Orquestra Afrosinfônica promove ensaios abertos ao público na Casa da Ponte
Sob o comando do maestro Ubiratan Marques, os ensaios acontecem às terças, no Pelourinho
Divulgação
A Orquestra Afrosinfônica, sob a regência do maestro Ubiratan Marques, retoma a temporada de ensaios abertos ao público a partir desta terça-feira (13), às 19h, na Casa da Ponte, localizada no Largo do Pelourinho. A iniciativa integra a programação do Verão 2026 e acontece todas as terças-feiras, com entrada gratuita.
Nesta nova edição, os ensaios passam a ser realizados no estúdio inaugurado após a reforma do casarão histórico que abriga a sede da instituição. O espaço, moderno e confortável, tem capacidade para receber até 60 pessoas e oferece melhores condições para o público interessado em acompanhar de perto o processo criativo da orquestra. A ação conta com apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio do Fundo de Cultura, da Secretaria da Fazenda e da Secretaria de Cultura do Estado.
Segundo o maestro Ubiratan Marques, a proposta dos ensaios abertos faz parte da essência da Afrosinfônica desde sua criação. “A orquestra já nasceu com esse diálogo com o público. No início, participavam principalmente os alunos do Núcleo Moderno de Música, e, com o tempo, passaram a frequentar turistas, músicos e artistas. Mesmo com a capacidade limitada, o novo estúdio oferece mais conforto para quem deseja vivenciar esses momentos”, afirma.
Formação de músicos
Formada por cerca de 30 músicos, a Orquestra Afrosinfônica tem como base instrumentos de percussão, piano, sopros, contrabaixos e vozes femininas. A proposta artística, definida pelo maestro como “Afrosinfônica”, é resultado de pesquisas sonoras que dialogam com a música brasileira e com os processos culturais da diáspora africana.
Casa da Ponte
Além de acompanhar os ensaios, o público poderá conhecer o casarão que abriga a Casa da Ponte. Totalmente reformado, o imóvel tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) possui 862 metros quadrados e está situado no Centro Histórico de Salvador, área reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
A Casa da Ponte é um espaço cultural localizado no Largo do Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, que se destaca por unir preservação do patrimônio histórico e atividades artísticas contemporâneas.
Após a reforma, a Casa da Ponte ganhou estrutura moderna, mantendo as características arquitetônicas originais, e passou a abrigar salas para ensaios, apresentações, gravações musicais, atividades pedagógicas e administrativas.
O espaço é sede da Orquestra Afrosinfônica e do Núcleo Moderno de Música, funcionando como um polo de formação, criação e difusão cultural. Entre os ambientes, destaca-se um estúdio destinado a ensaios e concertos intimistas, além de salas para aulas de música coletiva e individual.
No quintal do casarão, um deck com vista para a Baía de Todos os Santos amplia as possibilidades de uso do espaço, recebendo apresentações de alunos, pocket concerts e atividades culturais. A proposta da Casa da Ponte é integrar o moderno e o ancestral, o passado e o presente, tanto na programação artística quanto na concepção do ambiente.
Maestro Ubiratan Marques
O maestro, compositor e pesquisador Ubiratan Marques é uma das principais referências da música contemporânea baiana, reconhecido por seu trabalho de integração entre a música de concerto e as matrizes afro-brasileiras. À frente da Orquestra Afrosinfônica, projeto que idealizou e rege, desenvolve uma proposta artística que dialoga com a herança cultural da diáspora africana e com a música brasileira.
Com trajetória marcada pela pesquisa sonora e pela formação musical, Ubiratan Marques atua também como educador, sendo responsável pelo Núcleo Moderno de Música, iniciativa voltada ao ensino coletivo e individual e à formação de novos músicos. Seu trabalho é pautado pela valorização da diversidade cultural e pela criação de pontes entre tradição e contemporaneidade.
Mais Lidas
Cultura
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Orquestra Afrosinfônica promove ensaios abertos ao público na Casa da Ponte
Alcione inicia turnê nacional com show lotado e homenagens ao samba raiz
Últimas Notícias
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento
Eleições 2026: Lula lidera disputa presidencial e vence adversários da direita no 1º turno
Pesquisa nacional indica vantagem do atual presidente em diferentes cenários e aponta empate técnico apenas contra Tarcísio de Freitas no 2º turno
Bahia tem 2ª maior taxa de presos que não retornaram após saidinha de Natal no Brasil
Com 8,1% de evasão, Estado fica atrás apenas do Rio de Janeiro em termos percentuais
BBB 26 estreia com prêmio histórico, retorno do Quarto Branco e primeira madrugada marcada por estratégias e conflitos
Reality abre temporada com mistura de anônimos, famosos e ex-participantes, além de dinâmica de resistência valendo vagas na casa
Pesquisa mostra Lula com 50% de desaprovação e 47% de aprovação entre eleitores
Levantamento nacional aponta cenário de divisão política e avaliação negativa em áreas estratégicas do governo federal
Operação Overclean: PF mira deputado Félix Mendonça Jr. por esquema de desvios de emendas na Bahia
Nova fase investiga esquema de corrupção e lavagem de dinheiro; STF determinou bloqueio de R$ 24 milhões do pedetista baiano
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações
Duelo eliminatório, às 19h30, define quem avança para a próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior
Anvisa aprova medicamento injetável para prevenção do HIV com aplicação semestral
Sunlenca passa a integrar o arsenal de prevenção do HIV com aplicação a cada seis meses