Petrobras conclui licitação para retomada das fábricas de fertilizantes na Bahia e Sergipe
Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe estavam paradas desde 2023
Divulgação/Petrobras
A Petrobras concluiu a licitação para a contratação de serviços de operação e manutenção das Fábricas de Fertilizantes Nitrogenados da Bahia e de Sergipe (Fafen-BA e Fafen-SE), paradas desde 2023. As unidades, arrendadas à iniciativa privada desde 2020, terão suas operações retomadas até o final deste ano, segundo a estatal. O contrato, anunciado nesta terça-feira (16), foi firmado com a empresa Engeman e terá duração de até 5 anos, contemplando o retorno das atividades nas unidades de Camaçari (BA) e Laranjeiras (SE).
“A previsão é que a posse para a Petrobras seja restabelecida no mês que vem, prazo no qual a Unigel desmobilizará suas equipes e realizará demais processos do encerramento do arrendamento”, informou a companhia em nota.
A retomada envolve não apenas a produção das fábricas, mas também a operação dos terminais marítimos de amônia e ureia no Porto de Aratu, em Candeias, na Bahia.
Bahia vai produzir amônia, ureia perolada e ARLA-32
Na Fafen-BA, a produção será de amônia, ureia perolada e ARLA-32. Já a Fafen-SE terá produção de amônia, ureia perolada e ureia granulada. A Petrobras destacou que o contrato deve gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos, priorizando a mão de obra local, fortalecendo o setor de fertilizantes na região Nordeste.
A estatal reforçou que o acordo tem como objetivo garantir uma solução definitiva e economicamente viável para o suprimento de fertilizantes no mercado brasileiro. Após a homologação do contrato, será realizada nova licitação para a contratação de serviços de operação e manutenção das unidades, conforme o plano de negócios da empresa.
As fábricas foram arrendadas à Proquigel em 2019 e permaneceram paradas desde 2023 devido a dificuldades financeiras. A retomada das operações integra a estratégia da Petrobras de valorizar a produção e comercialização de produtos nitrogenados, conciliando a atividade com a cadeia de óleo e gás natural e os projetos de transição energética.
Luiz Caetano celebra retomada
Em maio, quando a Petrobras oficializou a retomada da fábrica instalada no Polo Industrial de Camaçari, o prefeito Luiz Caetano (PT), que atuou diretamente nas articulações pela reabertura da unidade desde o período em que ocupava a Secretaria de Relações Institucionais do governo estadual, celebrou a nova fase.
“A retomada da Fafen é uma vitória histórica para Camaçari, para a Bahia e para o Brasil. Fruto do empenho do nosso governo estadual, liderado pelo governador Jerônimo Rodrigues, e do presidente Lula, que têm trabalhado pela reindustrialização do país”, disse o prefeito.
A Fafen-BA tem capacidade instalada para produzir 1,3 mil toneladas de ureia por dia, além de outros produtos como amônia, gás carbônico e Arla 32, essenciais para a agricultura, indústria e transporte. A paralisação da unidade em 2023 gerou impactos diretos sobre a economia local e nacional, evidenciando a vulnerabilidade do Brasil em relação à produção de fertilizantes insumo do qual o país ainda importa cerca de 80%.
“A reindustrialização é o caminho para reduzir desigualdades, gerar oportunidades e garantir um futuro sustentável”, disse Caetano.
Segundo o prefeito, a reativação da planta representa não apenas a recuperação da capacidade produtiva nacional, mas também uma resposta às demandas do setor agroindustrial por insumos estratégicos. Localizada em um dos maiores complexos industriais integrados do Hemisfério Sul, a Fafen é considerada peça-chave para a integração com outras cadeias da indústria química e petroquímica.
“Estamos falando de uma indústria que representa emprego, renda e desenvolvimento para Camaçari e toda a Região Metropolitana de Salvador. A reabertura da Fafen também significa reduzir a dependência do Brasil na importação de fertilizantes, algo fundamental para nossa segurança alimentar”, concluiu o prefeito.
Mais Lidas
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Cidades
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Dia de Iemanjá no Rio Vermelho tem esquema especial de trânsito, ônibus e BRT
Aneel mantém bandeira verde em fevereiro e conta de luz segue sem taxa extra
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos