Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026; veja grupos sorteados pela Fifa

Seleção brasileira estreia no Mundial no dia 13 de junho de 2026, contra o Marrocos


Redação
Estadão Conteúdo e Redação 05/12/2025 16:52 • Esporte
Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026; veja grupos sorteados pela Fifa - Rafael Ribeiro/CBF
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

O Brasil será cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e terá como adversários Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase do Mundial. O sorteio, realizado nesta sexta-feira (5) pela Fifa, definiu os 12 grupos da edição que será disputada em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

A cerimônia aconteceu no Kennedy Center, em Washington D.C., reunindo autoridades da Fifa, ex-jogadores e figuras políticas dos países-sede. Entre os presentes estavam o americano Donald Trump, a mexicana Claudia Sheinbaum e o canadense Mark Carney, que participaram da abertura do evento.

Sorteio reúne estrelas do esporte e apresentações musicais

O sorteio foi conduzido pelo ex-zagueiro inglês Rio Ferdinand, ao lado da jornalista Samantha Johnson. As bolinhas com os nomes das seleções foram retiradas por quatro grandes ícones do esporte mundial: o ex-jogador de futebol americano Tom Brady, o astro do hóquei Wayne Gretzky, o atleta de beisebol Aaron Judge e o lendário pivô da NBA Shaquille O’Neal.

O evento ainda contou com um clima de espetáculo, marcado por apresentações musicais de Andrea Bocelli, da banda Village People, além dos cantores Robbie Williams e Nicole Scherzinger, reforçando o tom de celebração da noite.

Brasil busca o hexa após 24 anos

Ao comentar o sorteio, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, destacou o clima de expectativa para a competição.

“Futebol é a língua da paixão e da alegria. De 11 de junho a 19 de julho, teremos um verão espetacular. Serão milhões de pessoas passando pelos três países-sede e 104 Super Bowls em um mês”, afirmou, em referência aos 104 jogos previstos na Copa do Mundo de 2026.

Com cinco títulos mundiais, a seleção brasileira tenta encerrar o jejum que já dura desde 2002, quando conquistou seu último título. Na edição de 2022, o Brasil foi eliminado nas quartas de final pela Croácia, nos pênaltis. A melhor campanha desde o último título foi em 2014, quando a seleção terminou em quarto lugar após perder a disputa pelo bronze para a Holanda.

Datas dos jogos da seleção brasileira

O Brasil estreia no Mundial no dia 13 de junho de 2026, contra Marrocos. Na segunda rodada, enfrenta o Haiti, no dia 19 de junho. O encerramento da fase de grupos será diante da Escócia, em 24 de junho. A seleção pentacampeã entra na competição como uma das favoritas a avançar, mas encontrará adversários que vêm em evolução, especialmente os marroquinos, semifinalistas da Copa de 2022.

Veja como ficaram os grupos sorteados:

Grupo A: México, África do Sul, Coreia do Sul e Uefa D*
Grupo B: Canadá, Uefa A*, Catar e Suíça
Grupo C: Brasil, Marrocos, Haiti e Escócia
Grupo D: EUA, Paraguai, Austrália e Uefa C*
Grupo E: Alemanha, Curaçao, Costa do Marfim e Equador
Grupo F: Holanda, Japão, Uefa B* e Tunísia
Grupo G: Bélgica, Egito, Irã e Nova Zelândia
Grupo H: Espanha, Cabo Verde, Arábia Saudita e Uruguai
Grupo I: França, Senegal, Fifa 2* e Noruega
Grupo J: Argentina, Argélia, Áustria e Jordânia
Grupo K: Portugal, Fifa 1*, Uzbequistão e Colômbia
Grupo L: Inglaterra, Croácia, Gana e Panamá

Repescagem definirá últimas seis vagas do Mundial

As últimas vagas para a Copa serão preenchidas por meio da repescagem, que reunirá 22 seleções. Na repescagem europeia, 16 países disputam quatro vagas. Já a repescagem intercontinental envolve seleções das Américas, Ásia, Oceania e África, com jogos marcados para o fim de março de 2026.

Veja como estão distribuídos os confrontos:

Uefa A: País de Gales, Bósnia, Itália ou Irlanda do Norte
Uefa B: Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia
Uefa C: Eslováquia, Kosovo, Turquia ou Romênia
Uefa D: República Checa, Irlanda, Dinamarca ou Macedônia do Norte
Fifa 1: República Democrática do Congo, Jamaica ou Nova Caledônia
Fifa 2: Iraque, Bolívia ou Suriname

Redação

Redação

Equipe de jornalistas e editores do portal Muita Informação

Mais Lidas

Esporte

Últimas Notícias

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga -
Cidades 13/01/2026 às 18:34

Operação Ômega investiga esquema milionário e apreende bens em Itapetinga

Ação cumpriu mandados judiciais e resultou na apreensão de veículos, imóveis, dinheiro e outros bens


Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações -
Cultura 13/01/2026 às 18:03

Micareta de Lauro de Freitas terá Xanddy, Parangolé, Alinne Rosa e mais; veja datas e atrações

Evento acontece entre sexta-feira (16) e domingo (18), na Avenida Beira Rio, e abre calendário de grandes festas populares do município


Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança -
Cidades 13/01/2026 às 17:31

Governo da Bahia certifica mais de 200 mototaxistas e motofretistas e entrega equipamentos de segurança

Projeto Condução Decente certifica profissionais de 16 municípios e entrega equipamentos durante ação em Salvador


Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’ -
Política 13/01/2026 às 17:02

Félix Mendonça Jr. nega irregularidades, critica lentidão da investigação e diz que ações da PF causam ‘prejuízos políticos’

Em nota, deputado do PDT afirma colaborar com investigações, questiona nova diligência da PF e mantém confiança na Justiça


A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos -
Artigos e afins 13/01/2026 às 16:30

A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos

Neste artigo, Felipe Braga do Amaral Silva analisa a responsabilidade civil das redes sociais diante de perfis falsos criados por IA, explicando os direitos das vítimas


Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026 -
Saúde 13/01/2026 às 15:58

Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026

Convocação publicada no Diário Oficial amplia equipes estratégicas e fortalece o atendimento do SUS na capital baiana


Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026 -
Cidades 13/01/2026 às 15:13

Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026

Se você foi desligado recentemente na Bahia, este guia prático explica tudo o que você precisa saber para garantir o seu benefício


Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela -
Política 13/01/2026 às 14:42

Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela

Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel


Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr. -
Política 13/01/2026 às 14:11

Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.

Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia


Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe -
Política 13/01/2026 às 13:40

Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe

Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente


Vixe