Corpo de Bombeiros deflagra Operação Bahia Protegida para ampliar ações de prevenção e segurança contra incêndios
Ação tem objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de incêndios e da regularização de edificações conforme as normas de segurança
Joá Souza/GOVBA
O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA) iniciou, nesta quinta-feira (6), a Operação Bahia Protegida, com fiscalizações simultâneas em Salvador e em diversas cidades do interior. A ação, de caráter educativo, tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção de incêndios e da regularização de edificações conforme as normas de segurança.
Em Salvador, a mobilização começou às 7h, no Parque Tecnológico da Bahia, de onde as equipes seguiram para diferentes pontos da cidade. Segundo o comandante-geral do CBM-BA, coronel Aloisio Fernandes, a operação busca fomentar uma cultura de prevenção.
“Nós iremos às edificações em todo o estado, não se restringindo a Salvador, para conscientizar as pessoas e criar uma mentalidade prevencionista, de modo que possamos proteger as edificações e, por consequência, as pessoas, reduzindo a quantidade de incêndios”, afirmou o oficial.
Corpo de Bombeiros realizará fiscalizações em todo o estado
Ao todo, 474 bombeiros militares participam da operação, sendo 202 na capital e na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e 272 no interior. O trabalho envolve visitas a estabelecimentos para orientar sobre medidas de segurança e verificar o cumprimento das exigências legais. Entre os principais documentos exigidos estão o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB) e o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), que atestam a conformidade dos equipamentos de segurança com a legislação vigente.

Crédito: Joá Souza/GOVBA
Em cidades com edificações mais antigas, como Salvador, a atenção é redobrada. O coronel Aloisio Fernandes explicou que muitas construções foram erguidas antes da criação das normas atuais e, por isso, necessitam de adaptações.
“Essas edificações carecem de adequações para estarem seguras. É importante procurar o Corpo de Bombeiros para entender que tipo de intervenção deve ser feita”, observou o comandante.
O comandante reforçou que as fiscalizações têm caráter educativo e não punitivo. “O cidadão não precisa ter medo de receber os bombeiros. Embora o Corpo de Bombeiros tenha poder de polícia administrativa, neste momento ele será utilizado exclusivamente para criar essa consciência prevencionista”, explicou. A meta é alcançar mil estabelecimentos em todo o estado durante a execução da operação.
Na capital, uma das equipes realizou vistorias na região da Avenida Antônio Carlos Magalhães. A funcionária de uma concessionária de automóveis, Caroline Evangelista, avaliou positivamente a iniciativa.
“É muito importante, porque traz segurança não só para os funcionários, mas também para os clientes. A gente se sente mais tranquilo sabendo que as medidas de prevenção estão sendo cumpridas e que estamos preparados em caso de alguma ocorrência”, afirmou.
CBM-BA reafirma compromisso coletivo com a segurança
De acordo com o fiscal do Comando de Segurança Contra Incêndio, João Behrens, a vistoria na concessionária constatou que o estabelecimento está com o AVCB dentro da validade.
“Encontramos todas as medidas de segurança contra incêndio em conformidade com o projeto aprovado — sinalização de emergência, extintores, iluminação de emergência, sistema de hidrantes com mangueiras, alarme e detecção. Tudo conforme o previsto na norma”, detalhou o fiscal.
Por fim, o Corpo de Bombeiros reforçou que a prevenção vai além de uma obrigação legal e deve ser vista como um compromisso coletivo. “Proteger o seu estabelecimento e o seu lar é algo importante não só para o Corpo de Bombeiros, mas principalmente para as pessoas que vivem ou trabalham nesses locais. O que nos interessa é que todos tenham consciência de que a segurança é um investimento em vida e em tranquilidade”, frisou o coronel Aloisio Fernandes.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
AL-BA retoma trabalhos sob impacto de sucessão e xadrez eleitoral para 2026
Governo lança nesta semana Pacto Brasil de Enfrentamento ao Feminicídio
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
O tradicional bloco carnavalesco se apresenta, nesta quinta-feira (5), às 21h, um show especial de Carnaval
Arembepe celebra 54 anos da festa de Iemanjá com fé, tradição e compromisso ambiental
Cortejo, oferendas no mar e apresentações culturais marcaram a celebração na orla de Camaçari
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Reajuste do valor impacta benefícios do INSS, seguro-desemprego e contribuições previdenciárias em 2026
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade