Eduardo Bolsonaro diz ser ‘justo’ que condenados do 8 de Janeiro tentem fugir e critica decisões do STF
Deputado disse desconhecer conversas sobre possível pedido de asilo político ao seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)
Reprodução / Câmara dos Deputados
O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, no último sábado (22), considerar “justo” que condenados pelos atos de 8 de janeiro tentem fugir do cumprimento das penas, por entender que as decisões judiciais seriam injustas. De acordo com o parlamentar, as condenações determinadas pelo Supremo Tribunal Federal motivariam essa avaliação.
Na avaliação de Eduardo, “vale a pena lutar pela liberdade”, porque as penas definidas pelo Supremo seriam, segundo ele, “injustas”. Ele afirmou que haveria diferença entre quem comete crimes e quem, segundo ele, não teria cometido delitos.
“É justo todas as pessoas do 8 de janeiro, o deputado Alexandre Ramagem, se for realmente essa a intenção dele ao ir para os Estados Unidos, fugirem de uma pena injusta. Quando um bandido comete um crime e vai para a cadeia, isso é quase como se fosse um acidente de trabalho, ele sabe que estava incorrendo naquele risco ao cometer atividade delituosa. Outra coisa é a cabeça de alguém que não cometeu crime algum”, disse em entrevista à CNN Brasil.
Eduardo diz que STF quer ‘controlar as eleições de 2026’
Durante a entrevista, o parlamentar também afirmou que o STF estaria buscando “controlar as eleições de 2026”. “Ainda que não seja o cenário ideal, porque demonstra que já não há mais democracia ou esperança de justiça vinda da Suprema Corte, eu acho que sim, vale a pena você lutar pela sua liberdade”, declarou.
Eduardo disse desconhecer conversas sobre possível pedido de asilo político ao ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou não ter contatado representantes da Casa Branca sobre a prisão do pai. Ele declarou também que o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, faz “tortura psicológica” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e defendeu pressão internacional pela soltura.
O deputado afirmou ainda que considera que uma eleição sem a participação de integrantes da família Bolsonaro em 2026 representaria falta de democracia.
“Se for um cenário sem Eduardo, Flávio, Jair, já não há mais democracia. Para mim, tanto faz quem será o presidente de direita, porque, por mais que possa visto de direita, não terá poder para agir livremente, em tudo que fizer terá que pedir a bênção do STF”, disse.
Bolsonaro passa por audiência de custódia neste domingo
O ex-presidente Jair Bolsonaro participa, neste domingo (23), às 12h, de audiência de custódia um dia após sua prisão preventiva ser decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a audiência, um juiz responsável avaliará se os direitos fundamentais do custodiado foram respeitados desde o momento da prisão até sua apresentação. Esse procedimento é considerado obrigatório antes da manutenção da custódia cautelar, especialmente em casos de prisão preventiva decretada por ministro do Supremo.
No despacho que ordenou a prisão, Moraes citou a publicação feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas redes sociais, convocando uma vigília diante da residência do ex-presidente. Para o ministro, a ação poderia provocar aglomeração significativa e gerar risco à ordem pública, circunstância prevista no artigo 312 do Código de Processo Penal como justificativa para prisão preventiva.
Mais Lidas
Política
Últimas Notícias
Lauro de Freitas registra saldo positivo de 6,9 mil empregos formais em 2025, aponta Caged
Município alcançou o terceiro melhor saldo de empregos da Bahia entre janeiro e novembro do ano passado
Governo da Bahia anuncia investimento de R$ 46 milhões do programa Periferia Viva em Pau da Lima
Recursos do Novo PAC vão beneficiar cerca de 5 mil famílias com urbanização integrada e novas moradias
Solange Couto e Juliano Floss são os primeiros camarotes confirmados do BBB 26
Pipocas já foram definidos por votação popular e outros Camarotes serão revelados no programa ao vivo
Após Globo de Ouro de Wagner Moura, Prefeitura de Salvador anuncia investimento de R$ 12 milhões para fortalecer audiovisual
Recurso será aplicado em ações de fomento, formação profissional, infraestrutura e atração de produções
STF tem três votos para manter bloqueio às emendas de Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem
Medida foi adotada de forma individual pelo ministro Flávio Dino e agora é analisada pelo plenário virtual da Corte
Prefeitura de Ilhéus proíbe consumação mínima e cobrança antecipada na faixa de areia
Medida segue iniciativa adotada em Itacaré e proíbe cobrança antecipada, consumação mínima e condicionamento para uso de cadeiras e guarda-sóis nas praias do município
Bahia perde nos pênaltis para o Atlético-PI e é eliminado da Copinha 2026
Bahia empata em 2 a 2 no tempo normal, perde uma cobrança e se despede da Copinha 2026 na segunda fase
Itaparica encerra Festa da Independência com shows de Mari Fernandez e Olodum
Evento reuniu artistas nacionais, atrações locais e atividades cívicas, fortalecendo a tradição histórica e o turismo no município
Governo Lula exonera diretor do Dnit após investigação da PF sobre esquema no INSS
Marcos de Brito Campos Júnior é citado em diálogos sobre repasses em dinheiro investigados pelo STF
Niltinho confirma saída do PP e diz que filiação ao PSB deve ocorrer até março
Saída ocorre após federação do PP com o União Brasil e decisão de se manter na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT)