7 melhores locais para se exercitar ao ar livre em Salvador
Especialistas destacam os benefícios físicos e mentais da prática de exercícios em espaços abertos

Com o clima quente e a paisagem vibrante da cidade, Salvador oferece opções ideais para quem quer começar ou continuar sua rotina de exercícios ao ar livre. Seja para uma caminhada pela orla, uma corrida no parque ou atividades na academia pública, a capital baiana proporciona espaços acessíveis e gratuitos para todos os gostos e objetivos.
O Portal M! conversou com os educadores físicos Igor Moreira e Lucas Rodrigues para entender os benefícios de se exercitar ao ar livre e trazer dicas e orientações para a prática de exercícios em espaços públicos e abertos.
Igor ressalta que, sem um inverno rigoroso, é possível se exercitar ao ar livre na cidade durante todo o ano. Lucas aponta que o clima e a beleza natural da cidade impulsionam essa prática. “Salvador é uma das cidades mais lindas do mundo e tem uma orla maravilhosa, excelente para a prática esportiva”, pontua.

Onde se exercitar em Salvador? Veja os melhores espaços públicos
Para quem quer praticar exercícios físicos ao ar livre, Salvador oferece diversas opções que combinam natureza, estrutura e acessibilidade. “O Parque da Cidade, no Itaigara, é perfeito para caminhadas, corridas e treinos funcionais. O Parque do Abaeté tem um espaço amplo, muita natureza e trilhas. Toda a orla da Barra até Itapuã é excelente para caminhadas, corridas, bike e esportes na areia”, detalha Igor.
Lucas cita a Praça dos Eucaliptos, na Alameda das Espatódeas, como uma de suas favoritas. “É um local confortável, arborizado, onde você pode ter uma prática boa e bem localizada.” Ele também recomenda o Dique do Tororó, a orla da Barra, o Jardim de Alah e Patamares. “No Dique, há a academia pública, você pode praticar tanto atividade física com a academia quanto a corrida e caminhada nas redondezas.”
Ambos destacam as academias públicas de Salvador, implantadas pela Prefeitura em praças e orlas. “Temos ciclovias espalhadas em várias regiões, trilhas sinalizadas, quadras poliesportivas e espaços abertos ideais para treino funcional, esportes coletivos ou até patins e skate”, afirma Igor.
“Há a academia pública no Dique do Tororó. Também tem nas Baianas, perto da Orla de Amaralina. As pessoas que não têm condições de contratar um profissional podem se cadastrar no site da prefeitura, nas academias disponíveis, e lá terão profissionais para orientá-las, indicá-las e explicar o que fazer e o que não fazer”, diz Lucas.

Quais são os benefícios da atividade física ao ar livre?
A prática de atividade física ao ar livre traz ganhos que vão além do físico, alcançando também o lado psicológico do praticante. “Além dos benefícios tradicionais, como melhora do condicionamento físico, fortalecimento muscular e controle do peso, exercitar-se ao ar livre proporciona um estímulo extra: o contato com a luz solar, que favorece a produção de vitamina D”, explica Igor. “O terreno variado (como areia, grama ou concreto) desafia o corpo de forma diferente, melhorando equilíbrio, coordenação e resistência.”
“Vai melhorar a saúde mental, porque você estará em um ambiente livre e aberto, conseguindo ter contato com a natureza. Vai ajudar na questão física, reduzindo o sedentarismo, melhorando níveis de açúcar, diminuindo o percentual de gordura. Vai melhorar o sono, reduzir a compulsividade, a depressão, e você vai sentir prazer em viver por conta do esporte”, adiciona Lucas.
Ele também reforça o lado social da prática. “Quando estamos praticando exercícios ao ar livre, tendemos a conhecer pessoas, fazer novas amizades e melhorar nossa comunicação.”
Dicas para iniciantes e cuidados
Quem deseja iniciar uma rotina de exercícios deve considerar atividades simples e seguras, sejam elas ao ar livre ou em academias. “Para iniciantes, recomendo começar com caminhadas em ritmo leve, evoluindo para corridas leves, se possível. Também podemos trabalhar com exercícios simples com o próprio peso corporal, como agachamentos, polichinelos, flexões de braço, abdominais e alongamentos”, aconselha Igor.
“Você deve se hidratar bem, estar bem hidratado durante o percurso, levar uma garrafinha de água, um squeeze no bolso para poder se hidratar. Os melhores horários para treinar são sempre pela manhã, entre 5h e 8h. Entre 4h30 e 8h, você terá um horário bom, e à noite, entre 16h30 até às 19h. Então, é bacana usar óculos de sol, roupas adequadas, boné, óculos, squeeze e protetor solar”, complementa Lucas.
Ar livre ou academia? Especialistas apontam diferenças
Treinar ao ar livre ou em academias fechadas traz diferentes experiências e vantagens, mas os dois especialistas concordam que ambas as modalidades trazem benefícios. “Ao ar livre, você está exposto a condições climáticas variáveis, o que pode aumentar a intensidade do treino. Além disso, o ar fresco e a exposição ao sol podem melhorar o humor, queima de calorias, estresse, entre outros benefícios por conta da vitamina D”, explica Igor.
“Há pessoas que vão se sentir mais confortáveis em treinar em um centro esportivo, que é uma academia, por questões de controle do clima. E há pessoas que preferem realmente ir ao ar livre, ver gente, beber uma água de coco no final, interagir. Ambas têm pontos positivos”, complementa Lucas.
O primeiro passo começa agora
Para quem ainda está sedentário, ambos os educadores deixam um incentivo direto para começar. “Eu diria que é hora de se mover! Não é necessário ser um atleta para se beneficiar da prática de atividades físicas. Basta começar devagar e encontrar atividades que sejam prazerosas e acessíveis. Lembre-se de que a saúde é um investimento para a vida toda”, diz Igor.
“Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje, e quando começar suas atividades, use o meu mantra: ‘never give up’, nunca desista. É importante não desistir do que você realmente quer. A vida saudável é um estilo de vida”, conclui Lucas.
Mais Lidas
Nenhuma postagem encontrada.
>
Saúde
> Saúde 30/03/2025 às 17:33
Oncologista Rodrigo Guedes explica comportamentos de risco e faz alerta sobre como você pode prevenir câncer colorretal
> Saúde 27/03/2025 às 20:44
Royal Face Salvador marca presença no AMWC Mônaco e acompanha de perto tendências e inovações da estética para 2025
Últimas Notícias

Golpe militar: MPF pede retirada de homenagens a colaboradores do regime

Prefeitura de Salvador anuncia mudanças na GCM e na Semob; Maurício Lima e Kaio Moraes deixam cargos
Marcus Passos assumirá vaga de Moraes na Semob e ainda não há informações sobre quem ocupará vaga na GCM

Tiago Correia minimiza migração de prefeitos para base governista e reforça ACM Neto como principal nome da oposição na Bahia
Ao programa De Olho na Bahia, da Rádio Mix Salvador, parlamentar disse que gestores municipais já tinham proximidade com governo antes mesmo da adesão

Bahia pela paz: Jerônimo reúne poderes para discutir ações de combate à violência até 2026
Encontro serviu para avaliar avanços e desafios do programa em 2025, além de traçar planejamento das ações para os próximos anos

Dino suspende pagamento de emendas a universidades públicas em oito estados
Ao justificar decisão, Dino defendeu necessidade de regulamentação sobre recebimento e destinação das emendas para instituições de ensino superior

Eleição para 1ª vice-presidência da AL-BA é adiada novamente por impasse no PT
Impasse gira em torno da escolha entre a deputada Fátima Nunes (PT), indicada pela bancada petista, e o deputado Júnior Muniz (PT)

Avaliação negativa de Lula recua pela primeira vez desde 2023, aponta pesquisa AtlasIntel
Segundo levantamento, 49,6% dos entrevistados consideram governo Lula ruim ou péssimo

Companhia das Letras é eleita melhor editora infantil da América Latina
Anúncio foi feito durante 62ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, na Itália

Liniker recebe título de cidadã soteropolitana durante show na Concha Acústica
Honraria foi concedida através de projeto de autoria da ex-vereadora Laina Crisóstomo (PSOL)

BBB 25: Diego Hypolito, Vilma e Vinícius encaram paredão decisivo nesta terça-feira
Tensão no BBB! Paredão desta semana pode mudar o jogo. Quem você quer eliminar?

Jerônimo troca comando da Agricultura e nomeia Pablo Barrozo como novo secretário
Barrozo substitui Wallison Tum, que ocupava o cargo até então