Vixe! Tem rompimento em Lauro de Freitas. Clima de já ganhou e a ‘chapa salto alto’ podem prejudicar o PT. Otto endurece discurso, acende alerta no governo. E a onda silenciosa no interior
Vixe! Tem rompimento em Lauro de Freitas. Clima de já ganhou e a ‘chapa salto alto’ podem prejudicar o PT. Otto endurece discurso, acende alerta no governo. E a onda silenciosa no interior
Rompimento
Informação chegada à coluna Vixe! ontem dava conta que o candidato do PT derrotado na última eleição de Lauro de Freitas, Antônio Rosalvo, rompeu com a ex-prefeita do município, Moema Gramacho. Para um observador da política local, a então aliada publicou uma foto com Rosalvo no dia 27 de maio e escreveu uma emocionante legenda de feliz aniversário. Até ontem, Rosalvo não havia curtido nem comentado a publicação da ex-aliada. O mesmo aconteceu com o perfil do braço direito de Moema, Naide Brito, que foi candidata a vice de Rosalvo. Como se não bastasse em Camaçari, com Flávio e Elinaldo rompidos, agora, o clima mudou também em Lauro de Freitas. A bruxa parece estar solta na Região Metropolitana de Salvador.

Tiro pela culatra
Chapa sapato alto é como passou a ser chamada a possível chapa encabeçada pelo governador Jerônimo Rodrigues, pelo senador Jaques Wagner e pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, para a eleição do próximo ano. Segundo um aliado do próprio PT, o movimento pela chapa puro sangue não tem sido bem visto em municípios baianos, como em Ilhéus e Itabuna. “Há um desgaste e cansaço natural do Partido dos Trabalhadores e, caso seja levada adiante essa chapa dos governadores, o tiro poderá sair pela culatra”, disse o político, que já integrou os governos petistas e faz parte da base de sustentação da gestão atual.

Clima de já ganhou
O entendimento é que o clima de “já ganhou” e a narrativa de que são “indestrutíveis” são os primeiros sinais da derrocada. “A população é muito sábia e não suporta esse clima de já ganhou. Basta lembrar como foi a eleição de 2022, quando o ex-prefeito ACM Neto arrotava vitória e perdeu para o então desconhecido Jerônimo Rodrigues”, completou o experiente político.

Mais repulsa que amor
Ainda segundo avaliação do aliado do PT, há um movimento vindo do interior do estado que expõe o desgaste dos quase 20 anos do Partido dos Trabalhadores no poder. E, pelo que diz, não se trata de uma ação de amor por ACM Neto, mas uma ação contrária aos petistas. “Não é amor pelo ex-prefeito de Salvador, não. Mas repulsa às gestões petistas, que amargam desgastes, como nas áreas da saúde e segurança pública”, completou o veterano, ao lembrar episódio semelhante na época em que Paulo Souto perdeu para Jaques Wagner.

À espera da fatura
A campanha de 2026 foi iniciada há muito tempo na Bahia. Antecipação feita pelo senador Jaques Wagner, ao tratar sobre a chapa do PT no próximo ano, fez com que os atores da política passassem a se movimentar com uma antecedência que impressiona. Deputados próximos ao ex-prefeito ACM Neto dizem que há um movimento no interior de repulsa ao Partido dos Trabalhadores. “E essa fatura será cobrada na próxima campanha”.

Onda silenciosa
A informação é que uma onda silenciosa tem se formado no interior, contrária ao PT, como tem sido captado nas últimas pesquisas de intenção de voto, que mostram a queda e estagnação na avaliação do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues. Segundo um deputado ouvido pela Coluna Vixe!, de nada adianta computar apoio de prefeitos, sendo que a eleição estadual não depende diretamente do empenho dos gestores dos municípios. “Quando o povo tá querendo mudar, é igual a estouro de boiada. É a mesma coisa que arrombar a porta do curral”, disse um veterano observador da cena política, ao citar as eleições de Wagner e Waldir Pires, em que venceram com a baixa adesão de prefeitos.

Não é bem assim
Presente a uma agenda com o governador Jerônimo no último final de semana, o senador Jaques Wagner expressou confiança na força do grupo político liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na reinauguração do Zoológico de Salvador, o petista elogiou a atuação de Jerônimo e se mostrou otimista com o cenário eleitoral do próximo ano.
“Eu avalio muito bem, eu acho que o Jerônimo tem feito um trabalho de visitar todas as comunidades, visitar todos os municípios. Esse trabalho é incansável pra ele, que vai chegar aqui [no Zoológico] vindo de Nova Soure e realmente tem uma energia impressionante. E, além disso, fazendo administrativamente aquilo que precisa”, afirmou.

Reeleição tranquila
O senador acredita que tanto Jerônimo quanto o presidente Lula devem ter uma reeleição tranquila. “Na minha opinião, a gente chega muito bem ano que vem na eleição, assim como eu acredito que nós vamos chegar muito bem com o Lula. Tem muita conversa hoje, mas na hora do ‘vamos ver’, eu tenho certeza que a gente vai chegar muito bem lá”. Apesar do otimismo, Wagner admitiu que o impasse para definição da chapa majoritária do próximo ano é um ponto de tensão. “Temos um probleminha lá no Senado, temos três candidatos para duas vagas, mas vamos equacionar também”, disse o petista, adotando um tom conciliador diante da disputa interna com o PSD.

Mudança de Otto
O detalhe, que não passou despercebido, é que o senador Otto Alencar resolveu endurecer o discurso e defender o seu partido, o PSD, que pode ficar fora da chapa ao Senado, já que o senador Jaques Wagner cogita a possibilidade de o ministro Rui Costa disputar a vaga no próximo ano, no lugar do senador Ângelo Coronel. Na última semana, Otto disse que “quem tem direito à reeleição deve ir para a reeleição. Tanto Jerônimo, como Geraldo, como Wagner, como Coronel. É direito legítimo dado pela legislação. Lá na frente, vamos discutir esse assunto e esperar que se ache uma saída, uma solução. […] Eu garanto que, da minha parte, vai ser [de] sempre encontrar uma saída”, disse o senador, que é natural de Ruy Barbosa.

Otto para vice
Quem acompanha de perto a mudança no discurso do senador Otto Alencar diz que isso tem a ver com a pressão do presidente nacional do seu partido, Gilberto Kassab, que articula a candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, à presidência da República. Nesse contexto, o nome do próprio Otto passou a ser cogitado para ocupar a vice do governador do Republicanos, que pode se viabilizar como único nome da centro-direita, caso se concretize o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Nomes cogitados
Além de Otto, o ex-prefeito ACM Neto tem sido lembrado como possível nome para compor com Tarcísio no próximo ano. As opções levam em conta o mesmo princípio: ter um nome da Bahia que tire, ou pelo menos, diminua a vantagem eleitoral que representou a vitória de Lula nas eleições de 2022. Neto já disse que não topa o desafio. O mesmo teria dito o senador Otto Alencar. Como alternativa, outro nome que é sempre lembrado é o do presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira. Ele, inclusive, tem se movimentado para ocupar o posto, tentando atrair, assim, os votos da população da região Nordeste.

PSB em chamas
Informação chegada à Coluna Vixe! nos últimos dias dá conta de que o PSB está pegando fogo na Bahia, devido à possibilidade de o ex-deputado Bebeto Galvão se lançar como candidato a deputado federal na próxima eleição. O mesmo acontece com a articulação do deputado estadual Vítor Bonfim, que confirmou que vai tentar uma vaga na Câmara Federal em Brasília, elevando a fervura na sigla, já que a atual presidente Lídice da Mata sabe da dificuldade de eleger dois, quiçá três deputados federais na próxima eleição. “Lídice está preocupada, por medo deles disputarem e acabar prejudicando ela”, disse uma liderança socialista.

Não é bem assim
Ao conversar com uma liderança que transita próxima a Lídice, a leitura e informação recebida foram bem diferentes. “Tudo o que a deputada quer é que esses políticos apresentem candidatura, pois isso fortalece o PSB, já que é uma chapa forte que elege deputados”, como disse a fonte da Coluna Vixe!, ao enfatizar que a deputada não se elege só. “O desenho que temos é que Bebeto e Vitor são nomes competitivos e devem brigar pela segunda vaga. Quem passou essa informação está plantando notícia errada, pois a própria deputada sabe da importância de ter uma base forte”.

Aumento das chances
A informação é que Lídice trabalha para que outros nomes competitivos entrem na disputa em 2026, pois, só assim, o PSB elegerá dois federais no próximo ano. Segundo a fonte, outros quadros, como o vereador de Salvador, Silvio Humberto, também estão nos planos e deverão ser convencidos pela direção da sigla, aumentando as chances do partido no próximo ano. “Em 2018, Lídice trouxe Marcelo Nilo, que tinha mais estrutura e voto que ela para o PSB, pois ela acreditava que isso fortalecia, como fortaleceu, a chapa da sigla”, completou a fonte.

Mais Lidas
Vixe
Últimas Notícias
Alckmin participa de inauguração de espaço social na Ceilândia, em Brasília
Lua de Neve ilumina o céu do Brasil neste domingo; conheça o fenômeno
Morte do cão Orelha mobiliza protestos em capitais e reúne artistas ativistas e políticos pelo país
Atos realizados neste domingo pedem justiça e responsabilização após morte do animal em Florianópolis
Ivana Bastos reafirma liderança de Otto Alencar e unidade do PSD em meio a tensões políticas
Deputada afirma que decisões do partido seguem orientação coletiva liderada por Otto Alencar
Jovem da periferia de Salvador é 1º lugar em Medicina na USP pelo Enem
Wesley de Jesus Batista superou limitações estruturais e liderou a lista de aprovados em um dos cursos mais disputados do país
Grammy 2026 reúne grandes nomes da música em Los Angeles e tem brasileiros na disputa
Premiação será realizada em Los Angeles, terá transmissão no Brasil e reúne artistas de diferentes gêneros
Ivete Sangalo se emociona no primeiro bloco no Rio e transforma circuito Preta Gil em grande homenagem
Primeiro bloco de Ivete Sangalo no Rio presta homenagem a Preta Gil e reúne multidão em circuito que leva o nome da artista
Flamengo x Corinthians: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
play_arrow Reproduzindo artigo replay_10 forward_10 1.0x 00:00 00:00 0.5x 0.75x 1.0x 1.25x 1.5x 2.0x A Supercopa Rei abre oficialmente a temporada do futebol brasileiro em 2026 com um confronto de gigantes. Flamengo e Corinthians se enfrentam neste domingo (1º) na final da competição, em jogo único que reúne os campeões do Campeonato Brasileiro e da […]
Carlinhos Brown anima o domingo como atração surpresa no Circuito Ivete Sangalo
O artista sobe ao trio elétrico às 15h30, prometendo animar os foliões com um show marcado por energia, alegria e forte interação com o público
Resumo do BBB 26: madrugada tem tensão, confissão de Juliano e estratégia entre sisters
Participantes discutem jogo trocam acusações e projetam a formação do próximo Paredão
Botafogo-SP x Palmeiras: onde assistir, horário e prováveis escalações em 1º/02/2026
Alviverde joga em Ribeirão Preto com elenco jovem e pode garantir classificação antecipada às quartas de final
Bahia x Porto-BA: onde assistir ao vivo, horário e prováveis escalações de 1º/02/2026
Duelo da sexta rodada do Campeonato Baiano acontece neste domingo na Arena Fonte Nova com transmissão ao vivo