Vixe! Rui cobra acordo com Wagner e pressiona vaga do Senado. Decisão pode impactar reeleição de Lula. O recado do PSD e a pressão sobre Jerônimo para agilizar obras. Neto de olho no interior
Toda quarta temos novidades da política, do mundo empresarial, jurídico e das artes pra que você entenda melhor como a roda gira nos bastidores
No colo de Wagner
A novela para definição da chapa à reeleição do governador Jerônimo Rodrigues parece estar longe de ter um final feliz. A informação que chegou à Coluna Vixe! essa semana foi que o ministro da Casa Civil, Rui Costa, teria encontrado um deputado da base governista e afirmado que não há chance de ele estar fora da majoritária, já que quem estava fazendo confusão nesta eleição era o senador Jaques Wagner. O motivo é que teria ficado acertado na eleição de 2022 que ele, Rui, permaneceria na cadeira de governador até o final do mandato, com a garantia de que teria a vaga para o Senado este ano.

Crédito: Feijão Almeida/GOVBA
Acordo de 2022
Rui teria falado que ele não estava atrás da vaga do senador Angelo Coronel, do PSD, mas que, quem estava de olho no mandato era Wagner, pois teria havido o acordo para o galego abrir mão da reeleição este ano. Quem acompanha de perto a disputa diz que a briga dos caciques do PT terá que ser resolvida pelo governador Jerônimo, escolhendo como vai montar própria chapa. “A pergunta que não quer calar: Será que o líder do grupo vai abrir mão mesmo da cadeira para Rui sentar?”, como questionou um deputado ao falar sobre o assunto.

Crédito: Manu Dias
Para Lula resolver
A informação é que na próxima semana, provavelmente no dia 6 ou 7, o presidente Lula estará em agenda na Bahia. A expectativa é que ele aproveite a passagem pelas terras baianas para se reunir com os caciques do PT e pensar na composição da majoritária no estado. A preocupação é que a Bahia tem uma relevância estratégica no cenário nacional e que um erro de cálculo aqui pode impactar diretamente na disputa presidencial. Uma corrente nacional do PT defende que o ministro Rui Costa seja alçado à condição de candidato ao governo baiano, da mesma forma que o ministro Camilo Santana dispute o governo do Ceará. Essa estratégia afastaria o medo de o presidente Lula perder votos nesses estados.

Crédito: Divulgação
Ameaça à reeleição
O entendimento é que o presidente da República não pode ameaçar sua permanência no Planalto por conta de projetos isolados do PT nos estados, já que Lula sabe que o Nordeste é fundamental para diminuir a frente para o centro e a direita nas outras regiões do país. Tanto a Bahia quanto o Ceará foram estratégicos para a vitória do PT em 2022 contra Bolsonaro. É esperado agora que o presidente volte a avaliar a composição da chapa baiana e a necessidade de manter o PSD na base, evitando maiores contratempos para a disputa nacional que se avizinha.

Crédito: Ricardo Stuckert/PR
Preocupação com o Senado
Na conta do presidente Lula está ainda uma preocupação com a eleição para o Senado. Há um movimento crescente do centro e da direita para tentar fazer a maioria na Câmara Alta, já que o controle da casa é crucial para manter a governabilidade no país. A eleição para o Senado é tão importante que o próprio Bolsonaro já havia falado, quando estava em liberdade, que não precisava ganhar a eleição presidencial, ele só precisava ter a maioria dos senadores para ditar os destinos do país.

Crédito: Ricardo Stuckert/PR
Player importante
Além disso, outros elementos serão colocados na mesa para definição da composição da chapa, com a presença ou não do senador Ângelo Coronel. Ele é visto como um “player” importante, com força municipalista, pertence a um partido relevante na Bahia e tem o apoio de prefeitos, sobretudo por ter sido relator do orçamento da União e ter destinado muitas verbas para as prefeituras baianas.

Divulgação/PSD-BA
Soltar o freio
Tem aliado do governador Jerônimo Rodrigues preocupado com o ritmo das obras na Bahia. Com projetos anunciados em todo o estado, o governo estaria enfrentando dificuldades para acelerar o ritmo das intervenções e, assim, viabilizar as entregas. Apesar dos empréstimos de quase R$26 bilhões aprovados pela Assembleia Legislativa, não haveria caixa suficiente para oxigenar a máquina. Além disso, o que se fala no próprio governo é que há dificuldades no relacionamento com as empresas que prestam serviço para o estado, que devem ser sanados com o pagamento de faturas atrasadas.

Crédito: Feijão Almeida/GovBa
Canteiro de obras
“Basta abrir a torneira para fazer a água e as obras jorrarem”, disse ontem um petista de alto coturno, ao reforçar que a Bahia vai se transformar num canteiro de obras. Já outro petista mais moderado disse que muita coisa será iniciada, sobretudo em pequenas e médias cidades, mas que sabem da dificuldade de atender as demandas dos prefeitos e lideranças do interior. O desejo coletivo no grupo, inclusive, é que o governador possa arrumar a casa, soltar o freio e transformar o estado num canteiro de obras.
Ausência estratégica
A ausência dos senadores do PSD Otto Alencar (líder do governo no Senado) e Ângelo Coronel em agendas recentes do presidente Lula na Bahia gerou repercussão imediata nos bastidores políticos. Embora o PSD seja um aliado estratégico do PT, tanto no plano federal quanto no estadual, o não comparecimento dos principais caciques da legenda, ao lado do presidente e do governador, foi interpretado como um claro recado político.

Crédito: Divulgação/PSD
Risco de divisão
Se não houver um consenso que contemple o PSD na chapa majoritária do PT, há um risco real de racha. Basta lembrar que nos últimos dias o presidente estadual do partido, Otto Alencar, ajustou o discurso e garantiu a legenda para Coronel disputar o Senado numa chapa avulsa, longe da majoritária petista. O detalhe é: se o partido, que tem o maior número de prefeituras na Bahia, esboçar qualquer movimento de independência ou aproximação com a oposição, liderada pelo ex-prefeito ACM Neto, pode alterar drasticamente o equilíbrio de forças no estado. Ao se ausentar, os pessedistas demonstram que, embora apoiem o governo estadual, possuem base eleitoral própria para não depender da “bênção” do Planalto para sobreviver politicamente no estado.
Cenário imprevisível
O detalhe é que se houver a confirmação da chapa puro-sangue do PT, excluindo Coronel e empurrando-o para uma candidatura avulsa, a disputa para o Senado se torna imprevisível. Integrantes do governo e da oposição são enfáticos ao afirmar que a pulverização de candidaturas deixa o cenário confuso, já que ministro Rui Costa lidera em todas as pesquisas, dando margem para que aconteça uma verdadeira corrida pela segunda vaga da Bahia. Há quem diga que na oposição, o ex-ministro João Roma leva vantagem. Tem também as apostas que Marcelo Nilo pode ser indicado pelo Republicanos para a segunda vaga na chapa de ACM Neto. Confirmando esse cenário, Roma, Nilo, Wagner e Coronel brigariam pela segunda vaga ao Senado.

Crédito: Marcelo Camargo / Agência Brasil
Vaga garantida
Tem gente na base do governo falando que a vaga de Rui para o Senado está tão certa como a primeira suplência para o presidente estadual do Avante, Ronaldo Carletto. Com a expectativa do ministro da Casa Civil retornar para o governo, numa eventual reeleição do presidente Lula, o dirigente partidário assumiria o mandato em Brasília.

Crédito: Divulgação
De olho no interior
O ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, aproveitou a entrega de uma importante obra viária na capital esta semana para falar que sua pré-campanha ao Governo da Bahia ganhará ritmo de maratona no interior. Em conversa com a Coluna Vixe!, Neto detalhou um cronograma de visitas, reforçando sua estratégia de marcar presença nos principais colégios eleitorais do Estado, ainda no primeiro semestre deste ano. “Esta semana, já vamos para Juazeiro, no dia 30. E a próxima será a semana inteira no interior, de quinta a domingo”, anunciou.

Crédito: Divulgação
Estratégia definida
O roteiro do candidato da oposição inclui passagens por Irecê, Campo Alegre de Lourdes, Boa Vista do Tupim e Acajutiba. Para aliados, o movimento é uma resposta clara às recentes movimentações do governador Jerônimo e do PT e visa consolidar a liderança que Neto vem ostentando nas pesquisas de intenção de voto. Ao ser questionado sobre os gargalos do Estado, Neto foi incisivo ao apontar a saúde e a segurança pública como os “dois grandes dramas” dos baianos. Sobre a saúde, o foco das críticas foi o sistema de regulação, uma das maiores queixas da população do interior. Neto rebateu promessas do atual governo e cobrou resultados práticos. “Falta gestão”, disparou ele, ao tecer duras críticas ainda à questão da segurança pública, uma das maiores preocupações hoje dos baianos.
À frente do DC
O ex-deputado Marcelo Guimarães Filho foi eleito presidente estadual do Democracia Cristã (DC). A nova direção tem como foco o fortalecimento do partido em todo o estado, com vistas às eleições deste ano e com o objetivo de eleger deputados estaduais e federais. O ex-prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, assume a terceira vice-presidência do partido, integrando a nova composição da executiva estadual. No cenário eleitoral, o DC marchará com o pré-candidato ACM Neto e tem Aldo Rebelo como pré-candidato à presidência da República. “Vamos ampliar a articulação política da legenda, fortalecendo nossa atuação nos municípios baianos neste e nos próximos anos”, disse Guimarães Filho.

Crédito: Divulgação
Mais Lidas
Vixe
Últimas Notícias
Binho Galinha depõe em processo sobre milícia e lavagem de dinheiro na Bahia
Lavagem da Ceasinha estreia no Rio Vermelho com cortejo de baianas, música e gastronomia neste domingo
Evento gratuito acontece na Ceasinha do Rio Vermelho e antecede a programação oficial da Festa de Iemanjá
Flávio Dino rejeita ação contra renovação automática da CNH por falta de legitimidade
Ministro do Supremo Tribunal Federal considerou que entidade autora não tem legitimidade para questionar medida federal
85 Frases Engraçadas: mensagens divertidas para status, legendas e risadas garantidas
Confira 85 frases engraçadas para status e legendas: humor leve, ironia e deboches do bem para arrancar risadas no WhatsApp e Instagram.
Inep começa a emitir declaração do ensino médio para candidatos do Enem a partir desta sexta-feira
Documento poderá ser solicitado online por estudantes maiores de 18 anos que atingiram pontuação mínima exigida no exame
Prefeitura monta força-tarefa com ações de saúde, segurança e limpeza para Festa de Iemanjá no Rio Vermelho
Operação envolve diversas secretarias municipais e tem como foco assegurar segurança, organização, atendimento à população e respeito às tradições religiosas
Prefeitura lança planejador de viagens para ajudar usuários do transporte público em Salvador
Ferramenta lançada pela Prefeitura é integrada ao aplicativo KIM e reúne dados de ônibus, metrô e BRT em um só ambiente digital
Movimentos de mulheres iniciam organização do 8 de Março de 2026 em Salvador diante do avanço do feminicídio
Encontro reúne entidades sindicais, movimentos sociais e organizações da sociedade civil para iniciar a construção coletiva do Março Mulher
Cão Orelha: adolescentes investigados retornam dos EUA e têm celulares apreendidos no aeroporto
Jovens também foram intimados a prestar depoimento, que ocorrerá em data definida pela polícia
Prefeitura abre 300 vagas para credenciamento de novos mototaxistas em Salvador
Conforme a gestão municipal, não há prazo limite para inscrição
Brasil cria 1,27 milhão de postos de trabalho em 2025, mas saldo do Caged recua em relação a 2024
Abertura de vagas com carteira assinada recua 23,7%, enquanto Bahia aparece entre os destaques estaduais