Com fim de foco de gripe aviária, países retomam importação de frango brasileiro
De acordo com o Ministério da Agricultura, Coreia do Sul, Iraque, Marrocos e Bolívia já comunicaram oficialmente a suspensão das restrições.
Wilson Dias/Agência Brasil
Após o reconhecimento da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) sobre o encerramento do foco de gripe aviária (H5N1) em uma granja comercial no Brasil, diversos países iniciaram a retomada das importações de carne de frango brasileira. De acordo com o Ministério da Agricultura, Coreia do Sul, Iraque, Marrocos e Bolívia já comunicaram oficialmente a suspensão das restrições.
Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luis Rua, o comércio está sendo retomado gradualmente. “Esse movimento ocorre desde a autodeclaração do Brasil de que está novamente livre da gripe aviária em plantel comercial, na última quarta-feira”, afirmou.
Embargos totais e regionais
Antes da liberação, Iraque, Coreia do Sul e Marrocos mantinham embargo total ao produto avícola brasileiro, enquanto a Bolívia restringia a carne de frango proveniente do Rio Grande do Sul, onde o foco da doença foi registrado.
A Coreia do Sul, além de encerrar o embargo, aceitou regionalizar futuras medidas restritivas, o que limita a suspensão das importações ao estado afetado, e não ao território nacional.
Com as recentes liberações, o número de países com embargo total ao frango brasileiro caiu de 20 para 17, incluindo China, União Europeia, Canadá, Chile, Filipinas e Peru. Os embarques permanecem suspensos também para países como Índia, Argentina, Paquistão e República Dominicana.
Embargos ao frango gaúcho
Já o número de mercados que ainda restringem a carne de frango proveniente do Rio Grande do Sul permanece em 17, entre eles Arábia Saudita, México, Reino Unido, África do Sul, Rússia e Omã.
Adicionalmente, Japão, Emirados Árabes Unidos, Catar e Jordânia suspenderam especificamente as importações do município de Montenegro (RS), onde o foco foi identificado. Outros 18 países adotaram restrição apenas dentro de um raio de 10 km do local afetado, conforme o protocolo sanitário internacional.
Expectativa de reabertura
O governo brasileiro segue em negociação com os demais países importadores para tentar flexibilizar ou encerrar as restrições ainda vigentes. O Ministério da Agricultura já notificou todas as autoridades sanitárias parceiras sobre a retomada do status sanitário livre da doença, mas a decisão final depende de cada país.
O objetivo é conter os impactos sobre as exportações do setor avícola, um dos principais pilares da balança comercial do agronegócio nacional.
Brasil recupera status de país livre da gripe aviária após cumprir protocolos sanitários
Na última quarta-feira (18), O Brasil se autodeclarou livre do vírus da gripe aviária de alta patogenicidade, após a ausência de novos surtos da doença em granjas comerciais desde o primeiro registro, ocorrido em maio. A informação foi divulgada pelo Ministério da Agricultura, que oficializou o comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), seguindo os protocolos internacionais. As informações são da Agência Brasil.
Em nota, a pasta afirmou que a decisão marca o encerramento do chamado vazio sanitário, etapa prevista para o controle de surtos da doença. O Ministério reforçou que os produtos de origem avícola inspecionados continuam seguros para o consumo.
“A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo. O risco de infecções em humanos pelo vírus da gripe aviária é baixo e, em sua maioria, ocorre entre tratadores ou profissionais com contato intenso com aves infectadas (vivas ou mortas)”, informou o comunicado.
Mais Lidas
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Últimas Notícias
Randerson Leal critica estrutura do Carnaval de Salvador e cobra mais apoio aos ambulantes
Vice-líder da oposição afirma que trabalhadores informais sustentam economia da festa e precisam de condições dignas para atuar
Bruno Reis acusa PT de traição a Coronel e diz que sigla ‘chupa o sangue dos aliados’
Prefeito afirma que senador foi descartado pela 'chapa puro-sangue' petista e abre as portas da oposição para o parlamentar
MDB avalia nome de Michel Temer e amplia cenários para a disputa presidencial de 2026
Ex-presidente será incluído em pesquisas internas enquanto partido discute neutralidade e reposicionamento eleitoral
Geraldo Júnior defende manutenção da coalizão após decisão de Angelo Coronel de deixar PSD
Vice-governador adota tom cauteloso durante Festa de Iemanjá e diz que negociações passam pelo diálogo entre partidos da base
Papa Leão XIV institui nova diocese no Ceará e reforça presença da Igreja no interior do Nordeste
Criação da Diocese de Baturité marca reorganização pastoral e amplia atendimento religioso a quase 300 mil habitantes
Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistam Grammy 2026 com álbum gravado em turnê histórica
Projeto ao vivo consolida trajetória dos irmãos baianos e amplia reconhecimento da música brasileira no cenário internacional
Mesmo após anúncio da saída de Coronel do PSD, Jerônimo defende união e não descarta senador na chapa governista
Na Festa de Iemanjá, governador adota discurso de cautela, evita ruptura na base aliada e acompanha tratativas conduzidas pela direção do partido
Resumo BBB 26 de segunda-feira (02/02): Brigas, choro e reviravoltas marcam madrugada na casa
Convivência após a terceira berlinda gera discussões, desabafos emocionais e reconfiguração de alianças no BBB 26
Vitória supera Barcelona de Ilhéus fora de casa e assume vice-liderança do Baianão
Atuação decisiva no segundo tempo garante retorno ao G-4 e consolida recuperação rubro-negra no estadual
Bahia impõe ritmo, vence Porto-BA e confirma vaga antecipada na semifinal do Baianão
Tricolor mantém campanha perfeita em 2026, alcança marca histórica e segue isolada na liderança estadual