Artista baiana leva obra sobre ancestralidade para exposição na Temporada Brasil–França em Marselha

Exposição destaca diversidade cultural da população afrodescendente e os processos de ressignificação de palavras, imagens e saberes africanos


Matheus Calmon
Matheus Calmon 12/09/2025 21:20 • Cultura
Artista baiana leva obra sobre ancestralidade para exposição na Temporada Brasil–França em Marselha - Jamille Coelho
Reproduzindo artigo
00:00 00:00

A artista visual, JeisiEkê de Lundu, participa da itinerância internacional da exposição Raízes – Começo, Meio e Começo, que será inaugurada na próxima quinta-feira (18), às 18h, no Espace d’exposition Parcs et Jardins de la Maison Blanche, em Marselha, na França. A mostra integra a programação oficial da Temporada Brasil–França 2025 e reafirma o protagonismo das expressões artísticas afro-brasileiras no cenário internacional.

Com curadoria de Jamile Coelho e Jil Soares e produção de Paula Vaz, a exposição apresenta um recorte da versão exibida em Salvador em 2024. A itinerância destaca a diversidade cultural da população afrodescendente e os processos de ressignificação de palavras, imagens e saberes africanos presentes na diáspora.

Obra de JeisiEkê de Lundu

Na mostra, JeisiEkê apresenta uma nova montagem da instalação ‘quem procura o que não guardou quando encontra não reconhece’, criada originalmente para a exposição individual ‘Derramei minhas fábulas em seiva de terra com meus olhos d’água’ (2024) e posteriormente exibida na coletiva Raízes – Começo, Meio e Começo, aberta ao público entre 2024 e 2025 no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), em Salvador.

A obra se expandiu do desenho-mensagem ancestral para a tridimensionalidade, reunindo elementos orgânicos, como cascas de insetos, miolos de árvore, tecidos, pratos com tinta, espelhos e uma árvore de papel. A instalação cria um espaço ritual que combina homenagem à ancestralidade e alerta sobre questões históricas brasileiras.

“Esta instalação nasceu como um desenho, uma mensagem ancestral que quis se materializar no mundo. Primeiro surgiu a árvore, depois o gráfico em forma oracular, tentando ser a boca de muitos mundos. Ao mesmo tempo que é uma ode à ancestralidade, a instalação nos lembra da urgência de olhar para nossas origens e perceber como o estado-nação foi formado”, explicou a artista.

A árvore-ícone da instalação será remontada em Marselha pela própria artista, reforçando a dimensão efêmera e processual da obra. O título da instalação remete a um provérbio herdado de sua mãe e de seu avô, evocando a força da oralidade e da transmissão de saberes ancestrais.

Exposição conta história do bloco Alvorada

O primeiro bloco de samba do Carnaval de Salvador será homenageado com a exposição “50 anos do Bloco Alvorada”, que será realizada desta sexta-feira (12) até 30 de setembro, na Biblioteca Central da Bahia, nos Barris. A mostra gratuita reúne fotografias, fantasias e vídeos que contam a trajetória da agremiação, pioneira por abrir a folia na sexta-feira, muito antes do início oficial dos desfiles, que tradicionalmente começavam aos sábados.

A abertura oficial acontece nesta próxima sexta-feira (12) às 19h, com a exibição do minidocumentário Jubileu de Ouro do Samba, produzido pela Umbu Comunicação & Cultura. O filme, lançado em abril deste ano, promove o resgate da trajetória do primeiro bloco de samba do Carnaval e ressalta sua importância na preservação do gênero, além dos desdobramentos ligados à cultura afro no contexto da festa de Salvador.

O projeto é realizado pelo Instituto Cultural Alvorada Bahia, com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur). Além de imagens históricas, o filme reúne depoimentos de artistas, pesquisadores e associados que reforçam a relevância do bloco na construção de um legado cultural.

“Chegar aos 50 anos é motivo de muito orgulho. O Alvorada não é apenas um bloco, mas um movimento de resistência cultural que abriu caminho para que o samba tivesse o lugar de destaque que merece no Carnaval de Salvador”, destacou o presidente do Alvorada, Vadinho França.

Matheus Calmon

Matheus Calmon

Matheus é jornalista, pós-graduado em jornalismo digital e especialista em contar histórias que informam e conectam, com paixão por investigar, escrever e dar voz a questões que importam.

Mais Lidas

Cultura

Últimas Notícias

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais -
Cidades 01/02/2026 às 20:00

Lista de material escolar: veja o que as escolas podem e não podem exigir dos pais

Especialista explica quais itens podem ser solicitados pelas escolas e o que a legislação considera cobrança abusiva


Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília -
Política 01/02/2026 às 19:12

Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília

Após a celebração de uma missa, foi iniciado o funcionamento da Fazenda da Esperança Nossa Senhora das Mercês


ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia -
Política 01/02/2026 às 17:56

ACM Neto recebe apoio de Isaac Carvalho em Juazeiro e fala em novo momento político para a Bahia

Ex-prefeito de Juazeiro deixa base do PT e passa a integrar articulação liderada por ACM Neto durante agenda no Norte do estado


Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno -
Cidades 01/02/2026 às 16:57

Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno

Fenômeno ocorre neste domingo à noite, será visível em todo o território nacional e carrega significados astronômicos e simbólicos


Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país -
Cidades 01/02/2026 às 16:05

Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país

Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis


Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas -
Política 01/02/2026 às 15:12

Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas

Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar


Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem -
Cidades 01/02/2026 às 14:27

Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem

Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país


Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa -
Cultura 01/02/2026 às 13:39

Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa

Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros


Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem -
Coluna Ohh! 01/02/2026 às 12:50

Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem

Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista


Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026 -
Esporte 01/02/2026 às 12:00

Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026

play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]