Casos de dengue no Brasil ultrapassam 6,4 milhões em 2024
Maioria dos casos prováveis de dengue registrados ao longo de 2024 ocorreu entre mulheres, representando 55% do total
Frame/Empresa Brasil de Comunicação (EBC)
Dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses do Ministério da Saúde revelam que, em 2024, o Brasil registrou 6.484.890 casos prováveis de dengue e 5.972 mortes causadas pela doença. Além disso, 908 óbitos permanecem em investigação. O coeficiente de incidência até 28 de dezembro foi de 3.193,5 casos a cada 100 mil habitantes. As informações são da Agência Brasil.
Perfil dos casos de dengue em 2024
A maioria dos casos prováveis de dengue registrados ao longo de 2024 ocorreu entre mulheres, representando 55% do total. No recorte por raça/cor, 42% dos casos foram identificados entre brancos, 34,4% entre pardos, 5,1% entre pretos, 0,9% entre amarelos e 0,2% entre indígenas. Em 17,3% dos registros, a informação não foi declarada.
A faixa etária de 20 a 29 anos concentrou o maior número de casos prováveis, seguida pelas faixas de 30 a 39 anos e 40 a 49 anos.
Estados com maior número de casos
O estado de São Paulo lidera o número de casos prováveis de dengue em 2024, com 2.182.875 registros. Em seguida, aparecem Minas Gerais (1.695.024) e Paraná (656.286).
Quando analisado o coeficiente de incidência, que mede a proporção de casos por 100 mil habitantes, o Distrito Federal ocupa a primeira posição, com 9.907,5 casos por 100 mil habitantes. Na sequência, vêm Minas Gerais, com 8.252,8 casos por 100 mil habitantes, e Paraná, com 5.735,2 casos por 100 mil habitantes.
Butantan solicita registro de vacina contra dengue à Anvisa
O Instituto Butantan enviou, no dia 16 de dezembro, os documentos finais à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a aprovação de sua vacina contra dengue, a Butantan-DV, que será a primeira do mundo em dose única. Se autorizada, o instituto prevê a produção de 100 milhões de doses para o Ministério da Saúde ao longo de três anos.
Detalhes do processo de submissão
Foram enviados três pacotes de informações à Anvisa, completando os requisitos necessários para o pedido de fabricação. Segundo o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, o envio representa um marco para a ciência nacional e internacional.
“É um dos maiores avanços da saúde e da ciência na história do país e uma enorme conquista em nível internacional. Vamos aguardar e respeitar todos os procedimentos da Anvisa, um órgão de altíssima competência. Mas estamos confiantes nos resultados que virão”, afirmou.
A vacina passou por cinco anos de ensaios clínicos. Em junho, o último participante do estudo completou o acompanhamento, que teve resultados publicados nas revistas científicas New England Journal of Medicine e The Lancet Infectious Diseases.
Dados de eficácia e segurança
Os estudos mostraram eficácia geral de 79,6% contra casos sintomáticos de dengue, proteção de 89% contra formas graves e segurança prolongada por até cinco anos. A vacina foi avaliada como segura em todas as etapas do desenvolvimento.
Produção e etapas seguintes
Se aprovada, o Butantan planeja entregar um milhão de doses em 2025, com a expectativa de fornecer 100 milhões de doses entre 2026 e 2027. A fábrica responsável pela produção, localizada no Centro Bioindustrial do Butantan, já foi inspecionada e aprovada pela Anvisa.
Após a aprovação da vacina, será necessário solicitar autorização de preço à Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos. Em seguida, a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisará a inclusão da vacina no SUS. Esse processo avalia impactos como a redução de internações, benefícios à saúde pública e possíveis riscos para a população brasileira.
Mais Lidas
Saúde
Ministério da Saúde revisa custeio e diretrizes da rede de saúde mental no SUS
Anvisa proíbe venda de canetas emagrecedoras por falta de registro
Prefeitura de Salvador reforça rede de saúde e nomeia 37 concursados em 2026
Últimas Notícias
Paroano Sai Milhó comanda show especial de Carnaval no Sesi Rio Vermelho
Novo salário mínimo de R$ 1.621 começa a valer nesta segunda-feira
Cármen Lúcia diz que 2026 exigirá ‘comportamentos mais rigorosos’ e ‘transparentes’ de juízes eleitorais
Presidente do TSE afirma que Judiciário deve atuar com clareza e independência no próximo pleito
Bahia emite primeira CNH do Brasil com processo digital e custos reduzidos
Documento inaugura integração nacional do processo e amplia acesso à habilitação com redução de custos
Inflação recua e mercado reduz projeção para 3,99% em 2026, aponta boletim Focus
Boletim Focus aponta IPCA abaixo do teto da meta, PIB em 1,8% e expectativa de queda gradual da Taxa Selic
Em mensagem ao Congresso, Lula exalta avanços econômicos e aponta fim da escala 6×1 como desafio para 2026
Governo destaca avanços econômicos, agenda social e aposta em parceria com Legislativo
Licia Fábio reúne convidados no Amado em celebração à Iemanjá e revela novidades do Camarote Brown: ‘É o samba na Bahia’
Ao Portal M!, promoter destaca importância da data, das parcerias e dá detalhes dos projetos para o verão e o Carnaval
BBB 26: participantes vão para o ‘Tá Com Nada’ após sequência de punições gravíssimas
Infrações gravíssimas cometidas por Ana Paula Renault e Milena atingem o limite do Vacilômetro e levam todos os participantes à penalização coletiva
Carlos Muniz destaca parceria com o Executivo, projeta avanços para Salvador e adia decisão sobre candidatura do filho
Presidente da CMS diz nova legislatura será marcada pela união entre o Legislativo e o Executivo municipal, com foco em ações para melhorias na cidade
Congresso inicia último ano da legislatura com foco em medidas provisórias, CPIs e articulações para o STF
Retomada dos trabalhos ocorre em meio a calendário eleitoral, análise de vetos e articulações entre Executivo, Legislativo e Judiciário
Kiki Bispo destaca alinhamento entre Câmara e Executivo, projeta agenda de entregas e nega candidatura em 2026
Vice-líder do governo na Câmara destaca alinhamento com o Executivo, diálogo com a oposição e expectativa de avanços em áreas estratégicas
Inmet prevê fevereiro com chuvas acima da média no Norte e Sudeste
Previsão climática mostra contraste entre regiões e reforça atenção para alertas meteorológicos