O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, dedicada ao combate à violência doméstica. Nesse contexto, o projeto ‘Sobejo – Arte e Empoderamento no Subúrbio’ chega, neste sábado (24), ao bairro de Paripe com uma ação focada no enfrentamento à violência doméstica, de gênero e feminicídio. O público poderá participar, a partir das 9 horas, na Associação Beneficente Nossa Senhora Medianeira, de diversas atividades, como mediação cultural, sarau, exibição da websérie, peça teatral e um debate com ativistas da causa.
O projeto, idealizado pela atriz, produtora e mediadora cultural Eddy Veríssimo, realizará a exibição dos cinco episódios da websérie ‘Sobejo: Processo Indeferido’. Na produção, cada uma das cinco atrizes representa uma forma de violência doméstica: física, psicológica, moral, patrimonial e sexual. A websérie é derivada do monólogo ‘Sobejo’, inspirado em fatos reais e interpretado por Eddy Veríssimo, com direção de Luiz Buranga.
O evento contará com a participação das poetas Cassiane Paixão, fundadora do Coletivo Incomode; Graciele de Jesus, militante do movimento negro; e Dejanira Rainha, idealizadora do projeto social antirracista e antimachista Biblioteca Social Afro-indígena Meninas do Subúrbio. No debate, estará presente ainda Nadjane Purificação, ativista no combate à violência doméstica, educadora social, palestrante e fundadora do projeto Política Humanizada.
Em sua segunda edição, o projeto também passará pelo bairro de Plataforma e na Ilha de Maré. A estreia aconteceu, no último dia 2, no Colégio Estadual Clériston Andrade, no bairro de Itacaranha. A iniciativa foi contemplada pelo edital Territórios Criativos, com financiamento da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Leia também:
Jogos Paralímpicos de Paris terá participação da maior delegação brasileira da história
Bahia é o segundo estado com mais beneficiários do Bolsa Família