Pular para o conteúdo
Início » Diga que valeu: Carnaval deixou saudades e sintomas virais em muitos foliões

Diga que valeu: Carnaval deixou saudades e sintomas virais em muitos foliões

Postso registram aumento de casos de gripes e viroses, mas nenhum de forma grave

Foram mais de dez dias de festa em Salvador e muita gente aproveitou ao máximo o Carnaval 2024. Mas, quem ficou mesmo foram as viroses respiratórias comuns, após eventos de grandes aglomerações. Para muitos, elas chegam como resfriado mais fraco com coriza e garganta inflamada, para outros um quadro mais preocupante.

O Portal M! conversou com a infectologista do Hospital da Bahia, Fabianna Bahia, que confirmou o aumento dos casos dessas doenças, mas nenhum de forma grave. “Há um movimento intenso na emergência do hospital, mas dentro do esperado para a época. Todos os anos após o Carnaval é comum que esses números subam, e é possível que haja um aumento maior nos próximos dias, já que as viroses têm um período de incubação de 5 a 7 dias”, ressaltou.

Ainda segundo a especialista, o movimento na emergência tem sido alto, mas nada que justifique mudanças das estratégias estabelecidas. “O hospital segue o fluxo de investigação de viroses respiratórias e já tem toda uma estrutura montada com áreas de isolamento, uso de máscaras em locais obrigatórios e uma equipe preparada”, completou Fabianna.

A Secretária Municipal de Saúde também foi procurada por nossa equipe, porém por meio de sua assessoria informou que ainda não existe nenhum registro de aumento significativo das viroses.

E o que fazer para se prevenir?

Para se prevenir das viroses, é importante manter a higienização das mãos, evitar aglomeração e manter uma alimentação e hidratação adequada. Os pacientes imunossuprimidos, devem usar máscaras em serviços de saúde e ambientes fechados. Para evitar a dengue, o uso de repelente é indispensável e é preciso ter atenção as águas paradas que podem se tornar criadouros do mosquito transmissor da doença.

Sintomas mais comuns de infecções respiratórias:

 – Coriza;
– Tosse, que pode conter secreção ou não;
– Obstrução das narinas pela secreção;
– Mal estar;
– Febre;
– Dor torácica;
– Dor de cabeça;
– Pode existir dor de ouvido e conjuntivite

Leia também:

Prefeitura inicia retirada de tapumes instalados para Carnaval de Salvador

Marcações: