Brasileiras perdem semifinais no Mundial de Vôlei de Praia e vão disputar bronze na Austrália
Thâmela/Vic e Carol/Rebecca se enfrentam neste domingo (23) em Adelaide, na Austrália
Divulgação/FIVB
As duas duplas brasileiras remanescentes no torneio feminino do Campeonato Mundial de Vôlei de Praia perderam suas partidas, neste sábado (22), em Adelaide, na Austrália, e vão se enfrentar na disputa do terceiro lugar. Thâmela/Vic e Carol/Rebecca duelam pela medalha de bronze às 2h30 (horário de Brasília) deste domingo (23). O confronto 100% brasileiro garante mais uma conquista para o país, que é recordista de medalhas no torneio.
Thâmela/Vic, dupla que lidera o ranking feminino da Federação Internacional de Vôlei (FIVB), entrou em quadra abrindo as semifinais. A parceria foi superada pelas letãs Tina Graudina e Anastasija Samoilova (dupla número 4 do mundo) por 2 sets a 0, com parciais de 21/10 e 21/16. A dupla brasileira começou mal a partida e foi dominada pelas representantes da Letônia.
Mais tarde, Carol/Rebecca, que ocupam o segundo posto no ranking da FIVB, fizeram um confronto mais equilibrado. No entanto, elas também não conseguiram passar pelas americanas Taryn Brasher e Kristen Nuss. A dupla brasileira perdeu por 2 a 1 em uma difícil disputa definida no tie-break (19/21, 24/22 e 15/6). As brasileiras saíram na frente no primeiro set, perderam um segundo set disputado e caíram de produção na parcial decisiva.
Decisão do ouro terá dupla da Letônia e dos EUA
A final feminina será disputada pelas algozes das duplas brasileiras. As letãs Tina Graudina/Anastasija Samoilova enfrentarão as americanas Kristen Nuss e Taryn Brasher às 6h30 (horário de Brasília) deste domingo (23). Brasher/Nuss vão buscar o ouro após levarem o bronze no Mundial do México, em 2023, derrotando Graudina/Samoilova.
Relembre histórico do Brasil no Mundial de Vôlei de Praia
O Brasil chegou ao topo do pódio pela última vez na chave feminina em 2022, em Roma, com Ana Patrícia e Duda, que caíram nas oitavas de final em Adelaide. Na última edição, no México, em 2023, a dupla Duda/Ana Patrícia levou o Brasil ao segundo lugar, conquistando uma medalha de prata.
No masculino, o último ouro veio em Viena, na Áustria, em 2017, com Evandro e André. O Brasil é o país que mais conquistou medalhas no torneio, somando 35 conquistas. O país é o principal vencedor do Campeonato Mundial, com 13 ouros somados no masculino e no feminino.
Suécia garante ouro e prata na chave masculina
O torneio masculino terá uma final 100% sueca, garantindo que a Suécia assegure as medalhas de ouro e prata. A decisão será disputada pelos campeões olímpicos David Ahman e Jonatan Hellvig, que chegaram a ser derrotados por duas duplas brasileiras na fase de grupos, e por Jacob Hölting Nilsson e Elmer Andersson. Hölting Nilsson/Andersson é a dupla mais jovem a alcançar uma final de Mundial, com 20 e 19 anos, respectivamente. A final masculina ocorrerá às 5h30 (horário de Brasília) deste domingo.
A participação brasileira na chave masculina chegou ao fim com a eliminação de Evandro e Arthur Lanci para Ahman/Hellvig nas quartas de final. A dupla brasileira masculina terminou a competição em quinto lugar. Na disputa de terceiro lugar, os franceses Rotar/Gauthier-Rat encaram os alemães Ehlers/Wickler às 1h30 (horário de Brasília).
O Mundial de Vôlei de Praia 2025 reuniu ao todo 96 duplas (metade em cada gênero). O Brasil foi representado por sete duplas na competição.
Entenda o formato da competição
O Mundial de Vôlei de Praia 2025 contou com 48 duplas em cada gênero, divididas em 12 grupos de quatro equipes. O primeiro e segundo em cada chave, além dos quatro melhores terceiros colocados, avançaram à segunda fase, já em caráter eliminatório.
Os outros oito terceiros colocados jogaram a repescagem, com quatro confrontos diretos. Os vencedores também confirmaram a classificação, totalizando 32 duplas para a fase eliminatória, disputada em jogo único até a decisão.
Esta foi a primeira vez na carreira que Thâmela/Vic e Carol/Rebecca chegaram às semifinais do Mundial. Por conta de lesão, as campeãs olímpicas Ana Patrícia e Duda desistiram da competição antes de entrarem em quadra pelas quartas de final.
O desempenho das duplas brasileiras na chave feminina foi:
- Carol/Rebecca: disputa do bronze.
- Thâmela/Vic: disputa do bronze.
- Ana Patrícia/Duda: oitavas de final.
- Vitória/Hegê: fase de grupos.
Na chave masculina, o desempenho foi:
- Evandro/Arthur: quartas de final.
- André/Renato: oitavas de final.
- George/Saymon: rodada de 32.
Mais Lidas
Esporte
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Copa do Mundo de 2027: CBF confirma amistosos da seleção feminina
Últimas Notícias
Resumo do BBB 26 de terça-feira (03/02): Brigido é eliminado com 77,88% e madrugada marcada por análises de jogo
Participantes debatem discurso de Tadeu Schmidt e reposicionamentos estratégicos após paredão
Lavagem de Itapuã completa 121 anos e leva mais de 30 atrações às ruas do bairro nesta quinta-feira
Cortejo tradicional, lavagem nativa e apresentações marcam a celebração no bairro
Palmeiras x Vitória: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações em 04/02/2026
Partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro será disputada na Arena Barueri, às 21h30
Transalvador inicia campanha de Volta às Aulas com ações educativas no entorno de escolas nesta quarta
Mobilização acontece por dez dias com faixas, materiais informativos e atuação de agentes nos horários de pico
Simm oferece 479 vagas de emprego e estágio com salário de até R$ 8 mil em Salvador nesta quarta-feira
No caso das vagas que exigem experiência, tempo de serviço deve ser comprovado em carteira de trabalho
Hugo Calderano conquista Copa América e garante vaga no Mundial de Macau
Mesatenista brasileiro mantém invencibilidade no torneio e confirma fase consistente no circuito internacional
Polícia Civil lança site para rastrear aparelhos furtados no Carnaval da Bahia; entenda como funciona
Ferramenta integra banco de dados acessado pelas forças policiais em todo o estado
Festa de Iemanjá termina sem crimes graves e registra queda de quase 37% nos furtos em Salvador
Mais de 1.100 agentes atuaram no policiamento, com apreensão de objetos proibidos e uso de tecnologia de reconhecimento facial
Furdunço 2026 reúne grandes nomes da música baiana e movimenta pré-Carnaval de Salvador; confira atrações
Evento ocorre neste sábado (7), reunindo milhares de foliões no circuito Orlando Tapajós, entre o Morro do Gato e o Farol da Barra
Câmara aprova criação de cargos em ministérios com impacto de até R$ 5,3 bilhões em 2026
Matéria reúne diferentes propostas de iniciativa do Poder Executivo e foi aprovada em votação simbólica, sem o registro individual do posicionamento dos parlamentares