Pular para o conteúdo
Início » Hospital Aristides Maltez anuncia modernização do Serviço de Mamografia

Hospital Aristides Maltez anuncia modernização do Serviço de Mamografia

Hospital Aristides Maltez
Iniciativa visa aumentar a capacidade de detecção precoce do câncer de mama

O Hospital Aristides Maltez (HAM), referência em tratamento oncológico na Bahia, anunciou melhorias no Serviço de Mamografia. A novidade acompanha a chegada do Outubro Rosa, campanha de conscientização sobre o câncer de mama. A iniciativa visa aumentar a capacidade de detecção precoce da doença, que afeta milhares de mulheres anualmente.

A coordenadora do Serviço de Mamografia do HAM, Lorena Fonseca Almeida, falou sobre a aquisição de um novo aparelho de mamografia com estereotaxia digital. Esta tecnologia avançada foi integrada ao serviço como parte da estratégia de planejamento para a detecção precoce do câncer de mama.

“A nova tecnologia permite a abordagem de lesões suspeitas de câncer, evidenciadas pela mamografia, colhendo material de biópsia para realização do estudo anatomopatológico”, disse. O uso do novo equipamento deve facilitar a identificação de tumores antes que possam ser sentidos no autoexame, promovendo diagnósticos em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz.

Ela enfatizou ainda importância de diagnosticar a doença precocemente: “O controle do câncer de mama deve ser uma prioridade em todo o mundo, com ações efetivas à prevenção e à detecção precoce, objetivando a redução da mortalidade por esta patologia”.

Dentro das ações do Outubro Rosa, o HAM realizará um curso especial na próxima sexta-feira (4), destinado à capacitação de técnicos em radiologia que atuam com mamografia. Ainda dentro da programação, o ponto alto das atividades será um mutirão no sábado (5), que atenderá 100 mulheres, promovendo consultas e exames para a detecção precoce do câncer de mama.

Várias atividades educativas e de conscientização serão realizadas ao longo do mês, reforçando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

“Nosso objetivo é incentivar a realização de exames preventivos para a detecção precoce da doença e no mutirão esperamos atender pelo menos 100 mulheres”, disse Ana Cláudia Imbassahy, coordenadora do Setor de Mastologia do HAM.

Leia também:

Faculdades oferecem atendimentos de saúde gratuitos à população de Salvador

Saúde nos Bairros oferece atendimento em oito regiões de Salvador nesta semana

Com investimento de R$ 4,7 mi, novo Multicentro de Amaralina passará a realizar 5 mil consultas

Divulgação