Salvador conquista dois pilares no Prêmio Band Cidades Excelentes e fica entre as melhores do país
Reconhecimento destaca avanços em gestão pública e fortalecimento de políticas estruturais avaliadas por indicadores oficiais
Betto Jr./Secom PMS
Salvador se consolidou mais uma vez entre os municípios com melhor desempenho administrativo do Brasil ao conquistar dois pilares no Prêmio Band Cidades Excelentes 2025, realizado nesta terça-feira (18), no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A capital baiana foi vencedora nas categorias de Governança, Eficiência Fiscal e Transparência e de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, reforçando avanços estruturais na gestão municipal.
A premiação utiliza metodologia baseada em dados oficiais para identificar políticas públicas bem-sucedidas, o que elevou Salvador ao 2º lugar no prêmio Geral Cidade Excelente, entre cidades com mais de 100 mil habitantes. O reconhecimento evidencia a evolução da capital em áreas estratégicas como gestão fiscal, segurança institucional, modernização administrativa e fortalecimento econômico.
Avaliação destaca eficiência fiscal e desenvolvimento da cidade
Presente na solenidade de entrega, o prefeito Bruno Reis (União Brasil) ressaltou a importância dos pilares conquistados e afirmou que os resultados refletem o compromisso da administração com políticas públicas estruturadas e gestão responsável. Além das vitórias, Salvador também foi finalista nos pilares de Educação e Infraestrutura e Mobilidade Urbana, o que demonstra avanços consistentes em áreas de impacto direto na vida da população.
“Gestão fiscal, transparência, governança e desenvolvimento econômico: a gente sempre diz que quem não sabe cuidar das contas públicas não tem como cuidar das pessoas. Afinal, não basta você ter os sonhos, ter os projetos, se você não tem os recursos para tirar eles do papel, se você não consegue fazer com que as políticas públicas funcionem. Então, a regra de ouro da nossa gestão é gastar menos do que arrecada, para ter dinheiro para investimentos, para programas e projetos que estão mudando de verdade a vida das pessoas para melhor”, afirmou Bruno Reis, que estava acompanhado da secretária municipal de Comunicação, Renata Vidal.
Metodologia baseada em inteligência artificial e indicadores oficiais
O Prêmio Band Cidades Excelentes utiliza o Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA), criado pelo Instituto Aquila com base em big data e ferramentas de inteligência artificial. O sistema consolida 72 indicadores oficiais de todo o país, reunindo informações do Tesouro Nacional, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ministérios da Educação e da Saúde, além de outras bases públicas.
Esses dados são distribuídos em seis pilares:
- Governança
- Eficiência Fiscal e Transparência
- Educação
- Saúde e Bem-Estar
- Infraestrutura e Mobilidade Urbana
- Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico
- Ordem Pública
A partir do desempenho em cada área, as cidades recebem notas consolidadas que compõem o ranking final da premiação. No caso da Bahia, os municípios concorrem em três categorias, conforme o porte populacional. Salvador integra o grupo com mais de 100 mil habitantes, o que torna a disputa mais competitiva e exige desempenho elevado em todos os eixos avaliados.
Salvador amplia posição de destaque entre melhores indicadores públicos do país
Nos últimos anos, Salvador tem figurado entre as principais finalistas do prêmio, mantendo trajetória contínua de evolução nos indicadores auditados. O reconhecimento deste ano reforça o impacto de políticas voltadas à responsabilidade fiscal, modernização de processos administrativos, ampliação da transparência e desenvolvimento econômico sustentável.
O prêmio de Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública também evidencia ações que fortaleceram a geração de emprego, a formalização de negócios, a atração de investimentos e políticas voltadas à melhoria da ordem urbana. Já as menções em Educação e Infraestrutura demonstram que a cidade avança em campos essenciais para qualidade de vida e mobilidade.
Para o diretor regional da Band Norte Nordeste, Augusto Correia Lima, a premiação tem como objetivo fortalecer administrações municipais ao dar visibilidade às iniciativas que vêm dando resultado em diferentes regiões do país.
“A Band faz isso, principalmente, para compartilhar as boas práticas de gestão pública. Esse é o nosso objetivo. Então, a gente divide com os munícipes, divide com outros municípios, o que é que está dando certo. Então, esse é o objetivo principal. Quem ganha com isso é o cidadão”, afirmou Lima.
Salvador na liderança
Com os resultados de 2025, Salvador mantém uma posição de liderança entre municípios que investem em inovação, gestão fiscal moderna e políticas públicas integradas. O desempenho reforça a capital como referência na administração pública no Nordeste e entre as grandes cidades brasileiras, consolidando avanços construídos ao longo dos últimos anos em áreas essenciais para o desenvolvimento urbano e social.
Rayllanna Lima
Rayllanna Lima é jornalista e especialista em Marketing e Growth, movida pelo desejo de transformar dados em narrativas que informam, conectam e inspiram. Autora do livro Renascer, reúne experiências em veículos de comunicação, agências e empresas dos setores de energia e pesquisa de mercado, com foco em integrar pessoas, marcas e propósito.
Mais Lidas
Júpiter atinge brilho máximo em 2026 e pode ser visto a olho nu neste sábado
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Cidades
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Bolsa Família 2026: saiba quem tem direito e como se cadastrar no benefício
Últimas Notícias
A responsabilidade civil das redes sociais no Brasil: perfis falsos
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Perdi o emprego e agora? Saiba como garantir o seguro-desemprego em 2026
Jerônimo minimiza declaração de Wagner sobre chapa ‘puro-governador’ e prega cautela
Em meio a rumores de racha com aliados, governador busca saída negociada para impasse entre Rui Costa e Angelo Coronel
Jerônimo diz que Operação Overclean não muda relação com PDT e mantém confiança em Félix Mendonça Jr.
Governador mantém apoio político mesmo após aliado ser alvo da Polícia Federal por esquema de desvios de emendas na Bahia
Defesa de Bolsonaro tenta levar ao plenário do STF nova ofensiva contra condenação por tentativa de golpe
Advogados protocolam recurso para reabrir discussão jurídica enquanto família relata piora no estado de saúde do ex-presidente
Hugo Motta condiciona apoio a Lula em 2026 a gestos do Planalto e demandas da Paraíba
Presidente da Câmara afirma que decisão sobre aliança passará por negociações políticas e interesses da Paraíba
Calendário de 2026 anima bares e restaurantes com feriados prolongados e Copa do Mundo
Datas estratégicas ao longo do ano e jogos do Brasil em horários favoráveis ampliam expectativa de faturamento no setor de alimentação fora do lar
‘Tarifaço’ de Trump contra Irã coloca US$ 2,8 bi do superávit brasileiro sob ameaça
Brasil exportou US$ 2 bi em milho para iranianos em 2025 e corre risco de sofrer retaliação em seu comércio com Washington
Segurança da Lavagem do Bonfim 2026 mobiliza mais de 2 mil agentes, ativa CICC e amplia uso de tecnologia
Operação coordenada pela SSP reúne forças policiais, bombeiros e órgãos parceiros para monitorar evento em tempo real
Resumo de Êta Mundo Melhor de 12 a 17 de janeiro: revelações, ameaças e romances em risco
Semana da novela é marcada por ciúmes, confrontos e um atentado que muda os rumos da trama
Resumo de Três Graças de 12 a 17 de janeiro: segredos, confrontos e novas revelações movimentam a semana
Investigação sobre a escultura e conflitos familiares ganham força nos próximos capítulos da novela
Resumo Coração Acelerado de 12 a 17 de janeiro: estreia da novela traz paixões, desencontros, fuga e momentos de humilhação
Trama musical que estreou em 12 de janeiro acompanha a trajetória de uma jovem cantora em busca de espaço e reconhecimento