‘Diálogo com altivez’: aliados do PT comemoram encontro de Lula com Trump e veem vitória do Brasil
Petistas celebram aproximação com os Estados Unidos; Governador Jerônimo Rodrigues repercutiu o encontro
Reprodução/X @LulaOficial
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), celebrou o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizado neste domingo (26), na Malásia. Em uma publicação nas redes sociais, o petista destacou a postura diplomática de Lula e afirmou que a reunião representa “motivo de muito orgulho” para o Brasil.
“Diálogo com altivez. Ao se encontrar com o presidente dos Estados Unidos, o presidente Lula demonstra, mais uma vez, que o Brasil dialoga com o mundo de igual para igual, de cabeça erguida, defendendo os interesses dos brasileiros e brasileiras, a soberania nacional e o respeito entre as nações”, escreveu o governador na legenda de uma foto do encontro.
O encontro com Trump — marcado por gestos de cordialidade — ocorre após meses de intensas disputas políticas no cenário global e desperta reações dentro e fora do país.
Enquanto setores da oposição interpretam o diálogo como um movimento estratégico de Lula para ampliar sua influência diplomática, governadores e lideranças petistas têm utilizado as redes sociais para defender o gesto como exemplo de maturidade política e respeito institucional.
Repercussão entre aliados
Aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoraram publicamente o encontro dele com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizado neste domingo (5) em Kuala Lumpur, na Malásia. O gesto foi interpretado por governistas como um sinal de retomada do diálogo entre os dois países, após meses de tensão comercial e política marcados pela imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros.
Nas redes sociais, petistas exaltaram o que classificaram como a “postura firme” e “espírito de estadista” de Lula diante do republicano, reforçando a imagem de um presidente capaz de dialogar com diferentes correntes políticas sem abrir mão da soberania nacional. A reunião aconteceu um dia antes do início das negociações formais entre as equipes dos dois governos, marcadas para esta segunda-feira (6).
Lindbergh Farias fala em ‘volta de um Brasil soberano’
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (RJ), foi um dos primeiros a se pronunciar sobre o encontro. Para ele, Lula demonstrou firmeza ao cobrar o fim do tarifaço e, ao mesmo tempo, disposição para construir um novo acordo comercial.
“As equipes dos dois governos começam a negociar imediatamente um novo acordo comercial, capaz de proteger os empregos e a indústria nacional. Lula age com pragmatismo e responsabilidade, buscando saídas concretas para revogar as sanções sem abrir mão da autodeterminação do Brasil”, afirmou o parlamentar.
Lindbergh também aproveitou para ironizar a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), dizendo que o gesto de Trump ao receber Lula “com respeito” teria sido um “golpe duro” para o grupo político que costumava se alinhar ao republicano.
“Depois de anos de bajulação e subserviência, deve ser duro ver o ‘ídolo’ deles tratar Lula de igual para igual”, afirmou.
Wagner e Randolfe destacam ‘carisma’ e ‘experiência’
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), reforçou a leitura de que o encontro simbolizou a consolidação de Lula como um dos principais articuladores globais.
“Lula mostrou que é um dos maiores estadistas do nosso tempo. Independente de quem esteja do outro lado da mesa, o Brasil e o nosso povo sempre estarão em primeiro lugar”, disse.
Já o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), adotou tom mais leve, afirmando que até Trump teria se impressionado com o “carisma” do presidente brasileiro.
“Tem coisa que nem a inteligência artificial consegue prever. Mas aconteceu: Lula e Trump lado a lado. Eu te entendo, Trump, é difícil resistir ao carisma do nosso presidente”, brincou o senador.
Edinho Silva e Marinho veem vitória política e diplomática
O presidente nacional do PT, Edinho Silva, afirmou que o Brasil reafirma sua relevância global ao defender “respeito e soberania”. Segundo ele, o diálogo deve prevalecer sobre as imposições unilaterais.
“O mundo precisa fortalecer os mecanismos do multilateralismo. É com mais diálogo, e não com imposições, que resolveremos os problemas do planeta”, declarou.
Na Esplanada, o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, avaliou que o encontro marcou um “novo olhar” de Washington sobre o Brasil, mais pragmático e menos ideológico. Para ele, Lula saiu vencedor.
“Mostra-se ao mundo como negociador experiente, capaz de defender o Brasil sem bravata, sem submissão. A velha escola sindical ainda funciona: ouvir, dialogar, arrancar resultados”, disse.
Alckmin e Uallace Moreira conduzem frente técnica da negociação
Nos bastidores, a equipe econômica também foi elogiada por aliados. O secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços (SDIC), Uallace Moreira, destacou o papel do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, na construção da estratégia diplomática.
“O presidente Lula e o vice-presidente Alckmin construíram uma estratégia de negociação que coloca em primeiro lugar a soberania do Brasil e a defesa do setor produtivo e dos empregos”, afirmou.
Representantes dos governos brasileiro e norte-americano iniciam nesta segunda-feira (6) as tratativas oficiais para discutir a retirada das tarifas impostas por Washington. Embora Trump não tenha suspendido imediatamente o tarifaço, sinalizou disposição para chegar a um acordo. “Vamos chegar a um entendimento”, declarou o republicano após a reunião.
Para o governo brasileiro, o simples fato de o diálogo ter sido restabelecido já é considerado uma vitória diplomática e política.
Mais Lidas
Política
Haddad indica Guilherme Mello para diretoria do Banco Central
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Últimas Notícias
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual
Carnaval de Salvador: A Coroa da Resistência e o Brilho da Visibilidade LGBTrans
Atuação do Grupo Gay da Bahia em grandes eventos culturais, como o Carnaval
Fasano promove Noite de Iemanjá com música, vista para a Baía e celebração às tradições; confira giro de fotos
Evento aconteceu no rooftop do hotel, com show da banda Filhos de Jorge, DJ e experiência all inclusive em homenagem à Rainha do Mar
80 Frases para Deus: mensagens de fé, esperança e proteção para fortalecer o coração
Confira 80 frases de Deus para status e mensagens, com fé, gratidão e esperança para fortalecer o coração e trazer paz todos os dias.
Dia de Iemanjá movimenta Salvador com festas, feijoadas e grandes encontros no verão
Rio Vermelho vira palco de experiências gastronômicas, shows e eventos que atravessam o dia 2 de fevereiro