco e erro definem enquadramento penal e podem mudar completamente a pena aplicada
O que fazer em Salvador no fim de semana? Festa dos Palhaços, Marina Sena, Jau, O Kannalha, Saulo, Psirico, Margareth Menezes, Olodum, Timbalada e mais; confira na agenda do Portal M!
Confira os principais eventos do fim de semana em Salvador e aproveite experiências imperdíveis de lazer
Kassab diz que Tarcísio precisa se diferenciar de Bolsonaro para se firmar: ‘Gratidão é uma coisa, submissão é outra’
Para Kassab, o reconhecimento ao papel exercido pelo ex-mandatário é legítimo, mas não pode impedir a construção de uma identidade política própria